Os playoffs da LPL já começaram e agora vamos começar a descobrir quais serão os representantes da atual liga campeã mundial para o torneio mais importante do ano. Cada série vale muito e pode acabar colocando ou tirando grandes equipes do tão aguardado mundial.

Foto: Riot Games

Acho que é importante começar falando que diferente das demais ligas, na LPL, a etapa final regional é composta apenas por três equipes, isso acaba dando um peso ainda maior para a regularidade dos times durante o ano. Já que não pontuar no primeiro split pode acabar te privando até de disputar a terceira vaga da região, justamente por isso que começarei falando sobre a atual situação da RNG e EDG, duas das representantes chinesas mais tradicionais em mundiais. 

Durante a primeira etapa do ano, ambas equipes acabaram sendo eliminadas precocemente nos playoffs, com a equipe da EDG não conseguindo nenhum ponto e a RNG apenas dez. Os dois times precisam necessariamente chegar até as semifinais para garantir uma vaga na final regional, e assim ter uma segunda chance de representar a China em mais um mundial.  

Diferente das gigantes e já bem conhecidas do público, quem chega tranquila para essa disputa são as novatas TOP e FPX, que apesar de não terem chego nas finais do primeiro split, conseguiram mais uma vez seu lugar direto nas semis devido ao excelente desempenho durante a fase regular.

Independente do que venha acontecer nesses playoffs, ambas já estão garantidas em uma possível final regional caso não venham ganhar o campeonato e também, por já possuírem uma grande quantidade de pontos de circuito, são os principais candidatos, juntamente da atual campeã mundial, de irem como seed 2 para o mundial.  

Foto: Riot Games

E aí que chegamos no protagonista desses playoffs, justamente a atual campeã mundial e também da LPL, Invictus Gaming. Por ser a atual campeã, é o time que possui a maior quantidade de pontos de circuito, tanto é que terminar em quarto lugar já garantiria sua vaga no mundial. Porém, para conseguir esse quarto lugar, eles terão que enfrentar a RNG, carrasco da equipe durante todo o ano passado. Diferente da IG que ainda teria a chance até mesmo de se classificar por pontos mesmo perdendo essa série, para Royal será vida ou morte. 

Todos os oito times que irão disputar esses playoffs estão brigando pela chance de representar a China no mundial, e não só eles. A JDG vice-campeã do split passado, também assistirá com cuidado esses playoffs, pois ainda existe a chance de participarem da disputa pelo seed 3 dependendo de alguns resultados.  

Todas as partidas desses playoffs serão de extrema importância, não lembro de nenhum outro split da LPL onde tantos times estavam brigando de verdade pelas três vagas no mundial. É difícil imaginar times como a RNG ou EDG não participando de um mundial. Bom, até mesmo a atual campeã do mundo corre riscos de não participar do campeonato esse ano, essa é a beleza de um campeonato com tantos times de alto nível.  

Diferente de muitas ligas, o mundial para os times chineses já começou, são nove equipes brigando por três vagas e com toda certeza, os três que sobreviverem à essa primeira fase, chegarão na Europa com o único objetivo de consagrar novamente sua região como a melhor do mundo.