Buscando diminuir o vício em jogos online e também problemas como miopia, o governo chinês anunciou que adotará novas medidas restritivas em relação a jogos online no país. Em um documento publicado no site oficial do governo, os jovens entre 8 e 18 anos terão um tempo máximo para jogos online durante a semana. Um limite de gasto de dinheiro com esses jogos também foi estabelecido.

Os menores de idade só poderão jogar 90 minutos (uma hora e meia) por dia, entre segunda e sexta. Para os finais de semana e feriados o tempo é prolongado para 180 minutos (três horas). A restrição de tempo máximo não é a única imposta. Os jovens também não poderão jogar entre 22h e 8h.

O gasto de dinheiro com os jogos online também será limitado e irá variar de acordo com a idade do menor de idade. Pessoas com menos de 16 anos poderão gastar no máximo 200 yuan por mês, algo em torno de 118 reais. Já os jogadores que possuem entre 16 e 18 anos, terão um limite mensal de 400 yuan, o que dá 236 reais.

A China é bem severa com relação a jogos e algumas de suas ações a fizeram perder o posto de maior potência de mercado em jogos do mundo, sendo ultrapassada pelos Estados Unidos, de acordo com um artigo da Newzoo.

As novas diretrizes serão aplicadas em todas as plataformas de jogos online que operam na China, e o governo trabalhará com a polícia para criar um sistema de identificação unificado entre as plataformas, esse que visa reconhecer e verificar a identidade e idade do usuário que está logando. De acordo com porta-vozes do governo, as medidas são importantes para preservar a saúde das crianças e protegê-las de vícios em jogos.