Torcedores do Young Boys, time de futebol da Suíça, interrompem jogo em protesto contra esports (Foto: Reprodução/Divulgação)

No último domingo (23), um clássico do Campeonato Suíço de Futebol teve de ser interrompido por um motivo inusitado. A torcida organizada Ostkurve Bern, que apoia a equipe Young Boys, jogou controles e bolas de tênis no gramado do estádio de Berna, na Suíça, em protesto contra os esports.

A indignação dos torcedores foi motivada por um rumor de que uma liga de esports paralela seria criada pela Liga Suíça de Futebol, e que todos os clubes participantes do campeonato oficial seriam obrigados a terem equipes de esporte eletrônico. O boato foi desmentido pela federação, que afirmou que há um projeto com esports, mas que não funcionará dessa maneira.

Além dos objetos disparados, faixas com mensagens de efeito contra o esporte eletrônico eram exibidas na arquibancada, incluindo uma com os dizeres “f****-se os esports” e outra com um símbolo de pause. Em suas redes sociais, a torcida organizada em questão se pronunciou sobre o ato. Confira:

“Nós lutamos contra os E-Sports!
Há vários meses, o tema dos e-sports tem sido repetidamente discutido na mídia e nos estádios. Agora, em março de 2019, a Liga Suíça de Futebol deve começar sua própria liga; Isso não tem absolutamente nada a ver com o nosso esporte e os valores do nosso clube! Isso é tudo sobre lucro!
Um clube esportivo deve encorajar as pessoas a se exercitarem e se exercitarem mais. O futebol é um esporte de equipe e não um esporte individual!
Não deve ser que o plano da liga responsável seja implementado e os clubes que uma equipe de e-sports é imposta como uma exigência de licença para participação na divisão superior.
Nós, como visitantes do estádio, temos que lutar para manter nosso esporte como está! Na sociedade de hoje, as crianças costumam ficar em casa em frente aos consoles, em vez de praticar esportes com os amigos. Em um clube esportivo, valores importantes como confiabilidade, pontualidade e principalmente amizade são transmitidos para crianças e adolescentes! Estes são valores que faltam completamente nos e-sports. E isso pelo preço do lucro ?! Não com a gente!”

O time adversário do grupo que disparou os objetos, FC Basel 1893, entrou no esporte eletrônico em 2017, e conta atualmente com três jogadores de FIFA sob sua bandeira — Florian “CodyDerFinisher” Müller, Tim “TheStrxngeR” Katnawatos e Luca “LuBo” Boller.

Nos últimos dias, o clube europeu Real Madrid, um dos maiores no futebol mundial, divulgou que seu novo estádio contará com uma arena de esports, indicando interesse do time pelas novas modalidades eletrônicas. A sede, chamada de Santiago Bernabéu, ficará em Madrid, na Espanha.