Com o recente anúncio da aposentadoria de Mlxg, decidi fazer uma pequena exceção nos meus textos semanais e falar um pouco sobre essa figura que basicamente foi o primeiro jogador a adotar esse estilo mais agressivo e cheio de riscos que hoje vemos predominar na jungle. Hoje vou falar sobre a história e agora já encerrada carreira do jungler mais imprevisível que já vi jogar, Mlxg. 

Foto: LPL

O começo pela Team King 

Apesar de Mlxg ter jogado em um time antes da Team King, foi nela que pela primeira vez ouvimos o nome de Mlxg. Ainda no início de 2015 a Team King juntamente da Snake, dois times novatos dentro da liga, começaram a chamar atenção do público chinês pelas boas performances nos campeonatos de offseason da LPL, a Team King tinha conseguido um terceiro lugar na WGT e um segundo lugar na G-League, perdendo a final para EDG que havia acabado de contratar Deft e Pawn.  

Para ser bem sinceros com vocês, eu lembro bem pouco de Mlxg nessa primeiro split dele pela Team King na LPL, o time era meio de tabela, nada muito impressionante, ainda mais com a chegada de dezenas de coreanos na liga, era difícil prestar atenção no que Mlxg estava fazendo, toda atenção era voltada para SpiritDandyKakaoLoveling e Clearlove, ele só era um novato em um dos poucos times ainda com a lineup completamente chinesa.  

Foto: LPL

A chegada confusa na RNG  

Essa parte é um pouco complicada, mas vou tentar explicar tudo. A Royal, na época recém vice-campeã mundial, tinha acabado de perder Uzi devido aos inúmeros problemas que o jogador havia tido com Insec durante o ano anterior, sem Uzi a Royal acabou sendo rebaixada para LSPL e em um dos movimentos mais malucos que eu já vi, a Royal acabou comprando a vaga da VG.P que tinha acabado de subir para LPL, assim a Royal Never Give Up surgiu. Com o surgimento dessa “nova” Royal, mais um movimento estranho foi feito pela RNG, eles decidiram por pegar a lineup de Insec que havia sido rebaixada e trocar com o time da Team King, assim Mlxg acabou indo jogar na nova Royal.  

Eu sei é completamente confuso, ainda mais sabendo que a lineup da Team King, agora com os jogadores da Royal que tinham caído para LSPL, acabaram sendo rebaixados mais uma vez no split seguinte. O ano de 2015 para LPL foi muito maluco mesmo, mas o que importa é que no meio desse completo caos que a vivia a RNG na época, Mlxg acabou sendo contratado pela organização que viria se tornar a mais popular da China. 

Foto: LPL

O primeiro grande ano de Mlxg  

Passada toda confusão do ano anterior, foi no início de 2016 que Mlxg começou a mostrar todo seu potencial. Diferente dos junglers da liga, Mlxg tomava riscos constantemente durante os inícios de partidas, ele sempre estava buscando alguma maneira diferente de gankar seus laners, era quase impossível prever onde ele estaria ou o que faria, essa característica rendia para ele jogos simplesmente incríveis, mas também grandes derrotas quando seus inimigos não caíam em suas táticas, na época errar um gank que seja custava muito, então Mlxg sempre parecia genial ou um completo maluco.  

Para surpresa de bastante gente, essa nova RNG ainda sem Uzi, acabou por vencendo a primeira etapa de 2016 desbancando a na época muito favorita EDG na final. Liderados por Mata, essa RNG conseguiu terminar em primeiro lugar a fase de grupos do MSI que estava rolando em território Chinês, infelizmente acabaram sendo derrotados pela SKT ainda na semifinal, se existia um time que conseguia expor todos defeitos de Mlxg, era justamente a SKT.  

Foto: Riot Games

Mlxg ou Mlxd? 

Essa brincadeira, se não estou enganado, começou justamente em 2016 contra os times coreanos, principalmente contra a SKT. O estilo ultra agressivo de Mlxg era facilmente lido e usado contra ele, era normal ver o jogador com oito mortes em uma mesma partida, forçando uma jogada e sendo morto ou então partidas onde ele simplesmente não conseguia fazer nada devido ao controle de visão mais eficiente da equipe inimiga.  

O mundial de 2016 e todo ano de 2017 foi bem complicado para Mlxg, apesar dessa altura já ser depois de Uzi e Clearlove, o jogador mais popular da China, as pessoas duvidam bastante dele, ainda mais depois de perder a final de ambas as etapas de 2017, com performances bem questionáveis, mas foi no mundial daquele ano que o XD falou muito mais alto.  

É difícil não lembrar da performance genial de Faker usando Galio naquela semifinal, mas depois dela é de Mlxg que todos lembram. Até o quarto jogo da série Mlxg estava performando bem, mas nas últimas duas partidas, onde a classificação estava valendo, foi quando o Mlxd apareceu e vamos ver sinceros, ele perdeu sozinho aquela semifinal. 

Foto: LPL

O último ano quase perfeito 

Passado o ano de 2017 sem conquistar nada, 2018 começou com o anuncio de que a RNG estaria contratando Karsa para dividir a posição de jungler com Mlxg, como já citei no meu texto sobre o Karsa anteriormente, parecia a contratação perfeita para a RNG.  

Com a chegada de Karsa toda a RNG parecia um time mais completo, era evidente que Mlxg acabaria perdendo a vaga de titular, mas foi nesse momento que Mlxg mais brilhou. Com um sistema bem definido de jogo, a RNG parecia dois times diferentes dependendo do jungler que ia jogar e graças a essa tática que a equipe conseguiu ganhar praticamente tudo no ano passado.  

Quando a equipe chegava em um momento de decisão colocavam Mlxg para trazer aquela imprevisibilidade para o jogo ou então como fizeram no MSI, esconderam Karsa durante todo campeonato com a intenção de usá-lo apenas na final e assim surpreender o time inimigo. Acho que já falei isso algumas vezes, mas acredito que a RNG foi o time que melhor conseguiu usar um sistema rotativo de titular e reserva, foi um ano quase perfeito para RNG e Mlxg. 

Foto: LPL

O que Mlxg deixa para trás? 

Acho que é tranquilo dizer hoje que Mlxg foi o pioneiro nessa jungle que vemos desde o ano passado, hoje quando as pessoas falam dos junglers chineses automaticamente pensam em agressividade, Mlxg foi o primeiro desse tipo na LPL, inspirou jogadores como Ning, Sofm e até coreanos como é o caso de Clid e Tarzan.  

Nunca vou esquecer das partidas dele de Ekko,Nocturne e Hecarim ou das muitas vezes que me peguei pensando, esse cara é genial ou é completamento maluco? Não é à toa que Mlxg é uma das figuras mais populares de toda China. 

Campeão de quase tudo, depois de Uzi o jogador mais amado da organização mais popular de toda China, dono de jogadas surreais e também de algumas sem sentido nenhum, Mlxg deixa pra trás uma carreira de muito sucesso, muitos ganks, muitas kills, muitas mortes, mas também de sempre muita agressividade.