O Ninjas in Pyjamas é campeão da Intel Extreme Masters Oakland de CS:GO! A conquista veio após a vitória de virada sobre a SK Gaming por 2 mapas a 1 (4-16 na Train, 16-14 na Cache e 16-14 na Cobblestone). Pelo título, a equipe composta por GeT_RiGhT, f0rest, pyth, Xizt e friberg embolsou uma premiação de 125 mil dólares. Já a SK Gaming, pelo vice-campeonato, faturou 50 mil dólares.

O primeiro mapa da grande final da IEM Oakland, foi a Train, mapa de escolha dos brasileiros. Apesar de perder o pistol round, a SK Gaming venceu o round forçado e os dois rounds seguintes, colocando no placar 3-1 a favor dos brasileiros. Depois disso, as equipe trocaram rounds até o placar de 5-3 para a SK Gaming, momento este que a partida desandou para o Ninjas em Pyjamas.

Com a mira em dia e contando com uma grande atuação coletiva, a SK Gaming venceu 5 rounds seguidos e colocou no placar uma vantagem de 10-3. A NiP até que venceu um round, mas a primeira metade do mapa terminou com uma larga vantagem para os brasileiros, 11-4.

Na virada de lados, a SK Gaming venceu o pistol round atuando do lado CT e ao confirmar os dois rounds seguidos e o primeiro round armado do segundo half, abriu 15-4 no placar e teve 11 match points para fechar a partida. Logo na primeira oportunidade, o time brasileiro aproveitou o embalo e conseguir vencer o primeiro mapa com grande facilidade, 16-4 SK Gaming e 1 a 0 na série.

No segundo mapa do confronto, Cache, a SK Gaming venceu o pistol round atuando do lado CT e venceu também o round seguinte. Porém, o NiP levou a melhor no primeiro armado da partida e conseguiu empatar o confronto logo em seguida. As equipes trocaram rounds até que quando o placar apontava 3-3, o NiP encontrou seu jogo e passou a não dar a mínima chance para os brasileiros.

Contando com grandes atuações de Jacob “pyth” Mourujärvi e Patrik “f0rest” Lindberg, o Ninjas in Pyjamas emplacou uma sequência de 7 rounds e garantiu a vitória da primeira metade do mapa. A SK Gaming venceu os dois últimos rounds do half e diminuiu a diferença para 10-5 a favor dos suecos.

No segundo half, o Ninjas in Pyjamas garantiu o round pistol com direito a dois abates sensacionais e ao vencer o round seguinte, colocou no placar uma vantagem de 12-5 no placar. Essa vantagem poderia ter sido maior, se não fosse uma grande jogada de Marcelo “coldzera” David, que com sua Desert Eagle matou 2 adversários com duas balas e encaminhou o round para a SK Gaming, 12-6.

A grande jogada de coldzera acordou o time da SK Gaming, que emplacou uma sequência de 5 rounds seguidos e diminuiu a desvantagem para 12-10. O NiP até venceu um round e colocou 13-10 no placar, porém a SK conseguiu vencer o round seguinte e quebrou a economia sueca, o que abriu caminho para que o time brasileiro empatasse a partida em 13-13.

Depois do empate, as equipes trocaram rounds e o placar ficou em 14-14. E mesmo tendo deixado a SK Gaming empatar a partida, o Ninjas em Pyjamas mostrou porque chegou a esta final. O time sueco venceu o round seguinte e na única oportunidade que teve para fechar o mapa, não desperdiçou e venceu a partida por 16-14, empatando a série em 1 a 1.

No mapa de desempate, Cobblestone, o NiP saiu na frente e venceu o round pistol atuando do lado Terrorista. Depois disso, a equipe sueca venceu os dois rounds seguintes e abriu 3-0 no placar. No primeiro armado da partida, a SK Gaming levou a melhor, porém, no round seguinte o Ninjas in Pyjamas venceu e quebrou a economia brasileira, fazendo com que o time sueco abrisse 5-1 no marcador.

A partir daí, as equipes trocavam rounds com a vantagem a favor do time sueco sempre variando em 4 ou 5 rounds. Isso foi acontecendo até o final do primeiro half, vencido por 10-5 pelo Ninjas in Pyjamas.

Com a virada de lados, a SK Gaming levou a melhor no pistol round e confirmou os dois rounds seguintes, diminuindo a vantagem sueca para 10-8. No entanto, no primeiro armado do segundo half, o NiP levou a melhor e colocou 11-8 no marcador.

A partir daí, o time brasileiro conseguiu colocar a cabeça no lugar e ao vencer três rounds seguidos empatou a partida e fez com que a grande final ficasse ainda mais emocionante. Logo após o empate, a SK Gaming virou a partida depois de um clutch sensacional de Epitácio “TACO” Pessoa e abriu vantagem de dois rounds ao segurar o eco do time sueco, 13-11 SK.

A SK Gaming conseguiu manter a vantagem de dois rounds até o 14-12, momento em que o time sueco conseguiu levar a melhor mesmo num forçado e aproveitando o embalo empatou novamente a partida, 14-14.

No round seguinte, o Ninjas in Pyjamas conseguiu segurar a tentativa brasileira de invadir o bombsite A, graças a um bom trabalho de f0rest e Christopher “GeT_RiGhT” Alesund e conquistou o match point. Depois disso, aproveitando o forçado da equipe brasileira, o NiP aproveitou o único match point que tinha e venceu o mapa por 16-14, vencendo de virada a IEM Oakland por 2 a 1.