Lhes apresento a mais nova Coluna do LOLNews:

Matemática do LOL!

O League of Legends é um jogo de números, durante uma partida existem uma série de fatores que são importantes como Experiência e Gold.
Os jogadores estão sempre tentando ganhar experiência e gold para ficarem mais forte que seus adversários. HotshotGG falou uma vez que cada segundo que você não está ganhando gold nem experiência é uma vantagem a mais que você fornece para o inimigo.

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Nessa aula de hoje iremos mostrar alguns números de Experiência e Gold na Jungle. Você sabe quanto de experiência o blue te fornece? Quanto de experiência você precisa para atingir o level 6? Tempos de Respawn?

Então é isso ai o assunto de hoje são os Monstros Neutros da Jungle.
Na jungle temos 6 campos de minions:

  • Red Buff
  • Blue Buff
  • Lobos/Wolfs
  • Espectros/Wraiths
  • Double Golem
  • Wight ( Campo Novo da Jungle )

Agora vamos a alguns números!
Gold e Experiência.

Red Buff: 260 de experiência + 20 nos “Young Lizards”, 60 de gold + 7 nos pequenos. Totalizando 300 de XP e 74 de Gold.

Blue Buff: 260 de experiência + 20 nos “Young Lizards”, 60 de gold + 7 nos pequenos. Totalizando 300 de XP e 74 de Gold.

Wraiths/Espectros: 90 de experiência + 20 nos espectros menores. 35 de gold + 4 nos pequenos. Totalizando 150 de XP e 47 de Gold.

Wolfs/Lobos: 110 de experiência + 25 nos lobos menores. 40 de gold + 8 nos pequenos. Totalizando: 160 de XP e 56 de Gold.

Double Golem: 140 de experiência + 40 no Golem menor. 55 de gold + 15 no menor. Totalizando: 180 de XP e 70 de Gold.

Wight: 150 de experiência, 60 de gold. Totalizando: 150 de XP e 60 de Gold.
No exemplo de hoje fizemos 2 rotas e comparamos elas.

Rota 1: Blue, Wolfs, Red, Double Golem.

Rota 2: Red, Wraiths, Blue e Wight.

Importante notar que ambas começaram pelo lado mais perto da Bot Lane, simulando uma partida normal, onde você teria o Leash da Bot lane ( Oque é quase sempre a melhor opção ). Logo a Rota 1 foi feita pelo lado Roxo do mapa e a Rota 2 pelo lado Azul.

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As 2 rotas tiveram o mesmo tempo de execução. Vamos falar agora de números, qual rota deu mais XP? Qual rota deu mais Gold?

Rota 1: Blue (300 XP, 74 GOLD ), Wolfs ( 160 XP, 56 GOLD ), Red ( 300 XP, 74 GOLD ), Double Golem ( 180 XP, 70 GOLD ). = 940 de XP, 274 de Gold.

Rota 2: Red ( 300XP, 74 GOLD ), Wraiths ( 150 XP, 47 GOLD), Blue ( 300 XP, 74 GOLD ), Wight ( 150 XP, 60 GOLD ).  = 900 de XP  , 255 de Gold.

Ambas as rotas deixam o Jungler no level 3. A rota 1 te fornece uma pequena vantagem de Gold e Experiência que pode te ajudar bastante no futuro.
Podemos ver na tabela abaixo que para o Champion alcançar o level 6 ele precisa de 2400 de experiência.

Para Alcançar o Level: XP XP Acumulada
2 280 280
3 380 660
4 480 1140
5 580 1720
6 680 2400
7 780 3180
8 880 4060
9 980 5040
10 1080 6120
11 1180 7300
12 1280 8580
13 1380 9960
14 1480 11440
15 1580 13020
16 1680 14700
17 1780 16480
18 1880 18360

Para alcançar os 2400 de experiência você precisa após uma das 2 rotas acumular mais cerca de 1500 de experiência. Um valor que você precisaria fazer a rota toda mais de Uma vez.
Como os Buffs demoram 5 minutos para o seu Respawn. Na jungle a maior fonte de XP é o Double Golem, seguido dos Wolfs, e por último as Wraiths junto com a Wight.

Alguns junglers que tem um level 6 muito forte ( Nocturne, Amumu, Warwick, Skarner, Jarvan e etc. ) devem priorizar o Double golem, pois é lá que ele terá sua principal fonte de XP e Gold.
Existem vários estilos de jogos diferentes, tem o jogador que gosta de gankar bastante e aquele que fica 1 e até 2 minutos esperando na bush para a hora certa da emboscada. Mas lembrem-se que o Jungler não pode ficar muito atrás na XP. Principalmente pelo fato de vários junglers tomarem a postura de Tank/Starter e eles precisam ter bastante Vida.

Nessa temporada o Smite está com um Cooldown bem baixo e acho legal utilizá-lo no Double Golem e na Wight enquanto no intervalo de 3 aos 7 minutos em que os Buffs ainda não retornaram.

Outra coisa que vale a pena falar é sobre o Upgrade da Machete para a Pedra espiritual ou para a Madred o mais rápido possível.
O Bônus de dano que você consegue adquirindo esses itens te ajudam a limpar mais rápido os campos da Jungle e te dão  uma velocidade considerável!

Bem galera, esse foi o primeiro Matemática do LOL, qualquer dúvida/feedback deixe nos comentários!