×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

Confira os processos sobre as danças de Fortnite

Fortnite

Um dos motivos de ter elevado o sucesso de Fortnite, as danças, agora tornam-se seu estorvo. Desde que o jogo foi lançado no segundo semestre de 2017, já tínhamos a dança “básica”, baseada na série “Scrubs”. E conforme o tempo foi passando, várias novas danças foram adicionadas e entre elas, várias não são originais, o que acarretou alguns processos em cima da Epic Games por direitos autorais.

A DANÇA DO CARLTON

A “default dance” então se tornou apenas mais uma quando foram chegando mais e mais dancinhas a partir de fevereiro de 2018. Porém, uma série de reclamações começaram a surgir na internet, iniciada pelo ator Alfonso Ribeiro, o Carlton de “Um Maluco no Pedaço”.

O ator não só reclamou diretamente com a Epic Games, como também entrou com um processo judicial alegando que ele deveria receber uma porcentagem dos lucros que o Fortnite recebeu por ter cobrado dos jogadores para terem a dança. No processo ele cita também a Take Two Interactive, que colocou a dança no jogo NBA 2K, com nome de “So Fresh“.

Até agora o processo não teve resultado, mas segundo o site Forbes, a ação não deverá ter sucesso, dado que o ator não possui o direito autoral da dança, mesmo ele sendo o precursor da mesma.

BACKPACK KID

As denúncias aumentaram exponencialmente após o ator do Carlton vir a público anunciar que estaria processando a Epic Games. Poucas semanas depois, teríamos também o aviso de Russell Horning, o Backpack Kid, que estaria processando a empresa por usarem sua dança para comércio dentro do jogo.

Porém em junho de 2018, o garoto esteve na PRO-AM durante a E3, que foi um campeonato de duplas onde houveram 50 jogadores profissionais jogando com 50 celebridades da mídia em geral. E a primeira regra de um processo é “não gere provas contra você mesmo” e foi algo que Russell fez nesse dia. Durante uma entrevista para o TMZ, o garoto foi perguntado se ele estaria recebendo alguma coisa da Epic pela dança e o que ele achava disso. Prontamente ele respondeu com: “A ideia não é essa, eu só me sinto honrado de tê-la dentro do jogo.”.

2 MILLY e o MILLY ROCK

Outro que acompanhou Alfonso Ribero nessa jornada de processar a Epic Games foi o rapper 2 Milly. Na estreia do passe de batalha da temporada 5, os jogadores se depararam com uma dancinha nomeada de “Swipe It“, que foi retirada de um dos clipes do rapper 2 Milly.

O processo não destoa muito dos outros, alegando que a Epic não paga nada para o rapper e isso é direito autoral, mostrando que o comércio do mesmo seria ilegal pela parte de terceiros. Em comunicado a imprensa o 2 Milly disse: “Nunca pediram minha permissão.”. A empresa não se pronunciou sobre o assunto.

BOOGIE DOWN

A denúncia mais recente é um tanto quanto intrigante. Em abril de 2018, o Fortnite abriu um concurso no twitter onde quem fizesse a melhor dança ganharia ela virtualmente pelo Fortnite, o concurso era chamado de Boogie Down. E um desses twitters se destacou em meio de um mar de hashtags, o “garoto da camisa laranja” como ficou conhecido, já era suplicado por streamers e toda a comunidade para ser o grande vencedor.

Ele não ganhou. Mas, no passe de batalha da temporada 5, todos os jogadores que chegassem a um determinado nível ganhava a “Orange Justice“, que nada mais nada menos era a dança que todos pediram. E o nome da dança já diz tudo “Justiça Laranja” seria que eles sabiam o quanto a comunidade pedia pela dança.

Mas na data de hoje (16) a mãe do garoto da camisa laranja entrou com um processo contra o Fortnite, mas com motivos diferentes dos outros. A mãe, Rachel McCumbers, colocou no processo que quer uma indenização por “danos não especificados”.

Mais a fundo do processo, a mãe relata que o garoto sofreu de “cyberbullying extremo”, tendo que desativar suas contas no instagram e youtube.

A PRIMEIRA DANÇA

A “default dance” do Fortnite também está sendo processada. A primeira dança lançada de forma gratuita no jogo não é original, como muitos pensam. Ela foi retirada da série “Scrubs“. O ator criador da dança,  Donald Faison, já havia se pronunciado no twitter antes de toda essa repercussão:

No twitter ele diz: “Querido Fortnite…  Estaria eu lisonjeado? Mas uma parte de mim acha que eu deveria falar com um advogado…“.

Mais tarde, durante a Festival Vulture, os atores de Scrubs se reuniram para falar da série e ele foi perguntado se podia fazer a dancinha no palco, conhecida como “Poison Dance“, o ator respondeu: “Se você quiser ver, você pode jogar ‘Fortnite’, porque eles roubaram essa m****”….”

SEM RESULTADOS

Mesmo com tantas denuncias contra o Fortnite, ainda não tivemos resultados de nenhum, já que é custoso fazer esse tipo de processo e demorado. Mas esses não serão os únicos processos, durante o ano de 2019, muitos irão querer um pedacinho da fortuna que o Fortnite está fazendo.

Victor Volpe

por Victor Volpe

Publicado em 18 de janeiro de 2019 • Editado há mais de 5 anos

Matérias Relacionadas
Fortnite
Fortnite: Como jogar o mapa do Capítulo 1 com loot original

Fortnite: Como jogar o mapa do Capítulo 1 com loot original

Desenvolvido no Modo Criativo 2.0, lançado no último dia 22, o mapa do Capítulo 1 traz de volta mesmos gráficos e armas daquela época do Fortnite.

Há 1 ano
Fortnite
Órgão americano finaliza acordo de US$ 245 milhões com Epic sobre reembolsos do Fortnite

Órgão americano finaliza acordo de US$ 245 milhões com Epic sobre reembolsos do Fortnite

Reembolsos serão feitos pela agência FTC para milhares de jogadores que foram prejudicados por práticas consideradas "obscuras" por parte da Epic Games.

Há 1 ano
Fortnite
Fortnite: Conheça os Otimizadores de Realidade da 2ª Temporada do Capítulo 4

Fortnite: Conheça os Otimizadores de Realidade da 2ª Temporada do Capítulo 4

Introduzidos no início do Capítulo, agora os Otimizadores da Realidade retornam com novidades para os jogadores nas partidas da 2ª temporada.

Há 1 ano
Fortnite
Fortnite: Temporada MEGA do Capítulo 4 estreia com temática futurista

Fortnite: Temporada MEGA do Capítulo 4 estreia com temática futurista

2ª temporada do Capítulo 4, MEGA introduz novos veículos, Passe de Batalha e armas ao Fortnite, além de colaboração com Attack on Titan.

Há 1 ano
Fortnite
Fortnite: Finais do primeiro FNCS Major são marcadas por polêmicas e indefinições

Fortnite: Finais do primeiro FNCS Major são marcadas por polêmicas e indefinições

Grandes Finais do FNCS Major 1 tiveram partida anulada, falta de divulgação da tabela oficial por parte da Epic e pedido de remake por parte dos jogadores.

Há 1 ano
Fortnite
Fortnite: Patch 23.50 têm Tarefas Criptogramas com recompensas gratuitas

Fortnite: Patch 23.50 têm Tarefas Criptogramas com recompensas gratuitas

Tarefas Criptogramas são divididas em não criptografadas e criptografadas, e jogadores devem seguir pistas para completá-las e resgatarem itens gratuitos.

Há 1 ano

















































Campeonatos Atuais