Com o final da etapa regular chinesa finalmente chegando ao fim, decidi por finalmente falar um pouco sobre a atual líder do campeonato e superfavorita ao título: FunPlus Phoenix. Repetindo a campanha da etapa passada, o time de Doinb tem tudo encaminhado para terminar novamente em primeiro lugar essa fase de pontos, mas diferente do que aconteceu meses atrás, essa FPX não parece que irá morrer na praia.  

Minha intenção com esse texto é tirar da cabeça da maioria das pessoas de que essa FunPlus é apenas o Doinb. Isso pode até ter sido verdade por algum tempo, mas hoje esse time é muito mais que o Doinb e por conta disso acredito que a organização está preparada para ser campeã da LPL. 

Foto: Inven Global

A segurança de GimGoon  

Dono do talvez melhor GP da liga atualmente, GimGoon passa muitas das vezes despercebido por quem assiste os jogos da FPX, geralmente isolado na top laner com alguma escolha voltada para o scale. GimGoon tem como principal função ser a consistência da equipe; se na mid lane o Doinb vai estar fazendo alguma coisa maluca e na bot lane Lwx e Crisp vão estar jogando super agressivo, GimGoon tenta sempre se manter estável, mesmo se isso signifique ficar atrás de seus adversários no começo da partida. É ele quem a FPX sacrifica no draft para Doinb conseguir surpreender os adversários com suas escolhas inusitadas. 

O segredo por trás da FunPlus Phoenix: Tian  

Como eu já disse anteriormente, o time já não é mais somente Doimb, mas se existe alguém com a ideia de que esse time é o Tian, bom, essa pessoa provavelmente está certa.  

Tian é quem orquestra a maioria das ações da FPX durante toda partida, quem habilita Doinb e também quem trava o outro jungle. Ele sempre está na frente em tempo e por isso que os famosos dives na bot lane da equipe dificilmente são parados. Sem Tian, o Doinb nunca conseguiria fazer as partidas que faz de Pantheon ou Kled, então se existe uma maneira de ganhar da FunPlus é justamente parando Tian, mas parece quepelo menos na China, ninguém ainda foi capaz de fazer isso efetivamente.  

Lwx e Crisp, a bot lane mais flashy da LPL  

Eu não sei muito bem como traduzir o termo “flashy” para o português, mas é exatamente isso que a botlane da FPX é. Trocando sempre no limite do que é humanamente possível, Lwx e Crisp são a bot lane mais agressiva de toda LPL! Não existe matchup perdido para eles e aproveitando de toda essa agressividade é a lane onde Doinb e Tian dão mais atenção.  

É comum os jogos da Phoenix terminarem depois de um dive bem-sucedido de Doinb e Tian na bot lane, onde Lwx acaba ficando gigante. Ele é com certa folga o melhor adc da liga no momento e um ponto que desequilibra o jogo para FPX em todos os momentos da partida. 

D-O-I-N-B  

É possível desestabilizar GimGoon na top lane, travar Tian na jungle ou conseguir punir toda agressividade de Lwx e Crisp na bot lane, mas uma coisa impossível de se fazer é prever o que Doinb vai fazer a seguir, ele é uma carta na manga e ao meu ver quase impossível de se preparar efetivamente contra, a FPX sem Doinb ainda seria um time incrivelmente bom, mas com Doinb ela se torna especial. 

Foto: Divulgação FunPlus Phoenix

FunPlus Phoenix 

Quem já parou para assistir alguma serie da FPX sabe como esse time é extremamente rápido e agressivo, sempre comprando pequenas lutas na jungle e no rio com a intenção de ganhar tempo e ficar na frente na hora de tomar alguma decisão. Diferente da IG campeã mundial, a FunPlus Phoenix não é um time que seus solos laners dominam seus adversários, mas sim um time que cria coisas a todo momento pelo mapa, sufocando os inimigos até uma grande jogada ou luta que acaba por dar a vantagem necessária para eles passarem o trator, por isso Doinb tem uma champion pool e builds tão diferentes, são todas pensando nessas lutas de começo de partida, pois ele sabe que independente da comp que tiverem, se saírem na frente dificilmente não vão engolir seus adversários.  

Não vejo hoje no mundo muitos times capazes de derrotar a FPX e é por isso que hoje é meu time favorito a ganhar essa LPL, para assim finalmente vermos Doinb ser o Doinb em um palco internacional.  

Você pode conferir a cobertura completa da LPL 2019 aqui no Mais Esports.