LoL: Itens de corta-cura precisam de passivos secundários

LoL: Itens de corta-cura precisam de passivos secundários

Quem nunca passou pela situação em que alguém precisava fazer um item de corta-cura no LoL, mas ele parecia ineficiente na build de qualquer campeão? Talvez a Riot pudesse resolver isso adicionando mais profundidade e relevância a esses itens.

Por que itens de Corta-Cura costumam ser tão ruins no LoL?

Os itens de corta-cura geralmente representam um alto custo de ouro para uma efetividade questionável. Por exemplo: a Serrespada Quimiopunk custa o mesmo que a Lança de Shojin, e ambos oferecem os mesmos números de Dano de Ataque e Vida. No entanto, veja a diferença entre as passivas:

  • Lança de Shojin: concede 25 de Aceleração de Habilidade (10 a mais que a Serrespada) e, ao causar dano com habilidades, aumenta o dano das habilidades e da passiva do seu campeão em 3% por 6 segundos (acumulando até 4 vezes);
  • Serrespada Quimiopunk: causar dano físico reduz a cura do alvo em 40%.

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Foto: Reprodução/Riot Games

Percebeu? Você obtém muito menos valor pela mesma quantidade de ouro — e, mesmo assim, muitas vezes é obrigado a fazer esse item. Isso se torna ainda mais evidente nos corta-cura voltados para ADCs:

  • Lembrete Mortal: oferece 35 de Dano de Ataque, 35% de Penetração de Armadura, 25% de Chance de Acerto Crítico e aplica 40% de redução de cura ao causar dano físico;
  • Lembranças do Lorde Dominik: fornece os mesmos 35 de Dano de Ataque, 40% de Penetração de Armadura e 25% de Chance de Acerto Crítico.

À primeira vista, o Lembrete Mortal parece mais vantajoso, mas ele custa 200 de ouro a mais. Como esses itens são feitos para lidar com tanks que constroem muita armadura, a Penetração de Armadura acaba tendo maior valor. Portanto, o Dominik acaba sendo mais eficiente e ainda permite iniciar a próxima itemização mais cedo.


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Imagem: Reprodução/Riot Games

Passivos únicos são a solução?

Uma sugestão levantada no Reddit propõe que os itens de corta-cura se tornem mais “únicos” em suas funções. Um exemplo dado é transformar A Coletora em um item que também aplique corta-cura, mantendo sua letalidade e execução.

Outra ideia é que a Serrespada Quimiopunk não apenas reduza a cura, mas “roube” parte dela — o que faria sentido por ser um item comumente usado por top laners. Seria eficaz contra campeões como Fiora, Irelia e outros especialistas em split-push.

O ponto mais interessante da discussão é mostrar que o corta-cura poderia ser mais impactante por si só, graças a passivas mais bem trabalhadas. Afinal, é isso que torna outros itens mais atraentes. Um exemplo claro é a Armadura de Espinhos, que muitas vezes parece fraca por depender de ataques inimigos, mas pode ser excelente se você for um campeão que não pode ser ignorado.


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(Imagem: Divulgação/Riot)

Portanto, a solução da Riot pode estar em dois caminhos: incrementar os efeitos dos atuais itens de corta-cura ou criar novas passivas únicas para torná-los mais atrativos. Isso poderia torná-los “fortes até demais” em certos casos, mas pelo menos deixaria de parecer uma punição ter que builda-los.


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