Você considera o e-Sport um esporte? Por que ele deveria ser considerado um? Tradicionalmente, é comum vermos apenas competições que giram em torno de atividades físicas serem consideradas esportes. Por outro lado, algumas modalidades focadas no elemento mental já conseguiram quebrar esse tabu como o xadrez, por exemplo já é considerado esporte pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Mas isso se deu pelo fato do xadrez ser um jogo que requer raciocínio e estrategias pesadas.

O e-sport pode ser considerado um esporte-1
O e-sport pode ser considerado um esporte?

Mas pera, no League of Legends também requer estrategias, mecânicas e exige raciocínio, ele pode ser sim considerado esporte? Em parte do mundo ele já é sim. Inclusive, nos Estados Unidos os jogadores profissionais já dispõe de um visto de atleta que os permitem entrarem e saírem do país com tranquilidade. Porém, por se tratar de um jogo eletrônico, como a maioria já sabe, ele é chamado de e-Sport.

Por outro lado, ainda enfrentamos muitas dificuldades em alguns países, como o nosso, para que os e-Sports sejam reconhecidos como esportes. Os motivos são vários, desde falta de incetivo, reconhecimento e a visão de que games são apenas hobby, por exemplo.

No caso do LoL, desde que o servidor brasileiro de League of Legends chegou, podemos ver o empenho da Riot Games fazendo um papel incentivador para que o LoL seja reconhecido. E devido a isso, o jogo teve um crescimento exponencial no que diz respeito ao número de jogadores, que só no ano passado foi de 67 milhões. Esse fato, junto com o crescimento de outros games, faz com que o e-Sports seja uma tendência.

O e-sport pode ser considerado um esporte-2

Outro fato que não pode ser ignorado é que ainda no ano passado o LoL arrecadou US$ 624 milhões. Com um mercado tão competitivo e com o crescimento do número de jogadores, fica impossível ignorar o LoL como um grande fenômeno do esporte eletrônico.

Por fim, o que ainda falta para os e-Sports serem consolidados como esportes hoje no Brasil? Sabemos que para nós, jogadores e admiradores ele já está mais que óbvio o seu crescimento e ascensão, mas como fazer com que a modalidade seja reconhecida e respeitada por todos como esporte assim como xadrez?