O ano de 2018 está sendo marado por fim de dinastias em várias modalidades dos Esports. No League of Legends, tivemos o fim do reinado sul-coreano, que já duravam cinco anos. Neste sábado, os sul-coreanos também perderam sua majestade em outro jogo bem popular no país: O Starcraft II.

O finlandês Joona “Serral” Sotala fez história ao desbancar o sul-coreano Kim “Stats” Dae e assim conquistar o título da WCS 2018, diretamente no palco da Blizzcon. Serral venceu a série por 4-2, e além do título inédito para o ocidente, levou para casa uma premiação de 208 mil dólares. O jogador já havia feito história logo nas finais da competição, por também ser o primeiro jogador não coreano a avançar para as finais do torneio, que acontece desde 2012.

Serral joga pela Ence eSports e entrou no competitivo em 2012, quando tinha apenas 14 anos. O finlandês teve um ano incrível onde venceu a 2018 WCS Leipzig, 2018 WCS Austin, 2018 WCS Valencia, 2018 GSL vs the World, 2018 WCS Montreal agora a grande final da WCS, além de vários classificatórios e campeonatos onde ficou entre os quatro melhores. Apenas esse ano, o jogador já acumulou mais de meio milhão de dólares juntando todos os torneios e qualifica tórios que participou.