Vocês sabem que a maioria das pessoas odeia jogar de suporte, certo?
Aquele papo de que não dá pra carregar uma partida, que não tem como fazer muita diferença?

Essa pessoa, provavelmente, não tem lá muita afinidade ou não atentou para um fator que tem muito impacto no jogo, e que inclusive vai sofrer uma mudança considerável em breve.

Quero chamar a sua atenção, suporte ou não, para algo que não está sendo tão abordado e que vai influenciar muito num ponto que passa despercebido: o warding/controle de visão.

As pinks não existem mais! Elas foram substituídas pelas Sentinelas de Controle e você pode carregar três delas, não apenas duas como costumava ser. Outra alteração é que, a partir de agora, ela tem o mesmo efeito da lente detectora: bloqueia instantaneamente a visão de qualquer outra sentinela comum inimiga que por ali estiver (não tem o mesmo efeito em outra Sentinela de Controle), além de proporcionar a visão na área onde foi colocada.

Por falar em área de detecção: as pinks tinham um área de efeito de 1100 para visão (ou sight: revela a área) e 1000 para visão verdadeira (ou true sight: revela armadilhas e campeões invisíveis). As sentinelas de controle possuem apenas 900 para ambos os tipos de visão.

Okay! Essa é a teoria, mas o que muda na prática?

O fato dela anular a visão das sentinelas comuns por si só já é muito impactante: você não precisa mais limpar todas sentinelas presentes no barão ou no dragão por exemplo, basta colocar a de controle que a visão inimiga naquela região já estará negada.

Muda também a forma como os jogadores se comportam com relação à essas sentinelas já na fase de rotas: antes, existiam pontos estratégicos onde elas eram colocadas que, mesmo existindo uma pink inimiga próxima, ainda era possível ter visão de um possível gank. Isso não será mais possível se existir uma sentinela de controle ali.
Note também que o efeito da lente detectora – que ela já proporciona – somada ao fato de você poder carregar 3, muda até mesmo a prioridade de escolha dos trinkets: o trinket azul pode mostrar onde está uma sentinela de controle, apesar de ter o resto da visão negada.

Frisando que negar visão sempre foi tão ou mais importante do que colocar visão, essa mudança vai exigir um investimento de recurso em ouro e em espaço de item – principalmente para os suportes e até mesmo para os junglers.
A nova sentinela de controle também torna muito mais segura determinada ação no jogo, como uma invasão (destacando que existe um novo item para o jungler que recompensa invasão) ou capacidade de impactar a pressão que um mid laner vai sofrer ou impor – wardando as duas moitais laterais (e isso pode ser adaptado para as rotas inferior e superior também).

Um dos fatores que levou a SKT a ser a campeã mundial neste ano e que decidiu muitos dos jogos à seu favor foi justamente um controle de visão invejável. Podem parecer pequenas mudanças, mas essa nova sentinela vai impactar muito essa mecânica do jogo e isso já será perceptível nos primeiros confrontos que acontecerem nesse patch.

E você, já fez alguma estratégia com essa nova sentinela? Como você sentiu essa diferença durante seus jogos?

Deixa sua reposta, juntamente com sugestões e opinião sobre o tema abordado. Até a semana que vem!

Você pode também me enviar qualquer dúvida em meu twitter: @etsblade

Abraços do Dudu.