PUBG Global Invitational terá início nesta quarta-feira (25) (Foto: Reprodução/Divulgação)

A primeira edição do PUBG Global Invitational (PGI), campeonato mundial do battle-royale, terá início nesta quarta-feira (25). O campeonato oficial da PUBG Corp marca o primeiro passo de um plano ousado de entrada no esporte eletrônico, que busca a consolidação do cenário competitivo do jogo nos próximos cinco anos através de medidas de incentivo e recompensas a equipes e jogadores profissionais.

O CEO da organização, Changhan Kim, explicou em coletiva de imprensa que a estruturação do cenário de PUBG será desenvolvida da base ao topo. O ano de 2018 terá como papel principal ser a fase de “testes” do projeto, acumulando experiência e, assim, observando o que deve ser consertado nos próximos anos.

Entre 2019 e 2020, é prevista a criação e o incentivo a ligas amadoras e profissionais regionais em diversas regiões do mundo — as profissionais, no entanto, serão restritas à Coreia, China, América do Norte e Europa em primeiro momento. O PGI será consolidado como campeonato mundial, realizado no fim do ano, entre novembro e dezembro, e sendo o maior torneio da modalidade.

A PUBG Corp espera que entre 2021 e 2022 o PUBG alcance um competitivo cada vez mais consolidado e autossustentável, com o estabelecimento de maneiras para que o modelo de negócios se sustente por si só. Isso inclui desde crowdfunding da comunidade até conteúdo exclusivo do campeonato e das equipes dentro do jogo, revertido para a realização dos campeonatos e para as equipes.

PUBG Global Invitational 2018 (PGI)

A maior novidade nessa edição do PGI é a transmissão, que será individual para cada equipe — ou seja, o espectador poderá acompanhar a partida a partir do ponto de vista dos jogadores de seu time preferido, reduzindo a perda de dinamismo que acompanhar cada um dos jogadores presentes poderia causar.

Por conta disso, 20 transmissões serão exibidas simultaneamente, cuja narração acompanhará a língua nativa da equipe em foco. Ainda de acordo com o CEO, a medida busca entregar a melhor experiência à torcida — serão implementadas também estatísticas e informações importantes sobre a equipe e os jogadores.

O PGI terá início na quarta-feira (25) e terá como única representante latino-americana a Savage Esports, equipe chilena/argentina classificada pelo qualifier realizado em São Paulo. O torneio contará com 20 equipes, que disputarão 4 partidas por dia entre os dias 25 e 26 de julho (etapa de terceira pessoa) e 28 e 29 de julho (etapa de primeira pessoa). A premiação será de US$400 mil para a primeira colocada.