Depois de um começo de playoff cheio de surpresas e series incríveis, estou de volta para fazer uma breve previsão sobre como as semifinais podem se desenrolar nesse que já é o playoff mais surpreendente e ironicamente, imprevisível, da história da LPL.

Para começar devo dizer que independente do resultado final, teremos finalmente uma nova equipe campeã da LPL, sendo três delas: TOP, FPX e JDG relativamente novas organizações e IG, que apesar de estar presente desde os primórdios da liga, nunca encontrou sucesso doméstico.

Semifinais da LPL: FPX vs JDG (13/04)

Bom, depois de prever que a JDG seria o time com menos chances de chegar longe no meu texto sobre os times classificados para os playoffs semana passada, devo começar explicando como essa equipe conseguiu ir de oitavo lugar e desacreditados, para uma das semifinais.

Com atuações incríveis do jungler Flawless, que foi bastante inconstante durante toda temporada regular, o time da JDG mudou drasticamente a forma como eles vinham jogando seu início de partida. Dando mais atenção para sua rota inferior, com isso liberando LvMao para impactar o resto do mapa junto de Flawless, o time que antes se via completamente dependente de Zoom e Yagao ganharem lutas durante o meio da partida, tem agora um início de jogo bem mais seguro, isso aliado com as fortes teamfights que a equipe já demonstrava, o time chegou em um novo patamar.

Com essa inesperada melhora da JDG, teremos uma primeira semifinal completamente em aberto, porém com uma FPX ainda claramente favorita, e não apenas pela campanha esmagadora da equipe durante a fase regular.

Foto: LPL

Apesar da melhora significava da JDG como equipe, eu ainda vejo seu ponto mais fraco sendo o mais forte da FPX, o entrosamento entre jungler e mid laner. Hoje na minha visão, a FPX tem o melhor 2v2 da liga, com Tian e DoinB sempre pressionando a jungle adversaria, raramente quem enfrenta a FPX não se vê em uma situação reativa dentro do início super agressivo da equipe. Com essa vantagem de tempo que Tian e DoinB conseguem criar quase que organicamente durante o início de partida, eles sempre são o time tomando as iniciativas, seja para fazer um objetivo, ganhar visão ou divar as lanes laterais.

Porém se tem alguma coisa que podemos aprender com a JDG durante esse playoff, é não duvidar da capacidade de luta que eles possuem, não vejo meios da JDG conseguir vantagens durante o início da partida contra a FPX, entretanto se eles conseguiram sobreviver a super agressividade da FPX, consigo ver eles ganhando teamfights durante o meio e final de partida. Apostar no potencial de luta de Zoom, Yagao e Imp, apesar de simplista, para mim é o principal ponto para JDG alcançar mais uma vitória e assim derrubar mais um dos favoritos.

Previsão pessoal do Calise: FPX 3 x 2 JDG

Semifinais da LPL: IG vs TOP (14/04)

Se a outra semifinal eu acho difícil prever o que vai acontecer, essa aqui então está tão complicada quanto, ainda mais quando são dois times que jogam bem parecido se enfrentando. Tanto IG, como TOP, são times que tem suas maiores forças em seus solos laners, vamos então falar um pouco sobre o confronto entre eles.

Impossível falar sobre solo laners e não começar com o rei da fase de rotas, TheShy. Hoje TheShy é o top laner com o maior número de solo kills na LPL (15), maior quantidade de gold por minuto (435) e maior dano por minuto a campeões (578), que diz muito bem como ele é extremamente dominante durante a fase de rotas. Em contra partida, temos o novato do split, 369, que apesar de figurar entre os melhores top laners da liga, ainda é um novato contra o possível melhor jogador do mundo em atividade. Essa diferença na top lane, que a IG possui não só contra a TOP, mas acho que contra qualquer time do mundo atualmente, é o que me faz acreditar ser o grande diferencial deles para essa serie.

Por outro lado, se eu vejo uma grande diferença na top lane, isso não se aplica para mid lane, Knight hoje, é junto de DoinB, o mid laner com os melhores números da liga. Sendo o detentor da maior quantidades de MPV’s da fase regular, maior KDA da rota e figurando sempre em primeiro ou segundo lugar nas outras estáticas, Knight está tendo o split dos sonhos, é o principal jogador dessa estrelada TOP, que por meio dele, conseguiu assegurar o terceiro lugar da fase regular e passar com tranquilidade pela SDG semana passada. Seu adversário será Rookie, que aos poucos vem recuperando a forma, mas não deve preocupar muito a equipe, pois Knight já se provou capaz de derrotar Rookie em lane.

Foto: LPL

Apesar do meu foco para essa serie ser nas solo laners, os junglers terão um papel essencial para o andamento do jogo. Tanto Xx, quanto Ning, são conhecidos pela agressividade no começo de jogo e por sempre buscar auxiliar seus laners, pois com uma pequena vantagem nas mãos de 369, TheShy, Rookie e Knight, esses caras conseguem destruir o jogo, um mais que os outros, mas todos possuem esse potencial destrutivo para a partida. Na minha opinião a jungle será uma maratona entre esses dois junglers, correndo para decidir quem vai dar a vantagem necessária para seu laner primeiro, sem dúvida algo para prestar muita atenção durante a partida.

Com tudo isso dito, ainda acho que a IG é favorita, principalmente por conta de TheShy, porém será uma série complicadíssima para IG e potencialmente uma das melhores Md5 que veremos durante esse primeiro split de 2019.

Previsão pessoal do Calise: IG 3 x 2 TOP