- Publicidade -

A LCS contará com algumas mudanças para este ano. A primeira delas será no formato de seus playoffs. A competição norte-americana contará com duas versões diferentes, uma para o primeiro split (de primavera) e outra para o segundo split (de verão). O formato de ambos lembra o já adotado pela LEC no ano passado.

Formato antigo

Nos últimos a LCS tinha seus playoffs no formato mais puro de “mata-mata”, ou seja, se você perdesse a série já era eliminado da competição. Ao todo, seis equipes avançavam para esta etapa da competição. O primeiro e segundo lugar garantiam lugar nas chaves das semifinais; os times que ficavam entre o terceiro e sexto lugar se enfrentavam nas quartas de final. Os vencedores iam avançando até chegar na grande final.

Novo formato

  • Primeiro split:

Agora os playoffs terão chaves de perdedores também. O número de equipes classificadas não mudou, mas agora os quatro melhores times da fase regular terão uma segunda chance caso percam suas primeiras séries, pois jogarão contra o quinto e sexto lugar (como mostrado nos confrontos X1 e X2). O mesmo acontecerá no confronto Z1, que terá o perdedor da segunda série (que tem os ganhadores do início) e o vencedor da chave Y1 (que tem os vencedores de X1 e X2).

  • Segundo split:

Já na segunda etapa da competição, oito times terão a chance de jogar os playoffs. A primeira chave fica igual ao do formato do primeiro split, mas na segunda chave, os vencedores de A1 e A2 enfrentarão equipes que ficaram na primeira colocação na fase regular (ao invés de se enfrentarem, como acontecerá no outro formato). Essas chaves, chamadas na imagem de B1 e B2, também darão outra chance para quem perder o confronto, pois esse cairá para a chave X1 e X2. A equipe que vencer a chave C1 avança para a final enquanto a que perder cai para a chave que dará a última vaga na decisão (chamada de Z1 na imagem). A equipe que conseguir vencer a chave Y1 avançará para a Z1 em busca da segunda vaga na final.

Vagas para o mundial

O esquema de vagas no mundial também sofreu alterações. Antes, a primeira vaga da região ia para o vencedor da competição, a segunda para quem acumulasse mais pontos de campeonato e a terceira era definida através de uma final regional. Agora, a segunda e terceira vaga são definidas através das próprias chaves do segundo split. A equipe que ficar com o vice-campeonato recebe a segunda vaga, enquanto que a que vencer o confronto da chave Z1 ficará com a terceira.

A competição começará no dia 25 de janeiro. Como de costume, o Mais Esports fará a cobertura completa do torneio. Você pode conferir o calendário das quatro primeiras semanas do torneio aqui.

Veja também: Top chinês ex-RNG, Tianci chega no Brasil e é o novo reforço da INTZ