Estava com saudades da Dignitas? Uma das organizações mais tradicionais do cenário norte-americano está de volta ao LoL dois anos após ter se retirado. A equipe anunciou uma fusão com a Clutch Gaming, uma das 10 equipes na franquia da LCS.

A Clutch Gaming pertence à organização Philadelphia 76ers, time profissional da NBA. A equipe entrou no cenário de esports em 2018, após conseguir uma vaga na recém-chegada franquia da LCS. Logo no seu primeiro split, já conseguiu chegar na quarta colocação da competição.

Enquanto a Clutch é uma novata nesse segmento, a Dignitas transpira experiência. A organização está presente no LoL desde 2012, quando a LCS nem sequer existia. Antes de a franquia chegar em solo norte-americano, a Dignitas participou de todas as edições do torneio e contou com nomes icônicos em sua equipe como Ssumday, Shiphtur, Core JJ, Imaqtpie, VoyBoy, Scarra entre vários outros. A equipe de loL acabou se desfazendo no final de 2017 após não conseguir uma vaga no sistema de franquias.

Shrimp e Ssumday - Dignitas
O sul-coreano Shrimp, que hoje é um dos destaques do Flamengo, também já defendeu a camisa da Dignitas. Foto: Entrevista Shrimp e Ssumday – Inven Global

“Além de devolver a DIG à maior e mais divertida liga esports do mundo, essa fusão marca um passo importante em nossa trajetória à medida que construímos uma nova empresa global de mídia e entretenimento centrada em jogos”, comentou Michael Prindiville, diretor executivo da Dignitas.

Chris Greeley, um dos comissionários da LCS também mostrou empolgação com a volta da equipe ao cenário. “A Dignitas foi uma das oito equipes originais da LCS NA e estamos felizes em recebê-los de volta. Ficamos impressionados com os avanços que eles fizeram nos últimos dois anos. Essa combinação com a Clutch Gaming elevará uma organização já de classe mundial e esperamos ver grandes novidades deles daqui para frente”.

Se por um lado a Dignitas ganha seu nome de volta à LCS, a Clutch Gaming também sai ganhando com seu nome em outras modalidades. A Dignitas possui equipes de Rocket League, CS:GO, APEX Legends, Clash Royale, Smite entre outros. Neste segundo split a Clutch Gaming ainda atuará com esse nome na LCS, mas é provável que em 2020 já seja renomeada com a marca Dignitas.

“Estou incrivelmente empolgado com o fato da Clutch Gaming unir forças com a Dignitas. A Dignitas é uma marca legada com raízes profundas no LCS, e cuja ambição e visão de futuro a torna merecedora de um retorno ao LCS”, comentou Sebastian Park, VP de esports da Clutch Gaming

A Clutch não teve um bom início de temporada este ano e acabou ficando na 9° colocação da LCS. A equipe no momento permanece 0-2 no segundo split da competição.