Durante bastante tempo o Rengar  ficou extremamente desaparecido do Competitivo. Aqui no Brasil era bem comum na Top lane, principalmente nas mãos do Leko (Top laner da paiN Gaming), hoje o pick do Rengar jungle é extremamente disputado.

Nessa Season (4) tivemos na jungle 3 picks que foram bem constantes: Lee Sin, Elise e Evelyn.
Nos últimos Patchs o Rengar  entrou para esse time dos principais Junglers que estão construindo a história desse temporada de League of Legends! Mas porque? Quais são suas vantagens? Desvantagens?

Rengar-jungle

Labareda Selvagem:

No competitivo tem praticamente 2 heróis que são vistos hoje fazendo a Labareda Selvagem (Evolução da Lanterna de Wriggle): Nocturne e Rengar (Porém, Nocturne é um pick bem menos comum e bem menos forte no meta atual que o Rengar ). Isso muda bastante a curva de crescimento do campeão na Jungle!

Geralmente Rengar Jungle farma o máximo possível até o level 6, ganks antes disso não são tão comuns no competitivo pois ele necessita bastante do seu ultimate. Durante essa etapa do jogo o Rengar é bem vulnerável, caso ele realize um gank no level 3 ~ 5 junto com o outro jungler se tornando um 2v2 ou 3v3 a vida do Rengar pode se complicar já que as chances do inimigo ter um campeão muito forte no Early Game como Lee Sin, Elise ou Jarvan são grandes.

No level 6 Rengar tem um grande impacto no jogo, sabendo onde o time adversário tem wards e tomando cuidado para não ser visto por elas ele estará sempre colocando pressão no mapa. Ele pode realizar um gank pela lane com muita facilidade usando o seu ultimate. Caso ele acerte alguns ultimates no início o snowball do gatinho começa!

Flexibilidade:

Rengar se adapta facilmente ao jogo e as necessidades do time. Caso ele consiga um Snowball ele pode comprar itens como Tiamat, Youmuu’s Ghost Blade e até Last Whisper.
Com uma build nesse estilo ele pode praticamente deletar os adversários squichs, pegando o alvo fora deposição.
( Quem se lembra do hi im gosu sendo burstado pelo Rengar Full AD? )

No competitivo é visto frequentemente uma build defensiva: Eles não terminam de fazer a lanterna no início do jogo comprando no máximo 1 item ofensivo como Tiamat, Yoummu, Hexdrinker e etc. Depois disso itens irão trazer mais utilidade como Randuins. A “Gema Ardente” ou “Kindle Gem” é frequentemente comprada no início do jogo (Vida e Cooldown Reduction! Precisa de mais algo?), o Item vira uma Solaris ou Spirit Visage.

Botas: Depende de cada Jungler, variando mais entre Botas de Mobilidade e Ionianas para Cooldown Reduction.
Obs.: Rengar Jungle é muito dependente de seu Ultimate por isso buildar Cooldown Reduction nele é tão comum!

Teamfights e Late Game:

Na maioria das lutas o Rengar Assassino pula no Carry inimigo e tenta matar ele o mais rápido possível(Causando uma grande quantidade de dano de uma só vez e com grandes chances de morrer depois caso o FollowUp do time não seja tão sincronizado), já o rengar com mais utilidade e mais “Tank” necessita de tentar se manter vivo o máximo de tempo possível para causar dano aos poucos.
Lutar dentro da Jungle ou no Rio é sempre vantagem devido a passiva do Gatinho, ele consegue saltar no alvo desejado com facilidade.

No Late Game Rengar é um dos campeões que pode praticamente mudar todo o curso do jogo pegando alguém fora de posição, em uma partida demorada uma morte pode custar o jogo! Principalmente se for do Mid Laner adversário. Com seu ultimate e os Buffs do Colar ele vai encontrar quem estiver longe do time.

Combo com Orianna:

Orianna é um dos top picks do mid atual, a campeã da bola é muito forte e tem um Ultimate que ganha jogos e transforma uma team fight difícil em uma vitória tranquila. Tendo o Rengar na Jungle a Orianna consegue colocar sua bola no Rengar e ele pode aparecer invisível no meio de todo o time adversário acertando um ShockWave em 4 à 5 jogadores! Esse combo define partidas.

Rengar no Oriente vs Rengar no Ocidente:

O Campeão é forte porém tem um estilo de jogo muito difícil dentro do Competitivo. Em uma comparação rápida o Rengar Jungle tem um aproveitamento muito maior na OGN e LPL do que na LCS. Na LCS americana ele ganhou apenas 3 de 14 jogos, já na euroupa ganhou 3 de 7. Já no campeonato Chinês (LPL) o gatinho ganhou 9 de 16 jogos e na coréia os seus status são absurdos, 7 vitórias de 9 jogos!

Rengar é um campeão forte atualmente mas precisa de um estilo de jogo diferente e bastante treino com o Gatinho! Já estamos vendo junglers brasileiro na BGL jogando de Rengar como SirT e Revolta.
Gostaram da análise? Grande parte dela foi retirada e traduzida do site Paravine (Recomendo!).

Leia também outras análises como a do Kog’Maw AP!

 

 

Compartilhar
Artigo anteriorRework da Soraka
Próximo artigoUzi Vayne Pentakill
Criador do LOLNews.com.br que mais tarde virou MaisEsports.com.br, atual CEO do Mais e-Sports, analista de League of Legends e entusiasta do esporte eletrônico. ACESSA: http://www.maisesports.com.br