×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

LoL: Mayumi comenta estreia pela INTZ e como é sua rotina no clube

League of Legends

A INTZ  foi eliminada da Superliga ABCDE, ao perder para a Uppercut, por 2×1. Apesar do revés, os intrépidos contaram com uma estreante que chamou atenção do público, não só por seu gênero mas também pelo bom nível de jogo: a suporte Júlia “Mayumi” Nakamura.

Após a partida, o Mais Esports conversou com a jogadora, que falou sobre sua estreia, os treinos e convivência com o restante da equipe da INTZ e a representatividade do cenário feminino.

Mayumi, hoje você fez sua estreia no competitivo. Como você se sentiu jogando no palco, até com torcida que temos na BBL, como você se sentiu jogando hoje?

Me senti bastante confortável, com meu time principalmente, porque eu fiz amizade com eles muito rápido, me sinto em casa com eles, foi muito divertido jogar com eles, uma pena que nós perdemos, mas foi muito legal. Eu não trocaria por nada, foi uma experiência muito boa.

Nós conversamos um pouco em off sobre os treinos com a INTZ, você pode contar um pouco como foi essa experiência de treinar com os meninos na GH, como foi isso para você?

Foi muito diferente, nunca passei por isso na vida, por uma experiência igual, mas já que estou com um apartamento, meu modelo de treinos está sendo em Office, não estou convivendo 24h com eles, só fico lá em horário de trabalho. Está sendo muito legal, eles me respeitam muito como qualquer outro jogar, e realmente, como eu fico confortável em jogo, eu me sinto em casa na GH com eles.

Na questão de comunicação do time, reparamos desde o CBLoL que o Tay e o Shini que mais falam, que são os shotcallers. Você dentro do time, efetivamente jogando, como você se sentiu comunicando, até mesmo com o Micao, que é seu parceiro de rota?

A minha função, suporte, você tem que falar algumas coisas pontuais, mas já que tenho uma personalidade parecida com do RedBert, fazíamos um papel parecido, de falar timing, etc. Eu me encaixei bem e foi bem de boa, me acostumar com eles falando mais, até porque não sei muito, sou nova e também escuto mais para aprender. Foi bacana.

Já pensando no CBLoL 2020. A INTZ não joga mais a Superliga, infelizmente, mas o principal torneio do ano já está próximo, em janeiro. Agora que você estreou, já sabe como é jogar competitivamente, você tem expectativa de jogar o CBLoL no ano que vem?

Ainda não sabemos, depende da minha performance durante os treinos. Mas ainda não sabemos, não tenho nada pronto para falar para vocês e nem a INTZ, então tudo depende da minha performance.

Mayumi, se você permitir falar um pouco dos campeões que você usou hoje, você jogou a primeira partida de Nautilus e as duas seguidas você pegou Leona, já que eles pegaram Nautilus do outro lado. Desde outras partidas que te vimos antes da INTZ, como no Gamer Girl Festival, vimos que você tem bastante maestria com o Nautilus. Ele é realmente seu principal campeão, ou é o que você mais gosta de jogar?

É um pouco da minha zona de conforto, jogar de Nautilus, mas foi porque eu treinei com ele. Antes, eu treinava com campeões de peel na SoloQ e era a única coisa que eu jogava, mas quando comecei essa carreira de pro-player, eu peguei outros campeões e decidi que preciso treinar com eles, senão vou levar um couro. Primeiro eu comecei a treinar de Nautilus, então ele está sendo meu pick mais confortavel, depois Leona, Alistar, etc. Mas ele acabou sendo meu pick mais confortável.

Não sei se você sabe desse dado, mas você é a terceira menina no Brasil a jogar no palco. Em 2017, tivemos a Cute, da CNB, a Kiit no ano seguinte, pela Bulldozer e agora você, pela INTZ. Você sente que a presença feminina, no cenário de League of Legends, tem aumentado mais? Como você está sentindo o meio? Falando do ponto de vista de jogadora e mulher…

Eu acho importante inserirmos mulheres no cenário, porque não vemos quase. Tem muita menina que joga bem, mas falta bastante oportunidade para elas aparecerem, e agora com a criação do Girl Gamer e outros campeonatos femininos, abre portas para caras novas femininas, que são boas, entrarem em times mistos para competirem e eu acho importante até para quebrar a visão misoginia que tem das mulheres nos Esports, porque somos jogador como qualquer outro, então é muito importante e, provavelmente, vai aparecer mais caras femininas, porque o pessoal está nos dando oportunidade e também gostaria de agradecer a INTZ por ter aberto a peneira.

A estreia da jogadora chamou atenção também da imprensa internacional, com destaque para os públicos coreanos e chineses.

Como dito anteriormente, a INTZ está eliminada da Superliga e não joga mais em 2019. O próximo compromisso da equipe é somente no CBLoL 2020, ainda sem data definida para começar.

Veja também: Halier é liberado para voltar a atuar em torneios oficiais da Riot Games

Vitor Ventura

por Vitor Ventura

Publicado em 03 de dezembro de 2019 • Editado há mais de 4 anos

Matérias Relacionadas
League of Legends
MSI 2024: Treino entre G2 e Team Liquid são vazados, confira os resultados
League of Legends

MSI 2024: Treino entre G2 e Team Liquid são vazados, confira os resultados

Vazou um treino entre a G2 e a Team Liquid durante a preparação para o MSI 2024. Confira quem venceu, quais foram as escolhas e já adianto: teve pick inusitado! Acessa.

Há 3 horas
League of Legends
TbT do LoL: Peanut do Flamengo, estrelato das minors: o MSI do Brasil!
League of Legends

TbT do LoL: Peanut do Flamengo, estrelato das minors: o MSI do Brasil!

Quem aí lembra do MSI do Brasil? Logo menos vamos ver o MSI 2024, mas você sabia que o campeonato já aconteceu nas terras tupiniquins? Relembra essa história!

Há 21 horas
League of Legends
LPL 2024: TheShy só voltará a jogar em 2025
League of Legends

LPL 2024: TheShy só voltará a jogar em 2025

O top laner campeão mundial TheShy, conhecido por ser um dos maiores da LPL, revelou que só deverá voltar a jogar em 2025.

Há 22 horas
League of Legends
LPL 2024: Liga adotará formato “Sem Medo” nos picks e bans
League of Legends

LPL 2024: Liga adotará formato “Sem Medo” nos picks e bans

A LPL 2024 terá diversas mudanças em seu formato para o segundo split de 2024, sendo a principal delas o modo "Sem Medo" nos picks e bans.

Há 22 horas
League of Legends
MSI 2024: Jogue o Fantasy Game com novas modalidades
League of Legends

MSI 2024: Jogue o Fantasy Game com novas modalidades

O Fantasy Game da Stattrak para o MSI 2024 chegará com novidades: Daily Fantasy, uma versão mais rápida e que também dá premiações em dinheiro! 

Há 23 horas
League of Legends
MSI 2024: O campeonato internacional mais chinês de todos?
League of Legends

MSI 2024: O campeonato internacional mais chinês de todos?

O MSI é o campeonato internacional mais chinês de todos os tempos? Confira o retrospecto da região LPL na competição internacional!

Há 24 horas

















































Campeonatos Atuais