Isso mesmo que você leu! Kog’Maw está novamente sendo usado na Mid Laner como AP Carry e pode ser um pick forte dentro do Patch Atual.
O site americano competitiveleague.com fez uma análise sobre o Kog’Maw AP, achei bem interessante e resolvi traduzir algumas partes da análise!

kog'maw-ap

Quem voltou com o Kog’Maw AP nessa Season e como?

No campeonato Chinês (LPL) o time LGD-GAMING trouxe a “novidade” para esse Patch. A LGD sempre teve um grande foco em banir mid laners do time adversário como Ziggs,Lulu, Orianna, Kassadin, Xerath e etc. Em uma partida onde vários picks do Mid são banidos fica mais fácil de trazer algo novo que condiz com o Meta atual!

Porque Kog’Maw AP é um bom Pick?

– Pick “Coringa”: Após ter feito o Pick de Kog’Maw o time adversário pode responder vendo ele como Mid Laner ou como ADC, com o Kog’Maw sendo um excelente ADC nesse Patch a tendência é que o time se prepare para enfrentar um Kog’Maw ADC e não um AP! Esse “Mindgame” é algo muito forte na fase de Draft.
– Excelente Poke que alcança a Backline fácilmente.
– Ótimo para “Turret Siege”: A expressão Turret Siege é utilizada quando o time se junta no mid para forçar a queda de torres inimigas, “cercando” eles e levando a torre aos poucos e conseguindo “desengajar” de possíveis iniciações adversárias. É bem comum ver esse tipo de estratégia com campeões que tem um bom Poke como a antiga Nidalee AP, o atual Ziggs, Xerath e etc.

Campeões que não eram tão utilizados no primeiro split da LCS e começam a ser extremamente presentes no segundo split:

kog'maw-ap

 

Essas mudanças vieram junto com o nerf de outros campeões como a LeBlanc e Kayle.
Kassadin tem uma ban rate altíssimo, e Ahri e Zed não estão tão fortes como eram na Season Passada, facilitando a vida de Campeões como Ziggs, Kog’Maw e outros.

[lightbox full=”https://www.maisesports.com.br/wp-content/uploads/2014/08/ap-kogmaw-1.jpg” title=”Draft com Kog’Maw AP”]
kog'maw-ap-1[/lightbox]

Como foi dito acima, um dos motivos do pick é a flexibilidade durante o draft. É sempre uma grande vantagem realizar um first pick em campeões que tem mais de uma função, um grande exemplo é a Lulu e o Gragas que são excelentes First Picks!
No draft acima a gente percebe que o Kog’Maw foi pickado durante a primeira fase de picks e o time adversário respondeu com a Leona (Um ótimo Pick contra um Kog’Maw ADC) porém quando a LGD fez a escolha do Lucian como ADC o pick da Leona já não era tão forte para a Botlane.

[lightbox full=”https://www.maisesports.com.br/wp-content/uploads/2014/08/ap-kogmaw-2.jpg” title=”Draft com Kog’Maw AP”]
kog'maw-ap-2[/lightbox]

O mesmo o corre na imagem acima, a SKt1 fez a escolha do Kog’Maw no início do Draft e o Twitch só veio aparecer no final surpreendendo a CJ Frost! Após o Kog’Maw AP ter sido jogar por Faker ele chamou a atenção das outras regiões.

Laning Phase:

Durante a Laning Phase ele tem dificuldades até o level 5 ~ 6 pois tem um wave clear muito pequeno  no início do jogo, campeões que conseguem empurrar bastante a lane conseguem praticamente deixar o Kog debaixo da torre no início do jogo.
É bem tranquilo de farmar debaixo da lane com o Kog’Maw devido ao seu W, ele consegue igualar o CS com a maioria dos mid laners na marca de 10 minutos.

Team Fight:

Durante Team Fights o Kog’Maw é excelente para “kitar” os adversários, e principalmente matar campeões que fizeram o engage do time adversário.
Mantendo um posicionamento perto do seu ADC os 2 conseguem causar bastante dano ao mesmo alvo, tornando o engage adversário cada vez mais difícil.
É bem difícil chegar em um Kog’Maw ap do lado de um Lucian, Ezreal ou Tristana e mesmo que sua front-line morra o Kog’Maw consegue causar dano de uma distância muito grande dificultando o time adversário a conseguir objetivos mesmo que tenha ganho uma luta. Um trabalho bem parecido com o do Ziggs e Xerath.

Controle de Objetivos:

Como foi dito, Kog’Maw é excelente para forçar a queda de torres adversárias e também para proteger suas torres. Durante o famoso Siege ele consegue mandar campeões mais squichs para a base acertando seu ultimate 2 vezes.

[lightbox full=”https://www.maisesports.com.br/wp-content/uploads/2014/08/ap-kogmaw-3.jpg” title=”Siege com Kog’Maw AP”]
ap-kogmaw-3[/lightbox]

Na imagem acima podemos ver o mid laner da World Elite deixando 2 campeões com pouca vida (Thresh e Lucian). Nesse momento a permanência dos 2 nessa área do mapa é bem arriscada e a única opção deles é voltar para a base e perder a torre.

Durante disputadas de Baron e Dragons o Kog’Maw AP consegue atrapalhar a vida do time adversário de uma distância muito longa. Iniciar um Baron com um Kog’Maw Ap vivo do outro lado resultar em uma catástrofe para o seu time.
Veja no vídeo abaixo como o dragon do time adversário fica bem mais arriscado após o Kog’Maw acertar apenas 2 ultimates

 

Bem galera, Traduzi bastante coisa do site competitiveleague.com e acrescentei algumas coisas.
Curta nossa página do Facebook e fique por dentro de tudo que acontece em Summoners Rift!