Acho que é impossível você ser um jogador de League of Legends no Brasil, acompanhar o competitivo e não conhecer sobre a Peneira Preparando Campeões do CNB.

Um dos clubes mais tradicionais e com uma estrutura fantástica que é o CNB trouxe essa iniciativa no ano passado. Na época, muitos não entendiam ao certo qual era a ideia do CNB e quais são os objetivos do projeto. Eu confesso, que quando vi o projeto pela primeira vez eu não entendi muito bem quais eram os objetivos do time e o que eles queriam realizar com essa peneira.

Resolvi pesquisar e dar uma estudada! Entrei no site oficial e li sobre o projeto. Resolvi ir um pouco além e entrei em contato com alguns responsáveis do Projeto.

Sempre tentei ajudar ao máximo o desenvolvimento do nosso cenário brasileiro e pude ver que o preparando campeões tem esse objetivo.

Como se tornar um Cyber Atleta?

Conheço um número gigantesco de pessoas que tem esse sonho e a maioria não faz ideia do que fazer, como começar..
Trabalho com o competitivo do League of Legends faz um bom tempo e conheço vários jogadores profissionais.

Uma das coisas que eu notei no Preparando Campeões é que o CNB oferece toda estrutura e toda ajuda necessária para que um jogador comum se torne um Cyber Atleta.

Pode parecer bobeira isso, mas imagina você que sonha em ser um Cyber Atleta ter treinadores, analistas, contato com jogadores profissionais e até mesmo psicólogos para te ajudar a se desenvolver como jogador. Essa estrutura que o CNB fornece para os jogadores está revolucionando o cenário.

Mais uma Inovação dos Blumers

Cerca de alguns anos atrás falar de Psicólogo dentro de um time de E-Sports era algo que ninguém iria imaginar. O CNB foi o pioneiro nisso!
O time mostrou que ter uma Staff de qualidade irá melhorar ainda mais o desempenho dos jogadores.

Hoje, vários times estão investindo nisso!
A vencedora do CBLOL de 2015, paiN Gaming mostrou como foi importante o acompanhamento de seu Psicólogo durante todas as fases do CBLOL.

Se você assistiu alguns vídeos que mostram o backstage das Playoffs de 2015, você irá ver sobre o que eu estou falando.

Assim como o CNB foi pioneiro ao trazer um psicólogo para sua Staff, o time agora é o pioneiro ao criar uma base de jogadores. O time vai preparando vários jogadores, ensinando eles, fazendo com que eles se desenvolvam e que eles se tornem de fato, Cyber Atletas.

A realização de um Sonho

O preparando campeões é um dos assuntos mais falados nos grupos de League of Legends. Eu resolvi conversar com alguns jogadores que estão hoje treinando no projeto.

O primeiro que eu fui falar é um jogador que eu conheço bem e acho que a maioria de vocês já ouviu falar dele.
Danz0r é um ADC challenger e está como reserva do CNB atualmente. Além disso, Danz0r está na Gaming House do CNB treinando e ajudando o time. Fiz algumas perguntas para ele:

Então, como ta sendo tudo? Como ta sendo a experiência?

Ta sendo boa a experiência.Principalmente agora que eu tive a oportunidade de vir para a Gaming House.

Você sempre pensou em ser Pro Player?
É algo que eu vi e me interessei e quero fazer desde então. Estou me dedicando para que possa acontecer
O preparando campeões está te ajudando a realizar isso?
Sim, eles tao investindo bastante nesse projeto.
 Para quem não sabe, o Danz0r já teve algumas participações no competitivo Tier 2 e 3 e o CNB está dando a oportunidade dele treinar com jogadores do Tier 1.
Falei também com o Jeferson “Jeff” Teixeira. Ele tem 23 anos, trabalha e te mo sonho de se tornar um Cyber Atleta. Diferentemente do caso do Danz0rd, Jeff está no time Brutalizer (Platina 5 ao Diamante 2), ele ainda não tem a experiência de jogar no competitivo. O projeto em cima dele é realizado de uma forma diferente. O CNB está criando já com Jeff, a mentalidade de um jogador profissional do competitivo.
Jeff já sonhava em ser um jogador profissional. O preparando campeões está ajudando ele a realizar esse sonho. Confira como foi nossa conversa:
Então, como ta sendo tudo? Como ta sendo a experiência?

A experiência é unica. É algo que a maioria que joga League of Legends espera: ser reconhecido. O Preparando Campeões fez eu mudar em alguns aspectos como: jogar em time, ter uma boa comunicação, um bom relacionamento em equipe e um conhecimento básico do jogo maior, como estrategias, o que é ser um shotcaller e afins.

Você sempre sonhou em ser um profissional? Você vê esse sonho possível hoje?
Sim. E nos primeiros 3 meses do preparando campeões, eu tive a certeza que é possível realizar esse sonho!
 O outro jogador que eu conversei é o Fabian Roncal. Ele comentou sobre a evolução que ele vem tendo durante o projeto:
Comecei a jogar lol em fevereiro de 2015 e desde o inicio sempre tive vontade de jogar competitivamente.
Tive a oportunidade de entrar em um dos times de base da cnb e desde então melhorei bastante no jogo tanto mecanicamente quanto na parte teórica.
A experiencia tem sido muito boa pq o projeto permite que vc desenvolva habilidades em time essenciais para o competitivo que são meio dificeis de se adquirir na soloq
Alem disso toda a comissão tecnica e psicologica esta sempre a disposição dos jogadores, tanto nos treinos quanto fora deles, ajudando sempre da melhor forma
Nessa 3 edição do projeto e fui promovido para o time trinity white como midlaner e espero me desenvolver ainda mais nestes proximos meses e avançar para o infinity e quem sabe o time titular

A Evolução do Cenário

Assim como o CNB, os outros times do cenário provavelmente irão para o mesmo caminho e trabalhar com uma base de jogadores.
Isso já é uma prática no Futebol, um ótimo exemplo é o Barcelona que vem revelando vários jogadores que estão no clube desde criança.

Um exemplo ainda mais interessante é o do Rekkles. O jogador entrou na Fnatic com apenas 15 anos e não podia atuar como jogador profissional nas competições da Riot. A Fnatic optou por acolher ele e treinar o jogador até que ele tivesse a idade mínima. Não preciso falar muito né? Um dos melhores ADs da Europa foi formado assim.

A tendência é cada vez mais que o E-Sport evolua. E sim, o Preparando Campeões é um grande passo para essa evolução.