Tanker da LuxuryWatch Blue, Song “janus” Jun-hwa passou por cirurgia de pneumotórax.

O jogador foi hospitalizado para passar por uma cirurgia de pneumotórax — colapso pulmonar — e recebeu alta na última sexta-feira (23). A LW Blue não informou se janus vai poder jogar no jogo de terça-feira (27) contra a Lunati-Hai, equipe vencedora da segunda temporada do OGN APEX.

Não é a primeira vez que o jogador tem problemas com a condição médica. Em março, janus teve que ser hospitalizado às pressas, ficando indisponível para jogar e sendo substituído por Gye “r0ar” Chang Hoon na partida de terceiro lugar contra a Meta Athena. O jogador pôde se recuperar para voltar para a temporada três, iniciada um mês depois, mas voltou a ter problemas neste mês com o pneumotórax e, para não dificultar o tratamento, foi substituído antes de uma partida contra a equipe KongDoo Panthera.

Um pneumotórax espontâneo, de acordo com o Hospital Israelita A. Einstein e termos de layman, é um colapso pulmonar que ocorre como resultado de traumas físicos específicos, determinados procedimentos médicos ou doenças pulmonares. É uma doença que, quando severa, pode ser mortal se não tratada corretamente.

Inicialmente, aqueles que sofrem de colapso pulmonar sentem uma dor aguda na região do peito ou ombros, bem como uma extrema falta de ar. Esta condição ocorre quando o ar escoa para o espaço entre os pulmões e a parede torácica, colocando pressão no pulmão e impedindo que ele expanda como deve.

A condição médica costuma atingir homens jovens e magros, o que reflete o fato de que nos últimos sete anos ao menos seis jogadores profissionais conhecidos, como o jogador da Cloud 9 na época, Hai “Hai” Du Lam, que teve que abandonar o campeonato All-Star de League of Legends por causa da doença em 2014, informou o Kotaku. Má nutrição e problemas de saúde também aumentam o risco de ter pneumotórax.

O jogo entre LW Blue e Lunatic-Hai que vai definir os playoffs acontece no dia 27 de junho às 8:30 pela OGN Global. Não foi informado se janus vai ou não jogar a partida, mas a Lunatic-Hai jogou até então com um jogador a menos da line-up principal, WhoRU, que foi afastado temporariamente — e sem data exata de retorno — por mau comportamento.