Enquanto caiam os confetes e a TSM levantava o maior título de sua longa história, Jang-sik “Lustboy” Ham se firmava como o maior exemplo de sucesso dentre os coreanos que deixaram o conforto de seu país e foram se aventurar no ocidente.

A temporada 2014 de league of legends foi marcada pelo início das contratações de coreanos para atuar em diversas regiões,desde a popular contratação de Insec e Zero pela Star Horn Royal Club até contratações muito menos badaladas, como Shadow e Reset para o Brasil. Contando com 6 diferentes coreanos profissionais em seu solo durante a temporada 2014, o Brasil se destacou como grande apostador nesse tipo de abordagem, mas a verdade é que apenas a contratação de Winged causou uma “Revolução” em sua Role e nem mesmo o jogador atingiu tanto sucesso assim, fracassando em seu principal objetivo de representar o Brasil no campeonato mundial da temporada 2014.

[ad id=’8332′]

O cenário norte-americano também sofreu uma grande influência asiática durante o ano passado, inicialmente com a chegada da Chinesa LMQ na região e posteriormente com a adição de Seraph como top Laner da CLG e de Locodoco como Coach da TSM.A chegada de Locodoco como técnico da TSM, substituindo o lendário mid laner e dono da organização Reginald, teve um impacto gigantesco no desenvolvimento da contratação de Lustboy para substituir o inexperiente Gleeb, que sofreu com a díficil missão de preencher o vazio deixado por Xpecial.
Após seu pedido para deixar a única equipe que teve em sua bela carreira [MIG Blaze, Azubu Blaze e CJ Entus Blaze mantiveram suas características e boa parte de seu roster apesar das modificações de organização ] Lustboy recebeu diversas propostas para atuar no ocidente, sendo um dos poucos coreanos na época que estava realmente feliz e desejava muito se aventurar fora de seu país. A amizade do jogador com Locodoco e o peso que a TSM possuí no competitivo internacional conduziram o jogador ao time de maior torcida nos Estados Unidos da América.

lust e loco

Diferenças fundamentais

O maior segredo para o sucesso de Lustboy é bem simples:Não existe um segredo, a aposta de Reginald e Locodoco foi um sucesso devido a uma série de fatores, ligados diretamente a organização, a qualidades específicas do jogador e até mesmo as expectativas e cobranças da comunidade sobre o jogador.

Enquanto Seraph sofria sozinho no pavoroso ambiente de trabalho da CLG da temporada 2014 e se sentia pressionado pela comunidade graças ao grande Hype criado para o jogador, lustboy chegou sem muita pressão para ocupar o cargo de suporte deixado por Gleeb e ainda possuía seu melhor amigo como técnico da equipe. A TSM soube blindar bem o mesmo de qualquer tipo de pressão e contou com iniciativas bem interessantes para incentivar sua participação em todos os momentos do time, proibindo por exemplo o uso do coreano dentro da gaming house.

A personalidade semelhante ao estilo “Troll” de Wildturtle e Bjergsen somados ao seu conhecimento mediano do Inglês e a sua grande experiência em se adaptar a novos parceiros na lane (Emperor e Cpt.Jack já foram seus companheiros de lane) também foram fundamentais para sua adaptação, algo extremamente diferente do que temos visto com jogadores como Pigglet, que nunca teve uma personalidade de fácil sociabilidade e teve a presença de PoohManDu a seu lado durante toda sua carreira, fatores que dificultaram sua adaptação.

tumblr_ncvbiekMmA1taycgao1_1280

Quando Lustboy chegou aos estados únidos a própria comunidade não esperava tanto do jogador, o fato de que ele havia saído de uma organização que não figurava no top 3 da coréia somado a infeliz realidade de que dentro da própria CJ Entus o talento de lustboy vivia na sombra de Madlife ajudava a conter o hype da contratação da TSM.

O estilo de jogo da TSM também favoreceu o sucesso da adaptaçao, o time contava com Bjergsen, um jogador plástico e de força inquestionável na lane que frequentemente carregava a equipe, algo semelhante ao que Flame fazia em seus tempos de sucesso na Blaze. O estilo menos “carry” e mais focado em visão de Amazing e Santorin também guardam semelhanças ao estilo utilizado por DayDream durante sua participação na Blaze, e essa semelhança de estilo se tornava crucial para o sucesso da equipe em uma temporada que foi marcada pelo início da concepção de que suporte e jungler precisam de uma sinergia especial.

Clique Aqui Para ver a Promoção da LOLja

Uma prova de sucesso!

A vitória sobre a Cloud 9 no summer split de 2014, a bela participação da equipe no mundial de 2014, com direito a uma vitória contra a grande Samsung White, e a coroação na IEM Katowice só foram possíveis graças ao controle de visão proporcionado por lustboy e por sua capacidade de adaptação durante uma partida ou série. Destacando o fato de que, a primeira partida da recente final contra a WE teria um resultado completamente diferente se não fosse a brilhante partida da Annie de lustboy,cujo mesmo havia declarado ter muita experiência com o campeão uma vez que, costumava utilizar annie e morgana na bot lane antes mesmo de sua popularização. Se Bjergsen é o Batman carregando a TSM nos momentos de maior escuridão, Lustboy é o comissário gordon ascendendo o bat-sinal!