Fala galera! Hoje trago um artigo BEM detalhado da Social Gamers sobre a jungle, desde algo para principanetes até tipos de mentalidades.

 

A jungle ou selva é uma área neutra do mapa aonde estão alguns monstros igualmente neutros, isso é, eles não ajudam nenhuma equipe, eles apenas “defendem” suas áreas(ou melhor dizendo, seus campos). Todos os monstros presentes na selva dão Ouro e Experiência e, para que não haja um desperdício, há um caçador da selva presente. Além de serem responsáveis pelo Ouro acumulado dentro da selva eles também tem como tarefa cuidarem dos Buffs que se encontram dentro da jungle, os chamados Red(Vermelho) e Blue(Azul). Além disso eles tem o dever de garantir os dragões e barões e serem o elemento surpresa. Por não irem a nenhuma lane eles tem a vantagem (e dever) de estar presente em todo o mapa “gankando” os laners adversários.

SMITE

Smite ,golpear em português, é um dos componentes dos 11 feitiços de invocador do mapa Summoners Rift. É o principal feitiço de invocador  de um caçador da selva. Os motivos são simples: Ajuda muito a limpar a selva no começo do jogo e é a “garantia” dos objetivos durante o jogo. Mesmo que o seu campeão tenha a capacidade de fazer a selva e se manter nela mesmo sem o golpear, é importantíssimo ter esse feitiço do mesmo jeito, pois o seu dano real em monstros é a sua grande vantagem sobre os demais jogadores para garantir os dragões e barões para seu time.

Atualmente o golpear está concedendo alguns “bônus” temporários ao se utilizar ele em monstros da selva, segue a lista abaixo:

  • Lagarto Ancião(Vermelho): Recupera HP.
  • Golem Ancestral(Azul): Recupera Mana.
  • Golens normais: Concede habilidade de paralisar os monstros neutros.
  • Sapo: Concede uma armadura de veneno que reflete dano nos monstros neutros, similar à armadura de espinhos.
  • Pássaros: Concede a habilidade de avistar sentinelas invisíveis, mesmo efeito da lente de oráculo.
  • Lobos: Libera uma “sentinela” no meio da selva que “acompanha”s inimigos.

 

Os melhores bônus para limpar a selva são os Golens (especialmente se seu campeão for baseado em Auto Ataque) e os que o Sapo concedem;

O bônus dos pássaros são muito úteis para controlar a visão no mapa;

O bônus dado pelo Lagarto Ancião e Golem Ancestral são circunstanciais, no geral você vai usar o smite no Lagarto Ancião quando precisar da HP para não morrer, ou simplesmente por que vai precisar da HP pra um futuro gank ou tentativa de play, usar o golpear no Golem Ancestral quando você precisa da mana para alguma futura play ou então se for morrer;

O bônus do lobo é bem situacional. Se seu time está com muita vantagem, não há tanta necessidade de ter visão do seu lado do mapa, mas pode ser bom ter visão da selva adversária. O mesmo é válido na situação contraria, se seu time está recebendo muita pressão, é sempre bom ter visão da sua selva;

Além de tudo,temos itens que “funcionam” com o golpear, basicamente, dão ao golpear uma função adicional. Esses itens são todos feitos a partir da machete de caçador, o item inicial de todo o jungler.

CRIATRILHAS DO DESBRAVADOR

 

O melhor para campeões com problema na limpa da selva e/ou para campeões que pretendem passar o tempo mais farmando que sendo ativo pelo mapa.

FACA DO INVASOR

 

Para campeões que pretendem passar mais tempo na selva adversária tentando atrapalhar a evolução do inimigo. Atualmente no patch 5.8, é um item bem esquecido por não ter muitas vantagens.

LÂMINA DO PERSEGUIDOR

 

Para quem pretende focar mais em ganks, um controle de grupo (e dano) a mais sempre é útil.

SABRE DE BATALHA

 

Aumenta o potencial de duelo, bom especialmente pra quem pretender forçar encontros 1v1 na selva ou pretende focar APC/ADC nas lutas em equipe.

VERMELHO & AZUL

A importância destes buffs para o caçador é imensa, no começo de jogo principalmente pela Experiência e Ouro concebidos, além disso o auxílio do Vermelho para os junglers que planejam gankar cedo é bem alto, o buff azul é muito mais para o caçador que pretende passar mais tempo farmando na selva.

O buff vermelho concede a habilidade de causar lentidão e dano verdadeiro ao longo de 2 segundos com seu ataque básico. Ele é essencial para caçadores que tem uma pressão no inicio do jogo pois auxilia muito os seus ganks e suas trocas 1v1. Além disso, acabado a fase de rotas, esse buff é geralmente cedido ao  ADC para que ele tenha mais uma forma de poder se distanciar dos inimigos auxiliando seu kiting, além disso por serem Ranged(campeões que batem a longa distância) e por adquirirem muita velocidade de ataque durante o jogo aproveitam melhor o dano verdadeiro do vermelho.

O buff azul lhe concede 10% de CDR e aumenta sua capacidade de regenerar mana, ele é essencial para os caçadores com problema de mana, e além disso aumenta muito o potencial de limpar a selva pois no geral a maioria dos campeões é dependente de habilidades para fazer os campos da jungle principalmente no começo do jogo. A CDR é um atributo muito forte para campeões dependentes de sua ultimate para realizarem ganks. É comum se entregar o buff azul para o mid, portante, evite escolher picks dependentes desse buff se seu mid também for muito dependente dele.

CONTROLE DE VISÃO

Controle de visão é basicamente manter o mapa bem “wardado” e retirar o máximo possível as “wards” inimigas. Além disso, controlar o caranguejo , que é mais um monstro neutro que ao ser eliminado concede visão em frente ao dragão/barão e um buff de velocidade de movimento ao passar por cima dele. Wards são importantes em diversos aspectos, evitam ganks e counter ganks, facilitam pick-offs, prevem rotações, possibilitam split push, etc. No caso do jungler, controlar a visão é tão importante (se não mais) quanto um suporte. A diferença é que seu foco inicialmente é ter wards que controlem o objetivo e possibilitem “rastrear” movimentações adversárias, principalmente, do jungler.

Assumindo que esteja no lado Roxo do mapa, esse é um modo de se wardar bastante eficiente e da uma ideia mais ou menos de como se deve utilizar suas sentinelas, sempre procurando pegar as entradas da selva adversária para se prever a rota que o caçador inimigo fará, se ele está indo para o top ou para o mid, se ele pretende te invadir ou se ele vai simplesmente pegar o arongueijo, etc. Outros bons locais para se manter a visão:

(Clique aqui para ver a imagem em tamanho real)

PLANEJANDO SEU GANK

Não existe uma formula para aonde,como e quando se deve gankar. Mas, dentro de cada jogo, existem planejamentos que podem te ajudar a ter mais sucesso em seus ganks.

– Considere as habilidades de cada campeão. Mobilidade, controle de grupo, summoners.
Pense em um cenário que você está de nidalee, seu top laner é uma akali level 3 sem flash contra um fizz level 3 com flash. Enquanto isso você tem uma Leblanc no mid contra um xerath que já gastou seu flash.
Qual é a chance de você conseguir um gank efetivo? Que lane tem mais facilidade pra acompanhar/facilitar seu gank? Obviamente são casos extremos, mas procure essas respostas durante o jogo.
Dica: Anote o tempo de recarga de habilidades, especialmente do flash (5 minutos), no chat.

– Quem está ganhando a lane? Existe uma possibilidade de ajudar o laner a se recompor? Ele já está perdendo tão feio que seu gank provavelmente vai render um double kill pro adversário ou uma perda de tempo?
Muitos, quando estão perdendo a lane, se desesperam e reagem culpando o jungle por não ajuda-lo. Isso é totalmente errado. Nunca ganke por pressão, muita gente acha que isso é abandonar/desistir de uma lane perdida, mas eu acredito que isso ajuda muito mais (inclusive a quem está perdendo a lane) se o jungle ajudar outras pessoas capazes de “enfrentar” esse oponente feedado no mid game do que indo lá e ter uma chance altíssima de apenas perder tempo, ou até piorar a situação.

– Que objetivos devo priorizar no momento atual do jogo? Que situações eu posso explorar a meu favor?
Entenda que lanes ou situações você pode usar ao seu favor para converter isso em objetivos. Um exemplo clássico é focar ganks na bot lane próximo dos 7 minutos de jogo para conseguir o primeiro dragão.

Dica, assistam o vídeo a seguir, altamente explicativo:

https://www.youtube.com/watch?v=-HQsOfEQAYw

 

CARNÍVOROS X HERBÍVOROS

Uma analogia utilizada para definir os junglers. Basicamente se dá pela conotação de que Carnívoros caçam herbívoros, e herbívoros procuram só se alimentar de plantas (farm).

Carnívoros:

  • Bons duelistas e tem vantagem em situações dentro da selva inimiga em casos de um 2v2/3v3
  • São focados no seu potencial de inicio de jogo
  • Ótimo potencial de invasãoExemplos: Lee Sin, Jarvan IV, Shaco

Herbívoros:

  • Dificuldade em controlar sua selva
  • Voltados para lutas de equipes, com muito controle de grupo
  • Potencial praticamente nulo em duelos 1v1, tendo que evitar isso à todo custoExemplo: Amumu, Nautilus, Zac

O grande ponto é entender aonde o seu jungle encaixa e como você deve reagir à isso.
Se seu jungle é carnívoro jogando contra um herbívoro, ajude ele em invasões, warde a jungle inimiga, crie situações de duelos logo cedo no jogo, empurre/pressione sua lane para acompanhar seu jungle nas invasões.
Se seu jungle é herbívoro, entenda os pontos fortes dele. Não cobre um gank cedo, espere o momento de lutas em equipe, ajude ele a proteger os buffs e foque em objetivos.

Veja o tipo de jungle que encaixa com seu time ou encaixe seu pick no tipo de jungle que seu time tem. Não espere a mesma pressão de um amumu que um jarvan oferece. Entenda o quadro por completo e aja de acordo!

ESTILO DE JOGO NA JUNGLE

A jungle num todo engloba diversos tipos de campeões que possuem diversos estilos de jogo, alguns pedem um jogo mais calmo, mais tranquilo para poder mostrar seu potencial, outros campeões no entanto já entram no seu ápice de força buscando vantagem para não cair em comparação ao seu adversário. E é essa diversidade que torna essa função tão divertida e desafiadora! Cada forma de se portar no joguinho é uma estratégia nova, e é importante que saiba se adaptar e aprender a jogar contra cada um deles, até porque a cada patch novo aquilo que era forte, agora já não é mais, e aquilo que era fraco, hoje já é fortíssimo, lolzinho é isso, como diria Raul Seixas, uma “metamorfose ambulante”.

Atualmente existem 4 tipos de formas de se jogar de jungle, uma totalmente passiva, uma totalmente agressiva, uma meio a meio e uma mais “estranha”. A totalmente passiva possui um nome específico, é conhecida como “Power Farm”, o nome já meio que define o negócio, é basicamente aquele cara que fica farmando o jogo inteiro, sim, aquele que tu chama de noob lixo inútil que não sabe jogar na jungle, manda ele voltar pro normal game pra treinar, mas na realidade ele tá jogando direito sim, rs. O jeito de jogar totalmente agressivo é basicamente o jeito mais normal de se jogar jungle, focado em gankar e dar counter ganks, forçar confrontos cedo e objetivos, e é basicamente o que todos consideram como “correto”, a terceira forma de se jogar é a que atualmente é a mais forte por conta de um item aí e tal, que é basicamente o seguinte, no geral são campeões que não são tão bons em confronto solo, portanto eles jogam um pouco mais acanhados e de forma mais segura e inteligente, mas no geral possuem um gank muito forte portanto não podem jogar totalmente passivo, o último modo de se jogar é bastante reconhecido por “counter jungle”, cara isso é bem antigo mas volta e meia um campeão bem característico dessa época aparece, que é o Nunu, mas os motivos dele aparecerem são bem diferentes, é muito mais pela sua utility e sua sinergia com ADC’s, enfim.

POWER FARM

Como já dito previamente, power farm é o estilo de jogo focado em farmar e adquirir itens, geralmente os campeões dessa classe possuem um ótimo cleaning(limpar) de selva e um ótimo escalonamento, os ganks bem fracos comparados a outros campeões e por serem fracos no começo de jogo tendem a ter muitos problemas ao encontrar o jungler adversário, portanto se tomam counter gank se ferram muito.

Pontos Fortes:

  • Cresce muito no jogo, tornando-se alguém capaz de carregar o jogo;
  • Não é tão conhecido assim em elos mais baixos portanto é mais fácil de se lidar com o jungler adversário;
  • Consegue se manter no mesmo nível de campeões de outras lanes o que é muito forte para disputas de smite.

Pontos Fracos:

  • Nulo no early game, o que deixa a equipe totalmente exposta ao jungler adversário;
  • Se souberem como jogar contra você, provavelmente terá um grande problema pra farmar em paz;
  • Se ficar tomando muito invade pode ser difícil de se recuperar, já que são mais focados em dano.

Umas dicas que eu posso dar pra quem quer jogar assim é, tente manter-se sempre focado no que você pode fazer no jogo, mute aqueles que começarem a reclamar de você e uma coisa legal que tu pode fazer para ser mais útil pro seu time é conseguir manter um pouco de visão no mapa pro seu time.

GANKER

São ótimos duelistas e possuem muita presença no começo do jogo, assim como dito antes possuem um foco muito grande em serem ativos no jogo, realizando ganks, counter ganks e chamando o adversário pro DUELO PARSA x1. Tem seu pico de poder logo no começo do jogo portanto devem abusar muito disso, com o tempo eles vão decaindo e perdendo principalmente potencial de causar dano e nunca chegam a serem exímios tankers, portanto o cenário ideal pra eles é o game acabando no máximo lá pelos 25~30 minutos de partida.

Pontos Fortes:

  • Muito impactantes no começo do jogo;
  • Alto potencial de snowball(bola de neve);
  • Capacidade de criar pressão no mapa enorme.

Pontos Fracos:

  • Se não usar seu potencial vai decair muito;
  • Se ficar atrás vai tornar-se quase inútil;
  • Por ser o jeito mais comum de se jogar nessa posição, a maioria já sabe como lidar contra.

Umas dicas para quem deseja jogar assim é sempre ficar de olho nos tempos de nascimento do buff do adversário, para criar algumas jogadas que podem vir a ser uma vantagem para a equipe e dar um carinho especial pra quem não tiver wardando ou jogando muito avançado no time adversário, rs.

PASSIVO/ATIVO

São campeões geralmente muito resistentes e cheios de CC embutidos no seu kit, por conta disso possuem um gank muito forte, uma presença de TeamFight enorme e são os responsáveis pelo engage da equipe, porém possuem um péssimo cleaning de jungle, são horríveis em duelos no começo do jogo e por isso não podem se expor muito e correm bastante o risco de serem dominados completamente pelo adversário. Atualmente estão “broken” por conta do novo item da jungle por conta do bônus de HP e pela passiva da Brasa de Bami que melhora muito seu clear, e também pelo buff no Sapão, que aumentou bastante o dano refletido.

Pontos Fortes:

  • Atualmente broken;
  • Excelentes picks independente da situação;
  • Podem voltar pro game com facilidade.

Pontos Fracos:

  • Ainda fáceis de neutralizar caso vacile;
  • Não conseguem impor o mesmo ritmo de pressão no jogo como jungler mais ofensivos;
  • Pode ter dificuldade contra o meta de desengage entre os suportes.

Minhas dicas pra vocês são: Warde muito bem e fique de olho no mini mapa antes de sair tentando arriscar um gank ou uma jogada mais arriscada, além disso as vezes é bom forçar bastante na bot lane dependendo dos campeões de cada um, porque seu 3×3 é geralmente mais forte que o do adversário.

COUNTER JUNGLER

Campeões com muita facilidade em limpar a selva e obviamente conquistar objetivos globais(drag,baron),  esse estilo de jogo na real é bem antigo já, é da época que o Diamondprox o jungler da Gambit era o melhor jungler do mundo e jogava de Shyvana, pra vocês terem noção do tempo.. No geral o foco deles é o de impedir o crescimento do jungler adversário e minimizar o seu estrago na partida, além disso garantindo os dragões e barões para a equipe e é isso.

Pontos Fortes:

  • Se souber o que tá fazendo pode gerar um certo rage por parte do jungler adversário;
  • Algo muito incomum de acontecer, acho difícil alguém saber lidar com isso, ainda mais em elos mais baixos;
  • No geral são campeões que até tem sua utilidade pra equipe e podem fazer linha de frente.

Pontos Fracos:

  • Aberto demais a surpresas indesejáveis nos seus invades o que pode ferrar legal o rolê;
  • Se não conseguir bastante coisa nos seus invades pode acabar tendo tornado seu pick inútil, já que não aproveitou o potencial dele;
  • Não é um jeito de se jogar fácil e requer bastante prática e noção de jogo e timing de buffs e objetivos.

Abuse dos vacilos do adversário e tente puni-lo ao máximo, aliás, essa é a alma desse playstyle.

ENTENDA O PLANEJAMENTO DO SEU ADVERSÁRIO

Tendo em mente a rota inicial de cada campeão, é possivel entender onde o jungle inimigo está aproximadamente. Observe no ínicio do jogo quanto tempo cada campeão demorou pra chegar em sua respectiva lane, geralmente, quem chegou mais tarde ajudou o jungler, logo, você consegue desenhar na sua cabeça uma rota esperada que ele fará.
Exemplo, digamos que você viu o top chegando junto com os minions e a bot lane demorou alguns segundos. Isso já indica que a bot lane estava ajudando o jungle a fazer os golens/sapo. Assim, você sabe que se ele for gankar o bot, ele vai estar no máximo level 2 e, em casos como amumu, master yi ou até rek’sai, você não terá grandes dificuldades pra evitar um gank. Ao mesmo tempo, você sabe que essa rota pode significar um gank cedo no top no level 3, após fazer os 2 buffs.
Ao longo da partida, procure marcar o tempo dos buffs inimigos pra prever aonde ele vai estar. Exemplo, o primeiro buff, geralmente, é feito por volta dos 2:25, assim, sabemos que por volta dos 7:25, esse buff estará disponível e podemos reagir de acordo:
– Wardando para um possível roubo
– Observando a movimentação do jungle adversário, se ele estiver do outro lado do mapa, você pode roubar esse buff.
– Prevendo a movimentação do jungle adversário. Mesmo que ele não se mostre, mas você note a saída do mid e retornando com o blue, você sabe que ele está por perto e se pode ou não agressivar.
– Prevendo a continuação da rota dele. Que campos ele vai limpar? Ele sustain pra ficar mais quanto tempo antes de voltar pra base? Etc

O JOGO MENTAL

A jungle, acima de tudo, é um jogo mental. Se você entender a mentalidade do seu oponente, você vai estar sempre um passo a frente dele. Entenda o estilo de jogo dele: Quantas vezes ele já te invadiu? Ele está wardando sua jungle? Ele está campando alguma lane? Ele pretende fazer o dragão antes dos 5 minutos de jogo? Essas respostas são percebidas ao longo do jogo e cabe a você “ler” isso.
Um exemplo clássico é ver um Shaco inimigo de ignite, uma leitura simples é perceber que, provavelmente, ele vai querer te invadir, e muito. Uma resposta básica para isso, é fazer uma rota de limpeza dos campos não convencional para evitar encontros com ele no inicio do jogo e manter sua jungle wardada, principalmente, comprando uma pink o mais rápido possivel.

Essa leitura (ou por sorte, algumas vezes) permite que você faça o counter gank. Counter gank é, basicamente, dar um gank em cima de um gank. Parece estranho, mas é isso mesmo. A base dele, é dar a falsa impressão pro seus adversários de que eles tem a vantagem em te gankar.
Outro exemplo muito visto, é empurrar sua lane com o jungler esperando na moita da lane, o jungle adversário ganka sua lane acreditando em um 2×1, mas na realidade, é um 2×2 com o fator surpresa ao seu lado.

INVADINDO A JUNGLE

Invadir a jungle é algo que tem um alto risco, porem, alta recompensa. Alto risco pois você está se expondo em um lugar muito longe de seus aliados, especialmente da suas torres, e alta recompensa porque você pode roubar buffs e previnir que o jungle inimigo gank rotas, forçando ele em duelos. A situação mais recomendada para um invade é um campeão carnívoro contra um herbívoro, pelas características já citadas.

Vale ressaltar que existem outros aspectos a se observar:
Qual é a situação atual das outras lanes? Quem está ganhando e quem está perdendo? Quem tem capacidade de te acompanhar no seu invade? Até que level vale a pena eu forçar esses encontros?
As respostas pra isso podem potencializar suas chances de sucesso ou fracasso em uma invasão, não adianta nada você ser um Jarvan contra um Amumu, sendo que suas lanes estão todas sofrendo pressão. Muito provavelmente elas não serão capazes de te auxiliar, enquanto as lanes inimigas, vão. Especialmente se tratando de soloQ, onde a comunicação é muito escassa, tenha duas vezes mais certeza de que seus companheiros são capazes de se juntar a você em um potencial 2v2 ou 3v3.

Não vou mentir, uma das piores sensações de jogar como um jungler, é ver sua jungle sendo invadida. A essa altura do jogo, provavelmente todos seus aliados estarão jogando a culpa em você, te chamando de inúmeros nomes (não são nomes bonitos, garanto) e apontando como você é um péssimo jogador. Nessas horas, apenas mantenha a calma, invista, e muito, em wards, especialmente em uma pink BEM defensiva para que pelo menos uma porção do mapa você tenha visão. Peça calmamente para seu time ajudar e procure ficar muito atento a qualquer campeão inimigo desaparecido da lane, eles estão provavelmente te caçando também.

CONSIDERAÇÕES E DICAS FINAIS

Existem outros no jogo além de você. Não espere que o jungle esteja presente exclusivamente na sua lane.

Lembrem-se, o papel do jungler não é ganhar a lane pra você, especialmente se você está perdendo ela sem a ajuda do jungler inimigo, não culpe o seu jungler. Sério, não culpe ele por levar um gank, isso não faz sentido algum.

Quando um jungler gankar sua lane com sucesso, muitas vezes, vale a pena empurrar os minions pra torre adversária, dessa forma, fazendo com que o inimigo perca xp e ouro.

Campar é uma forma de se jogar, não se irrite quando isso acontecer com você, e sim, use isso a seu favor! Faça ele perder o máximo de tempo possível na sua lane, use wards para desperdiçar todo o tempo possível do jungle adversário e principalmente, não perca a cabeça. O jogo é mais do que a fase de rotas!

Não fique bravo porque o jungle pegou o abate, ele pode levar essa vantagem pra outras partes do mapa! Pode não ser o ideal, mas com certeza, mal não vai fazer.

Quando você for o jungler, warde. Warde muito, warde até seu suporte ficar com inveja de ver o quanto você warda. Seu papel como jungle é ter controle do mapa e grande parte disso vem especificamente das wards.

Não espere que um jungler vá à sua lane quando você está 0/4 sem flash. A chance dele ir e perder tempo (ou piorar ainda mais a situação) é muito grande. Permita que ele ajude outras lanes pra ganhar o mid game.

 

É isso galera! Espero ter falado, pelo menos um pouco, de tudo sobre a jungle. Deixem suas dúvidas nos comentários e até a próxima!