Em uma thread publicada no Twitter, o Rioter Blaustoise falou sobre um comentário que ele recebeu em sua stream: “O que faz um campeão mais propenso a ser tóxico do que outro?” Então, o funcionário de pesquisa e desenvolvimento (R&D) da Riot Games teceu seu raciocínio considerando alguns aspectos dos campeões, estilos de jogo e até demografia dos jogadores de LoL. Confira a thread na íntegra:

“Alguém na minha stream perguntou “o que faz um campeão mais propensos a ser tóxico do que outro?” É um tópico interessante, pois há uma série de fatores contribuintes –quais você acha que são mais importantes? Algum que eu possa ter esquecido? Vamos discutir! (várias suposições btw)

Demografia do jogador: Podemos fazer alguns links generalizáveis entre demo, campeões, & comportamento. Vamos supor que os jogadores mais jovens (15-20) são mais “disruptivos” e que os homens são mais inflamáveis no chat do que as mulheres. Yasuo e Zed são desproporcionadamente jogados por jovens jogadores do sexo masculino!

Motivação do jogador: Considere as motivações de alguém que seja main suporte. Eles provavelmente se preocupam mais com… Suporte! – -ajudando, trabalho em equipe, coordenação, etc. Sua própria personalidade/preferência levou-os para a posição, e/ou depois de desempenhar a função que eles exibem mais este comportamento.

Por outro lado, considere as motivações de um jogador que escolhe se especializar na Riven Top. Sua personalidade-talvez um pouco mais egoísta, competitiva, agressiv que gosta do 1×1-levou-os para o campeão, ou depois de jogar Riven o suficiente ele exibiu o comportamento mais alinhado com o estilo de jogo.

Estilo de jogo: O 1v1, hiper carry, campeões de alto ganho provavelmente estão correlacionados com um comportamento mais colorido (psicologicamente falando). Este ponto tem haver com a motivação acima, mas é mais complicado-é mais sobre jogar como “carregador” por um bom tempo e o que isso vai fazer com seu comportamento.

Talvez esses jogadores estão mais frequentemente em situações de alto risco, onde eles podem ganhar/perder o jogo para sua equipe? Ou eles têm egos inflado sobre seu próprio jogo e capacidade (certamente amplificado pelo plasticidade de certos campeões como Yasuo e Irelia que os fazem sentir habilidosos)

Tema do Campeão:  Provavelmente um pequeno fator que contribui, mas também uma possibilidade! Semelhante à motivações de jogo e estilo de jogo, este poderia se “Eu sou atraído para este tema/personalidade e por isso eu escolhi esse campeão” e/ou “Eu me envolvo o suficiente com este tema/personalidade que eu adotei”

Se um jogador é atraído para o tema de um campeão, que tipo de jogador você pode imaginar escolhendo Braum? Ou Lux? Se escolher por tema, eles já podem gostar de algo mais heroico, positivo, e arquétipos de suporte e se comportam de acordo. Além disso, quem pode ser áspero ouvindo a dublagem de Braum durante o jogo?

Enquanto isso, campeões como Draven, Zed, etc, têm temas muito mais escuros, mais agressivos, “malvados” que poderiam atrair jogadores mais enérgicos ou fazer com que os jogadores assumam um pouco destas personalidades mais controversas.

Comunidade: Das minhas breves incursões em alguns dos subreddits (do fórum Reddit de LoL) de campeão, eu tenho a impressão de que os r/mainahris apenas postam fanarts e outras coisas de fã de anime. Enquanto que os r/mainsyasuos, mesmo parecido, ainda assim eram um pouco mais voláteis.

As comunidades provavelmente influenciam o comportamento através da criação de memes que ou (1) nos fazem associar esses comportamentos com os mains do campeão mais precisamente ou (2) causar uma real mudanças de comportamento nos próprios mains do camp (provavelmente perpetuando o ponto 1).

Influenciadores: Certos jogadores de alto nível são suscetíveis a serem admirados e imitados por jogadores de menor nível. Quanto mais um streamer pode ser “apaixonado” e “volátil”, pode causar uma pequena mudança em imitadores ou até mesmo uma mudança subconsciente em viewers de longa data.

Mas, isso é tudo baseado em generalização e suposições. Uma vez eu joguei com um main Janna que mandou eu me matar. Alguns dias depois, eu vi uma Riven ficar 0/3 na lane, eu disse a ela para “jogar safe”, ao que ela respondeu “Sim, me desculpe” e nos carregou à vitória.”

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