O Flamengo venceu a Redemption na quarta rodada do CBLoL 2019 e assim assumiu a liderança isolada da competição, permanecendo invicto até o momento. Após o jogo, o técnico da equipe Gabriel “Von” Barbosa e o caçador da equipe, o sul-coreano Lee “Shrimp” Byeong-hoon, participaram da coletiva de imprensa onde falaram sobre a vitória da equipe, pensamentos futuros, inspirações e mais. Confira:

A parte da coletiva referende ao Flamengo começa aos 3:41

Vocês acham que com essa vitória o Flamengo se consolidou como melhor time do CBLoL?

Von: Eu acho que esse CBLoL está bem parelho no começo, split passado teve CNB, Flamengo e alguns outro times que dispararam mas agora tem uma discrepância entre os melhores, entre os times topo de tabela e os que estão lá em baixo. Somos um dos favoritos mas não acho que somos os melhores, temos muitos erros ainda mas conseguimos vencer se estivermos no nosso 100%.

Como foi a semana de treinos para o jogo contra a Redemption?

Von: Foi meio estranha, tivemos alguns problemas que não esperávamos então tivemos que trabalhar alguns pontos que não deveríamos, que não apareceram contra a KaBuM e PRG. Ontem tivemos problemas de Draft, mas ainda sim conseguimos ganhar, hoje a execução não  estava muito boa mas o Draft estava ok, a preparação foi mais em cima dos picks que eles poderiam ter, jeito que eles jogavam, nos preparamos para jogar contra o estilo deles, então  acho que tudo ocorreu bem tirando a execução, as mecânicas não estavam muito boas mas jogamos ok.

Shrimp: Em primeiro lugar eu acredito que conseguimos ganhar não porque eu fui bem mas sim porque todo o time conseguiu ir muito bem. Sobre a minha adaptação no Brasil, desde que tenha comida que eu consiga comer todo o resto da adaptação será boa, no começo estava sendo meio difícil por causa da comida, mas agora já estou mais adaptado. Gostaria de falar para o meu time que todos vocês se esforçaram muito. Sobre a língua portuguesa, eu estou aprendendo agora, fiquem sabendo que estou escondendo meu português para no final fazer as entrevistas em português.

Você pretende ficar um bom tempo aqui no Brasil?

Shrimp: Uma vez Flamengo sempre Flamengo!

Você se inspira em algum caçador coreano? O que você pensa sobre os caçadores brasileiros?

Shrimp: Eu admiro o Peanut e o Score, vejo que eles fazem jogadas bem agressivas e eu gostaria de ser assim também algum dia. Quando vocês me perguntam sobre o nível dos caçadores brasileiros eu percebo que eles são bons e agressivos, o problema é que as vezes eles são muito agressivos e não conseguem fazer jogadas muito inteligentes.

Mesmo estando invictos, como o Flamengo pretende continuar evoluindo ao longo do campeonato?

Von: Das quatro primeiras partidas as duas primeiras foram boas, contra a PRG foi a melhor mas contra a Uppercut não foi boa, tivemos alguns problemas e hoje (contra a Redemption) nós demoramos muito para fechar o jogo. Eu avalio que o Flamengo está no caminho certo e lá pela quarta semana já vamos estar em um nível aceitável, onde todos vão estar confortáveis e confiantes em relação ao meta e gameplay. Agora vamos ver como vai ser o restante do campeonato, tem a INTZ que é um time muito forte e não jogamos ainda, tem a CNB, então quando passar a primeira parte do campeonato começa melhorar o nível.

Em sua opinião, quais os times mais fortes do CBLoL?

Von: Os times que acho mais fortes são a INTZ, Uppercut e Redemption. Se a Keyd conseguir encaixar o jogo deles, conseguem entrar nesse nível, mas eles são muito inconstantes por isso não os coloco na lista no momento, mas individualmente eles são muito bons.

O que o time está achando do novo formato do CBLoL?

Von: Tem muita coisa que se pode acontecer em uma MD1 tipo invadir level 1, caçador faz RED nível 2 e vai gankar alguma lane, esse tipo de coisa. O Flamengo não se favorece muito desse estilo mas temos que nos adaptar se não ficaremos atrás no campeonato.

O Flamengo pretende colocar os jogadores reservas para jogar em algum momento?

Von: Está no nosso planejamento os dois reservas jogarem, mas não é algo que a gente queira 100%. Essa é a nossa escalação oficial e não pretendemos colocar eles no CBLoL agora, mas sempre existe a possibilidade.

A boa fase do brTT motiva o time de alguma maneira?

Von: O Shrimp pode até falar melhor sobre isso, mas todos os jogadores se inspiram muito nele, ele passa uma confiança muito grande e é um jogador totalmente diferente no palco, ele passa esse ar de paizão mesmo, essa aura dele não sei, mas ele sempre desempenhar bem no palco é algo que motiva os jogadores.

Shrimp: Quando fazemos as team fights nós sempre estamos pensando no brTT, que se ele estiver lá nós vamos conseguir ganhar, e também lutamos muito pensando em defender ele.


O próximo jogo do Flamengo será contra a INTZ no dia 26 de janeiro. Você pode acompanhar a cobertura completa do CBLoL 2019 aqui no Mais e-Sports.