Falta menos de um mês para o Mundial 2017 e já temos 10 equipes classificadas para a competição, de um total de 24. Em uma mistura de classificações antecipadas e finais eletrizantes, equipes de várias regiões já estão garantindo suas vagas no campeonato mais importante do ano.

Na sexta-feira (25) aconteceram as semifinais da LPL (liga chinesa), o qual tivemos séries super disputadas. Além de definir os finalistas do campeonato, também foi definida a primeira equipe chinesa a estar classificada para o Mundial, que inclusive vai acontecer na própria China.

No primeiro confronto do dia, a EDward Gaming (EDG) acabou levando a melhor sobre a Invictus Gaming onde venceu a série por 3-2, garantindo assim sua classificação para a final. A EDG terminou a fase regular na primeira colocação do grupo A e por isso teve sua vaga garantida nessa semifinal, enquanto que a Invictus acabou terminando na terceira colocação, e assim teve que disputar as oitavas de finais, onde venceu a SN Gaming por 3-0, e posteriormente as quartas de finais, onde venceu a tradicional OMG por 3-1.

Já na segunda semifinal, a ROYAL NEVER GIVE UP (RNG) venceu a atual campeã chinesa Team WE, também por 3-2, e além de garantir sua vaga na grande final, também  é a primeira equipe chinesa a garantir classificação para o Mundial 2017.A RNG terminou a fase regular na primeira colocação do grupo B e por isso teve vaga garantida nas semifinais. A Team WE terminou na segunda colocação do grupo A, e assim teve vaga direta nas quartas de finais, onde venceu a Newbee por 3-0.

Neste sábado (26), tivemos a vitória da Invictus Gaming sobre a Team WE na disputa por terceiro lugar da LPL, a EDG também garantiu sua vaga no mundial 2017, já que mesmo que fique na segunda colocação, terá mais pontos de circuito que a WE. A final entre RNG e EDG acontece no dia 01 de setembro e começa aproximadamente as 5 horas da manhã, com transmissão nos canais oficiais da Riot Games.

Além dos dois times chineses, tivemos a vitória da Longzhu Gaming sobre a SK Telecom T1 por 3-1 na final da LCK que aconteceu neste sábado (26). Assim a Longzhu ficou com o primeiro seed coreano e a SKT com o segundo. A região ainda tem mais uma vaga que será decidida no torneio regional.

Na LJL, a Rampage conquistou  também neste sábado (26) o título do campeonato ao vencer a DetonatioN FocusME por 3-2. Com a vitória, o time japonês também garantiu sua vaga no Mundial, e ira jogar na fase de entrada da competição.

Outra final aconteceu também aconteceu neste sábado (26), onde a Gigabyte Marines venceu a Ascension Gaming por 3-0 na final da GPL. Vale lembrar que a Marines teve o melhor desempenho entre as equipes IWC no MSI 2017, e por isso sua região conta com duas vagas, uma diretamente na fase de grupos do Mundial e uma na fase de entrada. Como a Marines foi a campeã de sua liga, ela já está classificada para a fase de grupos, enquanto que a Ascension Gaming e Young Generation, irão disputar a segunda vaga neste domingo (27).

Times já classificados para o Mundial 2017

Flash Wolves (LMS)
AHQ (LMS)
Team SoloMid (LCS NA)
Longzhu Gaming (LCK)
SK Telecom T1 (LCK)
Kaos Latin Gamers (LAS)
1907 Fenerbahçe (TCL)
ROYAL NEVER GIVE UP (LPL)
EDward Gaming (LPL)
Rampage (LJL)
Gigabyte Marines (GPL)

Vale lembrar que na LCS NA e LPL, ainda não ocorreram as finais dos seus respectivos campeonatos, mas a RNG, a EDG e a TSM já estão classificadas por pontos de circuito, mas ainda podem conseguir o título e assim conseguir a vaga de seed 1 (dada a campeã do segundo split).