League of Legends tem mais de 27 milhões de jogadores diários, o que demanda um número muito grande de funcionários para tratar com cuidado e dedicação todos os problemas, e assim  manter funcionando perfeitamente nossa diversão em Summonners Rift.  Com um número tão impressionante de jogadores e o amor que a maior parte deles desenvolve pelo mundo de Runeterra, é seguro afirmar que boa parte da comunidade  em algum momento  pensou sobre como seria a vida como um Rioter trabalhando para a Riot Games.

Felizmente a Riot Games, como uma empresa preocupada com a qualidade do seu produto e motivada a expandir League of Legends, oferece diversas vagas em diferentes áreas  de diversos escritórios da empresa pelo mundo. O preenchimento dessas vagas é ao mesmo tempo uma necessidade e uma preocupação, o que torna obrigatório a existência de um processo seletivo coordenado e eficiente para conseguir preencher  essas vagas  da melhor forma possível,aprimorando assim a qualidade da empresa.

Com o intuito de auxiliar a todos na compreensão desse processo seletivo, iremos apresentar algumas dicas e traduções que serão importantes para aqueles que pretendem se candidatar a um cargo nessa empresa.

Todas as informações necessárias para aqueles interessados em preencher uma vaga na Riot Games Brasil podem ser encontradas aqui:  http://www.riotgames.com/careers?location%5B%5D=12&search=&offices=1426&depts=

Conhecendo a Empresa

A Riot Games é uma empresa diferente do padrão. Fundada em 2006 por  Brandon “Ryze” Beck  e Marc  “Tryndamere” Merrill nos EUA, a Riot Games, em apenas 9 anos de existência, teve uma expansão impressionante  e hoje possuí escritórios em diversas partes do mundo. A empresa tem uma política de trabalho e uma estrutura diferenciada, apresentando características que lembram empresas como a Pixar e o Google, adaptada para proporcionar o melhor ambiente possível para seus funcionários, cuja função é proporcionar o melhor ambiente possível para os jogadores.

A Riot Games atualmente possuí um escritório em São Paulo para a administração  e expansão dos assuntos  da empresa no Brasil, sendo que o canal do Youtube SelecterOficial  apresentou uma série de entrevistas que são fundamentais para a compreensão do que é a Riot Games e da maneira como ela atua:

 

 FAQ Básico sobre o processo seletivo

riot-games

A  Rioter Tien L criou um  FAQ (Frequent Asked Questions = Perguntas frequentes )  para auxiliar todos que pretendem uma vaga na empresa, e apresentaremos aqui uma adaptação do mesmo para o pessoal com dificuldade em inglês, lembrando um esforço foi feito para trazer o mesmo conteúdo com a mesma apresentação  informal das perguntas e de algumas respostas, sendo que o FAQ em inglês pode ser encontrado aqui: https://www.linkedin.com/groups/Applying-Riot-Basic-FAQs-3544410.S.252312827?trk=groups_items_see_more-0-b-ttl

   Pergunta: Eu amo LOL e quero trabalhar para vocês, eu faço qualquer coisa por isso,  me expliquem o que fazer  rito plz?

    É extremamente importante para nós sua paixão pelo LOL, mas também é extremamente importante que você descubra quais são suas paixões na área profissional  e tente aprimorar-se nessas áreas específicas, uma vez que nenhuma empresa  pretende investir tempo, dinheiro e  recursos em alguém que não tem ideia do que pretende fazer nem de que maneira poderá adicionar algo a empresa ( Esse tipo de afirmação pode não se aplicar a funcionários, que já provaram seu valor para a empresa,  e pretendem se aprimorar/trocar de área. ).

Pergunta: Quais são os passos que eu preciso seguir para conseguir um trabalho na Riot ? Que tipo de faculdade ou de cursos eu preciso fazer?

Não existe um caminho definido para conseguir trabalhar para a Riot Games, cada funcionário da empresa seguiu seu próprio caminho até chegar aos escritórios da Riot. A própria empresa não é tão favorável a processos passo a passo e estruturas rígidas de como atingir o sucesso empresarial e profissional, visto que a cultura da Riot difere desse tipo de atuação.

Algumas pessoas  demonstraram interesse  e habilidade em conferências, da mesma forma que outras passaram pelo processo seletivo normal e demonstraram capacidade e conhecimento no seu currículo e carta de apresentação, enquanto outros foram recrutados por Rioters que viram neles potencial (De verdade, não o famoso potencial da CLG.).

 Pergunta: Eu tenho experiência nisso naquilo e naquele outro, qual tipo de trabalho melhor serviria para uma pessoa como eu na empresa?

    A melhor pessoa para responder isso seria você, uma vez que se você não está disposto a procurar esse tipo de informação e compreender de que maneira  se encaixaria melhor e beneficiária a empresa, nenhuma empresa no mundo vai fazer esse tipo de estudo por você. A Riot games procura pessoas que consigam adicionar algo a empresa, sejam proativas e desempenhem suas funções da melhor forma possível.

Pergunta:  Quando a Riot responderá sobre minha aplicação?

  Devido a grande demanda o processo tende a demorar até 4 meses, se a Riot não contatar você depois desse período é possível que não tenhas passado pelo processo seletivo. A empresa não incentiva ninguém a deixar seu trabalho atual caso não tenha sido contatado sobre avanços em seu processo seletivo, e é valido lembrar que o processo seletivo com entrevistas é relativamente demorado.

 Pergunta: Eu me inscrevi para um cargo da empresa no passado e não obtive resposta, sendo que o cargo está listado como aberto desde 2013.

Alguns cargos permanecem abertos devido ao fato de que a Empresa esta constantemente procurando talentos para ocupar aquela posição, enquanto outros continuam abertos pois exigem uma pessoa com formação e atributos específicos para preencher a vaga.A empresa está disposta a esperar o tempo que for para conseguir preencher uma vaga específica com uma pessoa que seja realmente a  “escolha fantástica’   ao invés de preencher a vaga com alguém que  seja capacitado para a  vaga mas não seja tão entusiasmado sobre o trabalho ou a  empresa.

Pergunta:RITO sou perfeito, preencho todas os requisitos,  qual o motivo de eu não ter sido contatado?

            É possível que você não tenha sido capaz de apresentar suas “qualificações perfeitas” através do seu currículo e carta de apresentação, talvez você tenha compartilhado muitas informações desnecessárias ou faltou ligar informações relevantes sobre sua experiência com o cargo específico que você pretende cumprir, ao mesmo tempo em que outro candidato pode ter superado suas qualificações.

Dicas dos Rioters

imprensa-riot

Diversos Rioters de diferentes partes do mundo já deixaram dicas para o pessoal interessado no emprego, seguem aqui algumas dicas que esse pessoal forneceu para a comunidade ao longo do tempo:

1:Seja um Gamer: Você precisa jogar diversos jogos e conhecer sobre diversos jogos, além de ser apaixonado por jogos.

2:Entenda a cultura da empresa e a forma como a Riot games atua, seus objetivos  e diferenças únicas.

3: Tenha disposição para se aprimorar, aceitar críticas e estar disposto a refazer seu trabalho.

4: É extremamente importante saber falar fluentemente inglês, tanto pelo contato constante do escritório do brasil com a sede da empresa nos EUA quanto pelo fato de que muito material sobre o jogo é divulgado em inglês. Esse é um fator  eliminatório e pode definir entre sua contratação ou não.

5: Ter o foco no jogador, uma vez que proporcionar aos jogadores  a melhor experiência possível é o grande objetivo da empresa.

6: Ser disciplinado e saber trabalhar em equipe,  principalmente pelo fato de que notícias e informações necessitam de uma coordenação rápida da equipe aqui no brasil.

7: Amar League of Legends,  não precisa  necessariamente ser bom no jogo ( Na temporada 2014 ninguém na Riot Games Brasil atingiu níveis Master/Desafiante), mas precisa compreender como ele funciona e realmente gostar de trabalhar em algo relacionado ao jogo.

8: Certificar que você realmente adicionará  algo para a equipe da Riot, esse é o perfil de pessoas que  a empresa busca.

9: Tudo o que envolve o ambiente profissional e que realmente é necessário para trabalhar em qualquer lugar: Responsabilidade, Dedicação, Humildade etc..

10:É importante saber se posicionar e defender suas ideias dentro da  empresa com convicção, demonstrando de forma energética e lógica de que maneira seus projetos beneficiarão a comunidade, pois todos os Rioters se preocupam muito com o jogo e seus projetos serão avaliados criticamente de forma intensa  para impactar da melhor forma a comunidade.

11:Fique ligado em fóruns e seja ativo na comunidade, tanto em fóruns como o reddit e o LiquidLegends  quanto no fórum do próprio jogo .

12:Aprenda o máximo sobre a riot games, o grupo no Linkedin sobre isso pode ser um ponto de partida interessante: https://www.linkedin.com/groups/Inside-Riot-Games-People-Game-3544410

13: A empresa é para pessoas que gostariam que a empresa fosse parte de sua vida, não é um lugar para você simplesmente bater ponto as 8 da manhã e sair as 18 horas, é um lugar para pessoas com uma visão única de dedicação e que gostem de aprimorar o jogo.

14: Sua carta de apresentação deve ao mesmo tempo entusiasmar o avaliador, sem se tornar desgastante, e conter informações vitais sobre o que você adicionaria a empresa e os motivos pelos quais você deve ser contratado.

 

Boa sorte !