A paiN Gaming ficou 1-1 na última Semana do CBLoL, perdendo o confronto direto com a Uppercut e vencendo a Team One. Em 4º lugar, a equipe depende somente de si para garantir a classificação aos playoffs.

Após a vitória de domingo (28), o mid laner Thiago “Tinowns” Sartori conversou exclusivamente com o Mais Esports sobre as partidas decisivas do campeonato, os tão esperados playoffs e sua grande conquista da semana: O Top1 Mundial de PDL na Solo Queue.

Não tem como a gente começar sem falar da partida de ontem (Uppercut) que talvez foi a mais importante para a paiN nesse split. Como você encarou a derrota de ontem?

Como você disse, foi um jogo bem importante para nós, que nós nos colocamos nessa situação infelizmente, mas individualmente vejo que tivemos muitos erros de draft, de como queríamos jogar contra eles… Fomos meio apáticos, deixamos muitos dragões e normalmente quando deixamos isso acontecer, os caras tomam conta do jogo e eles vão ganhar.

Hoje (Team One), quando ganhamos, apesar de eles estarem fazendo o dragão, nós também estávamos lá para lutar, então fomos um time mais proativo. Acho que faltou isso ontem e, realmente, era uma partida importante, era para estarmos em 3º na tabela, mas acontece. A chance de classificação permanece a mesma, só se manter em 4º que vai dar bom.

Muitos torcedores da paiN acreditam que a equipe tenha uma cerca “Minervadependencia”, quando ele consegue jogar bem o time roda, e quando isso não ocorre vemos o que aconteceu contra a Uppercut. Você acredita que o Minerva seja a engrenagem da equipe?

Não só o Minerva, mas todos os Junglers são Maestros, porque eles que rodam o jogo, ele que fala como vai ser a rotação dele no early-game, onde quer jogar, para quem e tudo mais, então é natural o jungler ter mais impacto no começo. Quando o jg sai na frente ele consegue ajudar todas as lanes automaticamente. Isso é do LoL.

Pode ser que às vezes o Minerva pegue um Graves, ou um Karthus que ele consegue farmar bastante e ficar na frente do outro jungler, mas normalmente todos os times são assim, jogador para e pelo jungler e ele faz o jogo rodar no early. Talvez por isso dê essa sensação (de dependência), mas é isso, o jungle roda o jogo, é League of Legends.

Tin, essa semana você ficou em evidência por ter chegado no Top1 PDL Mundial, com 1655 pontos. Por que tantos jogos na Solo Queue?

Vontade de jogar Solo Queue eu não tenho, sendo sincero. Só dá stress, dor de cabeça, briga… Mas tem um porém maior atrás de tudo isso, que é a vontade de ganhar. E creio que a única maneira da gente treinar, a não ser o nosso treino em equipe, é jogando Solo Queue. É a nossa única saída então eu sempre tento focar o máximo. Não é só porque peguei Top1 agora que eu não fazia isso antes, acho que em toda minha carreira em sempre focava em jogar Solo Queue no tempo que tinha livre, tanto que eu sempre estive no Top 10.

Agora calhou que eu peguei Top1, consegui uma win-streak absurda e peguei muito ponto. Eu nem sabia que eu poderia pegar o Top1 mundial, a galera que começou a mandar print quando eu peguei. É bem legal, uma boa conquista para a minha carreira, mas é mais uma forma de treinamento mesmo, e acho que é importante para todo o player. Todos falam que SoloQ é ruim e não dá pra treinar, mas acho que com todos esses anos que eu tenho de experiência, eu discordo muito pois na SoloQ você treina mecânica, você pode encontrar novas matchups, fazer coisas mais abusadas que você não faria em campeonato mas que você viu que pode ser feito, então SoloQ é muito importante, todos têm que jogar muito para ter um alto desempenho.

Tin antes de partida contra CNB Foto: Riot Games

Voltando a falar de CBLoL, como você vê o confronto com a Redemption? Os próprios jogadores da RDP já comentaram que a partida decisiva para eles é contra a paiN, pela posição na tabela e confronto direto. Esse é o confronto da vida da paiN?

Todos os confrontos serão assim daqui para frente, com exceção da KaBuM.Ou pegamos a RDP que está na nossa cola, ou a INTZ. Acho que os dois confrontos são os mais importantes. Falando da RDP, eles não estão em boa fase também, tiveram a troca do Nyu pelo Glowcore… Não falando que isso é ruim, o Glow tá mandando bem, mas sinto que eles não estão se acertando. Cada semana tentam fazer coisas diferentes e não estão vendo o que é melhor para eles. Eles estão muito soltos um do outro, ninguém sabe realmente o que fazer.

Se continuarem assim, e espero que continue assim, bem ruim mesmo, e a gente se acerta, vai ser um jogo tranquilo para nós.

Eu perguntei ao Ranger se os times do Top4 já apresentavam nível de playoff. Você acredita que a paiN já esteja nesse nível ou precisa melhorar?

Vendo os nossos jogos Md1, precisamos melhorar bastante. Mas depende, se for ver na semana passada (Flamengo e CNB), eu diria que tínhamos nível para playoff, já essa semana não. Temos que arrumar a nossa inconstancia, e vejo que numa Md5, como nosso time é bem flexível, todos jogam de tudo, Matsu joga de mago, eu jogo de assassino, TF, etc, acho que teríamos mais vantagem do que em Md1. Quando é Md1 entramos um pouco nervosos, ou não fazemos “aquele” pick porque é muito decisivo, vamos pelo seguro. E numa Md5 não teríamos medo disso porque são cinco jogos, vamos jogar que o melhor vai ganhar. Vamos jogar com tudo que testamos e vai dar bom, entraríamos com outra mentalidade.

Dependendo somente de si, a paiN enfrenta a Redemption no próximo sábado (3) e a KaBuM, no domingo (4). O confronto com as equipe gaúcha, inclusive, é de suma importância pela posição na tabela, além do critério de desempate do Confronto Direto.