Os últimos desempenhos internacionais da VCS (Vietnã) está surpreendendo a todos e vêm rendendo bons frutos para a região. A partir deste ano, a região participará do Rift Rivals  Red junto com a LCK, LPL e LMS, mandando duas representantes par ao torneio. A LMS, que antes mandava quatro equipes, acabou perdendo duas de suas vagas.

A região começou se destacar em 2017, quando a GIGABYTE Marines jogou o MSI 2017 e conseguiu avançar para a fase de grupos da competição, vencendo grandes equipes como a TSM, G2 e team WE. Após novamente conseguir tirar jogos de grandes equipes no mundial daquele ano, a Marines garantiu que sua região (na época GPL) ganhasse a independência. Ela foi dividida em duas regiões, a SEA (sudeste asiático) e VCS (Vietnã).

Este ano, a representante vietnamita, Phong Vũ Buffalo, participou do MSI 2019 e conseguiu um ótimo desempenho, garantindo a classificação para a fase de grupos da competição, onde venceu os dois jogos que disputou contra a G2, qeu viria a ser a campeã do torneio futuramente.

O Rift Rivals Red começará no dia 4 de julho em Seoul, na Coreia do Sul, e contará com as seguintes equipes:

LCK: SKT T1, Griffin, Kingzone DragonX e Damwon Gaming
LPL: Invictus Gaming, JD gaming, Topsports e Funplus Phoenix
LMS: Flash Wolves e MAD Team
VCS: Phong Vũ Buffalo e EVOS Esports

Vale lembrar que este ano o Brasil e o LATAM não participarão do torneio.