O Flamengo venceu a Team oNe em uma partida bem rápida e controlada neste domingo (14) no CBLoL 2019. Após a partida, o treinador Gabriel “Von” Barbosa e o mid laner Bruno “Goku” Miyaguchi participaram da coletiva de imprensa, onde falaram sobre estilo de jogo do Flamengo, evolução da equipe e também sobre a força que a paiN Gaming possui nos treinos, mas não consegue mostrar no palco. Confira:

O quão bom e importante é terminar o segundo turno na liderança do campeonato?

Goku: Nós não estamos pensando muito nisso, estamos olhando para os playoffs e tentando melhorar da melhor forma possível. Nós ficarmos em primeiro é só consequência da nossa gameplay, dependemos da KaBuM vacilar e perder um jogo para ficarmos em primeiro isolado então só estamos pensando em melhorar o nosso jogo.

Von, as pessoas falam que o Flamengo deste segundo split é bem melhor que o do primeiro porque antes vocês jogavam mais para o bot side e agora vocês conseguem jogar para outras lanes também. Quais as principais diferenças do Flamengo de agora para o do primeiro split?   

Von: Nós descobrimos muito mais problemas agora do que no primeiro Split, então quando chegou na final a INTZ conseguiu abusar muito. Não só o fato de termos perdido muitos jogos no CBLoL, mas nos treinos começamos a testar muito mais coisas e achamos muitas falhas, por isso eu acho que esse split temos mais chances de ganhar do que no Split passado. Nós estamos nos conhecendo mais como time, conversando mais sobre os problemas e isso é algo que mudou muito, estamos conversando muito e tudo isso junto torna o Flamengo de agora mais forte que o da primeira etapa mesmo temos conseguindo vencer os 20 jogos lá, e aquilo não significou nada porque perdemos a final.

Vocês tiveram um ótimo jogo contra a Team oNe e conseguiram vencer rápido, em apenas 25 minutos. Esse estilo mais controlado e rápido, criando muitas jogadas no mapa, é o que vocês estão buscando desde o começo do Split?

Von: Para essa partida contra a Team oNe não tinha um estilo específico. Nós pegamos uma composição que jogava mais para o mid game só que eles erraram muito, então conseguimos punir bastante. Se os times continuarem errando mecanicamente e em questão de macro como a Team oNe errou hoje nós vamos conseguir punir bastante sim, mas estamos sempre tentando criar mais também.

Esse jogo rápido foi pela Team oNe ser a lanterna do campeonato ou vocês vão conseguir manter esse jogo contra os outros times? Esse é o estilo de jogo ideal?

Von: É um pouco dos dois, tiveram lutas que a Sejuani estou a ult quando tentou o engage e isso acabava com o engage deles, teve outra luta que o Jayce entrou no pit do barão e jogou a Jinx para fora e salvou o brTT, o Jayce deu um TP atrás e não fez nada na luta do dragão. Então, em minha opinião, foram os dois; estamos começando a nos encontrar mais e a Team oNe cometeu erros que refletem a posição deles na tabela.

O Ranger comentou aqui que eles (KaBuM) escolhem a dedo os times que eles vão enfrentar em treinos. Vocês fazem isso também pelo proveito que vocês podem tirar dos treinos?

Von: Com certeza! Nós não vamos treinar com times que sabemos que estão cometendo erros mecânicos e de macro, pois eles vão aprender muito mais conosco do que vamos aprender com eles, então os jogos não vão ser produtivos. Nós treinamos mais com a KaBuM e outros times que julgamos ser bons para os treinos pelo fato de ser mais produtivo, se jogarmos contra um time que aprende mais com a gente do que nós com eles, não é produtivo.

Vocês faziam isso no primeiro Split também?

Von: No primeiro Split nós treinávamos mais com os times do topo e com o LAS. Esse Split está meio diversificado, mas o fato da KaBuM estar se mostrando mais forte do que qualquer outro time se mostrou na primeira etapa já é uma competição a mais aqui no Brasil que está sendo muito bom para nós.

Vocês dois estavam na ProGaming que não era considerado um time tier 1 do CBLoL e vocês poderiam encarar esse fato de equipes mais fortes não quererem enfrentar vocês como algum tipo de desrespeito. Em sua opinião as equipes inferiores podem considerar isso um desrespeito por parte do Flamengo?

Goku: Eu acho que não. Não é muito desrespeito, é mais por mérito, pois se um time é considerado bom ele vai conseguir bons treinos, e se um time não é muito bom ele não vai conseguir isso com muita frequência. Os melhores times têm esse luxo de escolher com quem vão treinar e é algo que os times mais fracos têm que aceitar.

Isso não pode aumentar a discrepância entre os times?

Goku: Pode aumentar sim, mas talvez isso seja objetivo? Não sei… Quando você treina você está treinando você está pensando no seu time e não no cenário em si. Não adianta você ter oito times medianos no Brasil, chegar ao Mundial e fazer feio, é melhor você ter dois ou quatro times com qualidade maior e ter mais chance de brigar lá fora.

Tirando a KaBuM quais os times que vocês acham que vai ser difícil enfrentar pela questão da tabela e quais as diferenças que vocês podem tirar do Flamengo para o top 4 ou 5 do CBLoL.

Goku: Olhando pela tabela é muito difícil responder isso, pois ela está bem embolada, mas digo com confiança que a paiN pode crescer bastante. Talvez a INTZ e a Redemption podem surpreender ainda, a Uppercut, CNB e Team oNe eu não espero muito então vamos ver o que pode acontecer.

Von: Eu estou na mesma, se tem um time que pode surpreender é a paiN, essa paiN que vemos no CBLoL é totalmente diferente da paiN que vemos nos treinos, então se eles conseguirem aplicar o estilo de jogo deles, ficam em top 3 fácil.

Toda vez que falamos sobre times que podem entrar em uma crescente no CBLoL vocês e outros times sempre citam a paiN. Porque vocês acreditam que eles são esse time tão bom e com tanto potencial para crescer?

Goku: São dois motivos: o primeiro é o elenco deles, que é muito forte, os seis jogadores têm muita qualidade. O segundo é que pelo que sabemos dos treinos eles são um time bem diferente do que mostram no CBLoL, eles sentem muita dificuldade de passar isso do treino para o palco, por isso eles têm muito potencial para mostrar um bom jogo. Eu acho que eles ainda estão bem mais ou menos pelos jogos que assisti, mas acho que até o final do campeonato eles podem dar um boost para os playoffs e virar um time para disputar o título.

Os jogadores da KaBuM disseram que o confronto decisivo do terceiro turno é contra o Flamengo, pois existe essa discrepância de vocês e eles para o resto das equipes. Você acredita que o Flamengo e a KaBuM são os melhores times do Brasil no momento? O confronto entre os dois times é o mais esperado do terceiro turno?

Von: Com certeza! Eu concordo com você e acho sim que a KaBuM e o Flamengo são os dois melhores times do Brasil sim, mas é aquela coisa, eu ainda salvo a paiN porque eu realmente não entendo o que está acontecendo lá, porque eles não conseguem se mostrar no CBLoL. Mas se você julgar o CBLoL e o Flamengo a KaBuM e o Flamengo são os dois melhores times. No terceiro turno nós e a KaBuM estamos 1-1 nos confrontos diretos, então quem ganhar vai tomar a liderança.

O próximo jogo do Flamengo será contra a paiN Gaming no dia 20 de julho. Você pode acompanhar a cobertura completa do CBLoL 2019 aqui no Mais Esports.