Depois de passar semanas dizendo que a JDG não conseguiria superar seus adversários, que a WE e RNG tinham os melhores adcs da liga e que era impossível superar Tian e Doinb, eles foram provando serie após serie que todos estavam errados, agora Zoom e companhia estão apenas a uma serie de consagrar uma campanha já histórica dentro da LPL.

Apesar da linda história de superação, é agora a hora do maior desafio, derrotar a atual campeã mundial IG e dona dos solo laners mais assustadores do mundo, superar Rookie e principalmente TheShy, parece ser uma tarefa que apenas Zoom pode cumprir.

Com um total de 8 solo kills só nesses playoffs, Zoom tem os melhores números da top lane ficando atrás apenas de TheShy. Um número interessante de se notar é a média de mortes por partidas, TheShy morreu em média quatro vezes por partida durante os playoffs e três vezes durante o regular, enquanto Zoom tem uma média 2 mortes por partidas em ambas as fases do campeonato.

Isso reflete muito bem como ambos jogadores se comportam principalmente durante a fase de rotas. Enquanto TheShy tem a tendência de ser muito agressivo e se expor bastante, principalmente quando já está atrás, Zoom é um jogador que apesar do alto número de solo kills durante esses playoffs, tende a jogar mais seguro e com campeões que vão escalar melhor para o resto da partida.

Imagem: Games of Legends

Deixando um pouco de lado os números, temos que ver como esses dois jogadores impactam seus times durante a partida, ambos são bastante participativos e tem altas porcentagens de dano dentro da equipe, porém ao meu ver cumprem funções um pouco diferentes.

Zoom é um porto seguro para JDG, ele nunca é de fato o foco de Flawless durante o começo das partidas, e mesmo sem ajuda de seu jungler, cria muito em cima de seus oponentes. Com essas vantagens consegue impactar o resto do mapa, principalmente com seus teleportes incríveis e utilizando campeões que na teoria não cumprem bem essa função de flanco ou surpresa, como foi com a Kayle na série contra RNG e com GP no quinto jogo contra FPX nas semis.

TheShy por outro lado vem sendo o foco principal da IG durante esses playoffs, Ning gasta a maior parte de seu tempo gankando e conseguindo visão para TheShy poder ser agressivo, diferente de Zoom que é a aposta para o meio e final de jogo para sua equipe, TheShy é o snowball, com a vantagem correta na mão dele, ele consegue converter situações que em teoria seria péssimo, em boas jogadas para IG, como foi quando ele estava de Sylas e foi gankando por Karsa na memorável serie contra a RNG na fase regular.

Para finalizar, apesar de diferentes em seus estilos ambos são os principais jogadores de suas equipes e serão peça principal para o desfecho dessa final de LPL. Se a JDG se sagrar campeã desse que foi o split mais disputado de todos os tempos na LPL, teremos que pensar em Zoom não como o segundo melhor toplaner do mundo, mas talvez como o melhor junto de TheShy.