Froggen saiu, Yellowstar saiu e a Gambit não existe mais. Contudo, não existem motivos para duvidar que a LCS EU continuará sendo fonte de grande entretenimento e com um alto nível competitivo.

Nesse mesmo momento ano passado Febiven era pouco conhecido, todos duvidavam da capacidade da Fnatic e a Origem ainda era apenas uma organização que recentemente se formara e jogaria a Challenger Series. Um ano depois, essas duas equipes retornam a LCS com o respeito de semifinalistas no campeonato mundial, provando a todos o potencial europeu no League of Legends.

A pré-temporada foi muito movimentada no ocidente, e a LCS EU não ficou de fora dessas grandes mudanças, por isso é hora de conferir o novo visual dos times! Vale lembrar também que a mudança de formato só entrará em vigor no próximo Split!

Horário do Spring Split (Brasília) : 15:00 – 20:00 nas quintas e sextas-feiras.

Elements

Elements

    Nick Nome Role
Steve Etienne Michels Top/Topo
Gilius Berk Demir Jungle/Caçador
Eika Jérémy Valdenaire Mid/Meio
MrRalleZ Rasmus Skinneholm AD/Atirador
sprattel Hampus Abrahamsson Support/ Suporte

 

Nesse momento ano passado a Elements era Favorita para o título do campeonato, um ano depois e a equipe é a favorita ao rebaixamento automático. Poucas coisas positivas sobre ela podem ser descritas, Gilius e Steve formam a parte mais formidável da equipe e ainda assim são jogadores medianos, que não conseguiram se firmar em nenhum momento como jogadores consistentes.

MrRallez é um atirador consistente mas não é o tipo de pessoa que puxa a responsabilidade e carrega o time, enquanto Sprattel, previamente conhecido como PomisQ, nunca apresentou bons jogos na LCS e foi rapidamente removido do antigo roster da Elements. A equipe é completada por Eika, um mid laner que veio da Challenger Series EU onde era muito ofuscado por Sencux e Perkz, o que é um péssimo sinal quando verifica-se que competição na rota do meio é ainda mais talentosa na LCS.

O coach Nyph pode até buscar um milagre, mas o destino da Elements na LCS parece selado, e a organização hoje deve se arrepender profundamente de não ter vendido sua vaga pela oferta de 400 mil dólares.

Fnatic

Fnatic logo

Nick Nome Role
Gamsu Noh Yeong-jin (노영진) Top/Topo
Spirit Lee Da-yoon (이다윤) Jungle/Caçador
Febiven Fabian Diepstraten Mid/Meio
Rekkles Martin Larsson AD/Atirador
NoXiAK Lewis Simon Felix Support/ Suporte

 

Com um roster intimidador em uma primeira visualização, a Fnatic parece ter construído uma equipe capaz de continuar o sucesso da organização e manter a tradição de chegar às finais. Contudo, um olhar mais atento revela que existem alguns problemas importantes que podem prejudicar massivamente a equipe caso o treinador Deilor não se dedique para sua correção.

Quando Yellowstar deixou a equipe ele deixou mais do que sua história e suas mecânicas dentro do jogo, Yellowstar levou consigo o brilhante shotcalling que colocou a equipe nas semifinais do mundial e também a autoridade que ele exercia sobre os jogadores. Sem Yellowstar, não se sabe como a equipe irá se comportar dentro da partida, e não existem indícios de que Noxiak tenha herdado essa capacidade. A comunicação também pode ser um grande problema, visto que Spirit não tem a mesma facilidade com o Inglês que Reignover possuía.

Até mesmo o estilo dos jogadores não parece se complementar da forma que deveria, Spirit é um carregador e demanda muitos recursos, assim como Gamsu, Febiven e Rekkles. Não existem recursos suficientes para suprir a ganância dos 4 jogadores, e algum deles terá de alterar seu estilo para que o time consiga o sucesso e não repita o caminho traçado pela chinesa OMG no ano de 2015.

Dito isso, a FNC conta com grandes nomes e procurou expandir sua Staff para substituir IzpAH e Jarge, fatores que podem auxiliar a equipe na busca pelo 6 título europeu. Apesar de não ser uma equipe madura, as lições da história não devem ser menosprezadas: a Fnatic sabe construir campeões.

 

Giants

Giants logo

    ID Nome Role
Atom Peter Thomsen Top/Topo
k0u Tri Tin Lam Jungle/Caçador
xPePii Isaac Flores Mid/Meio
Adryh Adrián Pérez AD/Atirador
G0DFRED Oskar Lundström Support/ Suporte

A giants gaming mostrou-se promissora em alguns momentos no ano de 2015, mas a baixa versatilidade na champion pool e a sua incapacidade de evoluir em um nível macro determinaram que a equipe seria incapaz de continuar avançando no campeonato.

Desde lá a equipe alterou dois jogadores de seu roster visando adicionar k0u, outrora promissor jungler europeu que passou o último ano jogando em diversos times fracassados na challenger series, e Atom, um jogador vindo diretamente da Soloq Eu.

Apesar das mudanças é bem provável que a responsabilidade ainda resida nos braços de Pepi, que deve continuar a carregar o time com % de dano absurdas. A champioon pool mais vasta de Atom e k0u podem ser bons atrativos para a equipe, mas o que vai determinar o sucesso da Giants é a sua capacidade de se adaptar as novas estratégias do jogo.

         G2Gamers2 logo

    ID Nome Role
Kikis Mateusz Szkudlarek Top/Topo
Trick Kim Gang-yun (김강윤) Jungle/Caçador
PerkZ Luka Perković Mid/Meio
Emperor Kim Jin-hyun (김진현) AD/Atirador
Hybrid Glenn Doornenbal Support/ Suporte

 

A organização criada por Ocelote finalmente chegou a LCS EU, debutando o melhor roster que a organização possuí desde sua criação em 2014.

PerkZ e Hybrid são concorrentes para os maiores talentos que subiram da challenger series em 2015, disputando o título de maior promessa com Sencux. Além de serem sólidos jogadores, os dois possuem uma clara identificação de suas funções na equipe, o que garante sua consistência. Trick e Emperor misturam potencial com experiência, e apesar da falta de sucessos dos dois jogadores, é importante considerar como o ambiente desagradável impactava seu gameplay nas suas últimas equipes.

Kikis, o maior criador de pocket picks do último Split, é um jogador que apesar de ter se tornado famoso na jungle iniciou sua carreira na top lane, o que deve garantir certa segurança para sua transição.  A G2 vem com bastante força e pode surpreender no Split, sendo forte candidata a uma das vagas nos playoffs.

 

H2K Gaming

H2K logo

    ID Name Role
Odoamne Andrei Pascu Top/Topo
Jankos Marcin Jankowski Jungle/Caçador
Ryu Yoo Sang-ook (유상욱) Mid/Meio
FORG1VEN Konstantinos Tzortziou AD/Atirador
VandeR Oskar Bogdan Support/ Suporte

A pré-temporada parecia um desastre para a H2K quando Kasing e Prolly deixaram a equipe e a organização se envolveu em uma polêmica para a contratação de Svenskeren. Apesar do início ruim, a H2k termina a pré-temporada com uma equipe fantástica, apresentando melhoras significativas nas 3 alterações que a equipe realizou.

Vander e Jankos trazem a sinergia que possuíam na Roccat, enquanto Ryu e Odoamne são jogadores consistentes e que sempre cumprem seu papel na partida. A presença desses 4 jogadores de bastante impacto garantem que pela primeira vez Forg1ven tenha um time que realmente permita o brilhante atirador demonstrar todo seu potencial, resta saber se o jogador está disposto a superar seus problemas fora do jogo e expandir sua pequena champion pool.

A staff da h2k também recebeu uma grande aprimorada, visto que além do retorno do Coach Prolly a equipe ainda conta com a presença do analista Veteran e da emblemática figura de IzPah, antigo manager da Fnatic em 2015. A equipe já demonstrou seu potencial ao saber aproveitar erros e vencer um jogo da coreana Ever, resta saber se eles conseguem se desenvolver o suficiente para se tornarem os próximos reis do competitivo europeu.

         Origen

origen

    ID Name Role
SoAZ Paul Boyer Top/Topo
Amazing Maurice Stückenschneider Jungle/Caçador
PowerOfEvil Tristan Schrage Mid/Meio
Zven Jesper Svenningsen AD/Atirador
mithy Alfonso Aguirre Rodriguez Support/ Suporte

 

A origem chega para a LCS 2016 com um esquadrão muito semelhante ao que atingiu as semifinais do campeonato mundial da temporada 2015, apresentando apenas a adição de PowerOfEvil na mid lane, com xPeke assumindo um posto de substituto e afirmando que apenas jogará quando tiver tempo suficiente para treinar com qualidade.

Com sua nova adição a Origem já venceu a IEM San Jose e demonstrou que continua afiada, chegando como favorita para levar o título da LCS EU.  Mithy e Amazing possuem a melhor sinergia da região e ambos podem disputar a posição de melhor jogador em sua role na Europa, além de serem os melhores shotcallers da EU LCS agora que Yellowstar deixou a competição. Soaz e POE também aparecem como destaques da região, sendo capazes de grandes performances e completamente adequados a carregar jogos importantes, além de provocarem banimentos exóticos com sua vasta Champion pool.

Além dessa coleção de talentos a equipe possuí a maior revelação entre os atiradores ocidental, Zven (Niels), o que garante que a equipe possua um atirador consistente que não tem medo de se arriscar para oferecer o máximo de dano possível. Por contar com 5 grandes jogadores e uma grande sinergia, a Origem é a favorita para levantar o caneco europeu e coroar Soaz e xPeke com o tetracampeonato.

 

         Splyce

 

R C ID Name Role
Wunderwear Martin Hansen Top/Topo
Trashy Jonas Andersen Jungle/Caçador
Sencux Chres Laursen Mid/Meio
Kobbe Kasper Kobberup AD/Atirador
Nisbeth Nicolai Nisbeth Support/ Suporte

Anteriormente conhecida como Dignitas EU, a Splyce chega com bons jogadores e uma staff formidável, contando com o famoso Yammato Cannon para comandar o time de jovens talentos dinamarqueses.

Trashy era o antigo jungler da H2K quando a equipe ainda era da Challenger Scene, tendo passado por diversas equipes e sendo o ponto mais brilhante de uma decepcionante Enemy ano passado. Wunderwear, Kobbe e Nisbeth também são jogadores promissores, principalmente o top laner que rapidamente se adapta a novos campeões e não tem medo de utiliza-los num ambiente competitivo.

Mas a verdadeira estrela da equipe é Sencux, o mid laner que foi cogitado como sucessor de xPeke na Origem e que demonstrou grande maestria dentro da challenger series, com precisão e qualidade no seu gameplay. A Splyce é uma equipe interessante e que deve se manter na LCS enquanto seus jogadores ainda adquirem experiência antes de procurarem grandes títulos.

Roccat

Roccat logo

R C ID Name Role
Freddy122 Simon Payne Top/Topo
Airwaks Karim Benghalia Jungle/Caçador
Betsy Felix Edling Mid/Meio
Safir Karim Tokhi AD/Atirador
Edward Edward Abgaryan Support/ Suporte

 

Airwarks, Freddy122 e Edward poderiam ser um grande trio em 2014, mas infelizmente essa é a LCS 2016, e eles tem muito trabalho a fazer antes que possamos novamente credita-los como grandes jogadores.

Betsy e Safir (Jebus) são jogadores bem medianos, que não tem a capacidade que outros jogadores de sua role na Europa possuem, o que deve dificultar a efetividade da equipe. A Roccat também perdeu parte de sua staff e todos tem de se adaptar a entrada de 5 novos jogadores, uma tarefa colossal no pouco tempo que a equipe ficou unida.

A Roccat pode esperar que Airwaks e Freddy retornem triunfalmente e Edward consiga desenvolver seu jogo, mas é bem provável que a equipe lute com a Elements pela parte de baixo da tabela.

Vitality

R C ID Name Role
Cabochard Lucas Simon-Meslet Top/Topo
Shook Ilyas Hartsema Jungle/Caçador
Nukeduck Erlend Våtevik Holm Mid/Meio
Hjärnan Petter Freyschuss AD/Atirador
kaSing Raymond Tsang (曾家星) Support/ Suporte

Após ter adquirido a vaga da Gambit Gaming, a recém criada Vitality chegou para disputar pelo topo da LCS EU. Contando com uma staff de qualidade nas mãos do técnico Shaunz e um elenco recheado de jogadores com um grande potencial, a equipe promete criar bons jogos no campeonato.

Shook, Nukeduck e até mesmo Cabochard são grandes jogadores da sua região mas apresentam um problema muito grande em relação a consistência, visto que em alguns jogos conseguem fazer milagres (Shook foi o responsável pelo perfect game que a Alliance protagonizou contra a Najin White Shield em 2014) e em outros simplesmente desaparecem.

KaSing e Hjarnan não apresentam o mesmo problema que seus companheiros, sendo capazes de grande consistência em seus jogos e trazendo também a sinergia que a dupla possuía na H2K.  A Vitality precisa superar seus problemas de inconsistência se deseja desafiar os times mais antigos pelo título europeu, mas mesmo que não os supere continua sendo uma equipe capaz de chegar aos playoffs.

Unicorns of Love
uol

    ID Name Role
Vizicsacsi Kiss Tamás Top/Topo
Diamondprox Danil Reshetnikov Jungle/Caçador
Fox Hampus Myhre Mid/Meio
Steeelback Pierre Medjaldi AD/Atirador
Hylissang Zdravets Galabov Support/ Suporte

A primeira coisa que sabemos sobre a nova UOL é que ela será divertida. DiamondProx é um criador, talvez o maior inovador da história do LOL, e ele jogará no mesmo time que Vizicsacsi, o cara que colocou seu time na LCS utilizando Poppy pre-rework, o que garante que teremos um desenvolvimento muito interessante por parte da equipe visto que é bem evidente que esses jogadores não tem medo de ousar apresentando novidades.

Fox e SteelBack são jogadores medianos, mas consistentes, o que garante que pelo menos a equipe terá jogadores que saibam cumprir suas funções sem destruir partidas sozinhos. Steelback também é um jogador muito mais promissor que Vardags, o que garante que Hylissang tenha uma vida muito mais fácil da bot lane e possa utilizar campeões diferentes além de Morgana e Thresh, fundamentais para proteger seu antigo e ineficiente atirador.

Com um estilo agressivo na ponta de cima do mapa e uma capacidade de se manter dentro do jogo na parte de baixo, a UOL pode ser uma surpresa positiva no campeonato e é forte candidata aos playoffs.