LoL: Hackeado? Fundador da Riot posta “criptomoeda do LoL” e deleta logo em seguida

LoL: Hackeado? Fundador da Riot posta “criptomoeda do LoL” e deleta logo em seguida

Na noite da última quinta-feira (09), Marc Merril, Cofundador e Diretor de Produto na Riot Games, fez uma postagem pouco usual em sua conta no X (ex-Twitter). O executivo divulgou uma criptomoeda, $LOL, que, segundo a publicação, seria um token para “gamificar a cultura de um dos títulos mais icônicos dos games”. Confira:


Continue depois da publicidade

Foto: Reprodução/Redes Sociais.

A postagem, porém, foi apagada minutos depois. A criptomoeda em questão se trata de uma memecoin, criada com base em memes ou piadas da internet, geralmente sem utilidade prática. Seu valor costuma ser impulsionado por viralização, comunidades online e especulação.

A ideia por trás de ativos financeiros desse tipo é simples: a $LOL, ao ser divulgada por um executivo renomado da Riot, ganha valor meteórico em poucas horas.

No entanto, também perde valor rapidamente por conta de um esquema de rug pull — golpe em que os criadores de um projeto cripto inflam artificialmente o valor de um ativo apenas para realizar uma venda massiva e lucrativa, deixando os demais investidores com prejuízo.

Horas após o ocorrido, a movimentação do ativo financeiro registra uma grande ascensão e uma queda proporcional em um curto espaço de horas, segundo o site GMGN, que registra informações em tempo real de criptomoedas:


Continue depois da publicidade

Imagem do gráfico da $LOL. Foto: Reprodução/GMGN.

Riot anunciou recentemente parceria com plataforma de criptomoedas

Na última terça-feira (6), a Riot anunciou parceria com a Coinbase, casa de câmbio digital, especializada em transações com criptomoedas. Em comunicado oficial, a organização fala que a parceria visa trazer conteúdos exclusivos, e que já estará presente no próximo VCT Masters Toronto.

A divulgação da parceria, tão próxima à postagem do executivo da Riot, faz pairar dúvidas se, de fato, a postagem se tratou de um ataque hacker. Confira o anúncio oficial na íntegra:

Estamos anunciando a Coinbase como parceira oficial dos eventos globais de VALORANT e LoL Esports, tornando-se a exchange de criptomoedas exclusiva e parceira de tecnologia blockchain, começando pelo VCT Masters Toronto, que inicia em 7 de junho.

A Coinbase trará uma série de iniciativas voltadas aos fãs, incluindo quadros personalizados, ativações em eventos, promoções de hospitalidade e sorteios para os fãs de VALORANT e LoL Esports — tudo isso será integrado aos eventos futuros.

Como uma marca digital por natureza, a Coinbase construiu uma sólida reputação ao apoiar diversas marcas esportivas globais, incluindo NBA e WNBA, Golden State Warriors, Los Angeles Clippers, Aston Martin Aramco na Fórmula 1™, e nossos parceiros da Team Liquid. Estamos ansiosos para colaborar e criar experiências ainda mais envolventes para os fãs de LoL e VALORANT Esports nos próximos anos.

brTT teve site de sua marca invadido por hackers recentemente

Caso a postagem de Marc Merril tenha sido fruto de uma invasão à sua conta pessoal no X, não é algo que seja incomum, tanto na internet, quanto no LoL. Recentemente, brTT, foi surpreendido por um ataque hacker, que alvejou o site de sua marca de roupas, a Rexpeita.

O ataque relembrava o caso do ex-jogador Alanderson “4LaN” Meireles, campeão do CBLOL 2017 pela Team oNe, que foi acusado de assédio sexual por duas mulheres durante uma festa na casa de brTT, em São Paulo. O momento foi capturado na live do ex-jogador profissional:

Comunidade critica Marc nas redes sociais após o ocorrido

Na última postagem do executivo nas redes sociais, usuários comentaram sobre o post envolvendo a divulgação da criptomoeda. As opiniões divergem, enquanto alguns usuários acreditam que Marc Merril tenha sido hackeado, outros acusam o cofundador da Riot de agir de má-fé. Confira:

Você acabou de lançar isso?

Você foi hackeado, senhor?

O cara foi hackeado lol

Me devolve meu dinheiro.

Golpista.

Até o momento da produção desta matéria, Marc Merril não se pronunciou sobre o assunto, tampouco a Riot. Existe a suspeita de que o executivo tenha sido hackeado, porém, dado o silêncio da empresa, resta teorizar o que realmente ocorreu.


Continue depois da publicidade