A fase regular do CBLoL 2019 chegou ao fim e o Flamengo fez uma campanha história, terminando a competição com 20 vitórias e apenas uma derrota. Após o jogo de domingo (24) contra a CNB, que será sua adversária na semifinal, Leonardo “Robo” Souza e Leonardo “Robo” Souza participaram da coletiva de imprensa. Confira:

 

brTT você está sentindo que esse é o melhor momento da sua carreira?

brTT: Com certeza! Muita gente vem falando isso também e eu posso confirmar que é o melhor momento da minha carreira. Eu acho que eu ter o time que tenho hoje faz com que isso seja possível. Eu nunca tive a oportunidade de jogar com um suporte tão bom assim, eu sempre quis isso, sempre esperei por isso e finalmente chegou. Isso está refletindo muito nos meus resultados e desempenho, até porque a bot lane não é só um jogador, são dois, é uma unidade os dois juntos. Ter um jogador do nível dele ao meu lado está fazendo todos falarem que eu estou na minha melhor fase, mas o Luci que quem está mais somando para isso se tornar uma realidade. É claro que o time todo está jogando muito bem, estamos com uma união muito boa dentro e fora de jogo, então sim eu estou na minha melhor fase.

brTt você acredita que o pbO foi”abusado” por pickar Vayne e não banir Draven, sabedo que é uma match-up muito desfavorável além de você jogar com o campeão?

brTT: Não só ele mas todo mundo que joga contra mim. Eu sou um ADcarry muito respeitado, jogo há muitos anos e a galera acha que eu sou melhor, então todos que jogam contra mim tem essa de querer ganhar mesmo sem pensar muito na jogada como aconteceu no dive de ontem ou nessa jogada no level 1 de hoje. Eu acho que faltou um pouco de respeito sim, pegar Vayne e não banir Draven, ele sabe que eu jogo e que esse é um match-up muito ruim para a Vayne.

Levando em consideração a possível classificação para torneios internacionais. como você avalia o brTT de hoje em comparação com o brTT de 2017 e 2018?

brTT: Um brTT muito mais experiente. o que vai mudar mais caso formos para o MSI é o grupo que estou agora, tanto no individual quanto no coletivo estamos jogando de uma forma que eu nunca vi outro time brasileiro jogar, nossa comissão técnica é muito boa e é uma coisa que eu nunca tive também, nunca tive o prazer de trabalhar com, então acho que esse vai ser o principal diferencial caso formos para o MSI e Mundial. Acho que temos grandes chances de trazer alegria.

Robo, dos top laners que estão nos playoffs, tem algum que você acredita ser um desafio a mais?

Robo: O top laner mais difícil de jogar contra entre os três times que estão nos playoffs é o Nyu, os outros top laners não têm um nível muito bom. Você tem que tomar cuidado com ele porque tem uns picks carrys que é chato de jogar contra, você não pode errar se não ele vai acabar desbalanceando o jogo. Os outros top laners eu não vejo nenhum pick que possa surpreender, que consiga fazer alguma coisa no jogo, então é só o Nyu mesmo que é um pouco mais difícil que os outros.

O Flamengo se classificou em primeiro lugar para os playoffs com várias rodadas de antecedência. Como o time encarou essas partidas que “não valiam nada”?

brTT: O principal não é nem a questão de respeito ao adversário mas sim ao seu próprio time. Todos os jogos do CBLoL você têm que levar com muita seriedade como um treino para a evolução do seu time no decorrer do campeonato. Se você entra em uma partida desfocado, sem dar o seu 200%, você pode acabar perdendo tempo da sua vida, perdendo partidas. Tem torcida apoiando e torcendo, esperando a vitória, e chega depois do jogo você fala que não estava dando o seu melhor ou coisa do tipo, pra mim isso não existe e não pode existir, é muita falta de profissionalismo em minha opinião. Mesmo que estejamos 15-1, no primeiro lugar, temos sempre que estar focados na melhora do time, todo time tem sempre algo a melhorar não importa o quão bom seja, então estamos sempre buscando isso em todas as partidas.

brTT, ontem em seu Twitter você demonstrou seu apoio ao time brasileiro de CS:GO MIBR. Você ficou muito abalado com o resultado deles? Você se inspira nesses jogadores de alguma maneira?

brTT: Foi uma coisa complicada, eu fiz um comentário lá e posso ter sido um pouco infeliz falando que eles não devem mais nada para ninguém, está todo mundo esperando a vitória, todo campeonato tem muita gente torcendo por eles e claro que devem a vitória para os torcedores, mas o jeito que a galera cobra e critica é muito pesado, ainda mais que esses jogadores são um dos únicos que já trouxeram alguma alegria para o Brasil no Esport, então ver a galera crucificando e não criticando é algo difícil de ver porque eu me coloquei no lugar deles, um dia quem sabe eu representar bem o Brasil e no próximo campeonato eu perder e a galera pegar tanto no pé assim é bem pesado, então eu acabei ficando chateado.

Simpsons são conhecidos por preverem o futuro e em seu episódio mais recente, um time brasileiro estava na final do Mundial. A expectativa da torcida sobre o possível bom desempenho do Flamengo em competições internacionais motiva o time a se superar?

brTT: Eu não acho que o fato de aparecer nos Simpsons é uma motivação a mais. O nosso foco desde o começo é chegar a uma final do MSI e quem sabe ganhar, não queremos simplesmente sair da fase de grupos. É claro que é muito legal ver a galera torcendo, mas eu diria que não é algo à mais sabe, o nosso foco é chegar lá e conseguir chegar na final.

Todos os jogadores do Flamengo vêm falando sobre jogar o MSI ou outros campeonatos internacionais, o que dá a impressão de que o time já espera o título do CBLoL. Para esse time, não vencer o CBLoL seria considerado um fracasso?

Robo: Eu acho que sim, com esse time tem 99% de certeza que vamos muito bom então eu já estou esperando o título. Temos que tomar cuidado óbvio, os times estão treinando bastante e temos que focar bastante, mas nós precisamos desse pensamento, se o time não pensar em ir bem internacionalmente, que é algo que nunca tivemos, nós nunca vamos bem. Os outros times eu vejo que foram campeões com a mentalidade de “eu quero ganhar no Brasil” e ai você ganha aqui e perde toda a motivação que tinha, então todo mundo está com aquela motivação de ir bem internacionalmente, se conseguirmos ir para o MSI nós vamos nos dedicar muito para conseguir ir bem lá também, que é o nosso objetivo. Não vamos relaxar e isso é uma coisa muito boa, pode parecer que é desumilde ou algo do tipo, mas os brasileiros precisam disso, se não tivermos essa mentalidade nunca vamos ir bem internacionalmente, Depois de ser campeã geralmente a galera relaxa, pega férias antes do MSI e quando chega lá perde para todo mundo. É bem complicado, mas o nosso time vais ser diferente, se conseguirmos vamos treinar muito mais para o MSI então é muito bom todos terem isso na mente, em minha opinião é sensacional.

brTT: Eu diria que está sendo um diferencial. A maioria das pessoas falam que isso ser arrogante, que não é certo fazer isso e que é melhor esperar ganhar o CBLoL, mas esse pensamento está fazendo está fazendo com que nossos treinos rendam muito mais. Tem cada erro que é muito pequeno e se formos pensar só no CBLoL daria para deixar passar, mas nós começamos pensar nos melhores times do mundo, tentamos minimizar ao máximo esses pequenos erros que no Brasil você pode cometer que não será punido mas caos estejamos jogando contra os melhores times do mundo vamos ser punidos com certeza. Sabemos que não ganhamos o CBLoL ainda mas o nosso foco é o MSI, jogar contra os melhores do mundo então temos que chegar lá nesse nível, não adianta ganharmos o CBLoL pra chegar lá e ter que treinar para tentar chegar no nível deles, então acho que esse está sendo o nosso diferencial.

O Flamengo irá jogar a semifinal do CBLoL 2019 contra a CNB no dia 06 de abril. Você pode conferir a cobertura completa da competição aqui no Mais Esports.