O top laner Pedro “LEP” Marcari conversou com o Mais e-Sports após mais uma derrota da RED Canids no CBLOL. A matilha já soma três derrotas em três rodadas da competição.

Aposte nos jogos do CBLOL através da Betway Esports

A KaBuM não vinha jogando bem e ganharam de vocês. A RED subestimou a KaBuM?
Não, de jeito nenhum. Eles foram campeões do outro split. Então, a gente sabe que é um time que tem muito potencial. Mesmo com eles indo mal, a gente sabe que eles são uma equipe muito forte, do mesmo jeito que estamos indo muito mal e podemos enxergar potencial no nosso time e ir muito bem contra qualquer equipe.

Foto: Riot Games

Quais foram os erros da RED nessa série?
No primeiro jogo a gente ficou muito defensivo em uma hora que deveríamos ser mais ofensivos. Estávamos bem no jogo mas demos espaço para o Aatrox ficar muito forte, e ele é um campeão que fica muito forte para Team Fights e muito forte para o splitpush.
Eles conseguiram dominar muito o jogo por causa disso, depois dessas vantagens. Se a gente tivesse puxado o gatilho, a gente poderia ter ganho esse primeiro jogo.
No segundo jogo, eu acho que a gente sofreu um pouco de adversidade. Não esperávamos eles jogarem de Fiora no blind¹. Estávamos usando sempre Camille no top, e acho que talvez a gente deveria ter mantido o plano pois treinamos muito com ela no top. Mas acabamos jogando ela na jungle e pegamos outro top. Não saiu como treinamos, não coloco a culpa só no treinador mas em todo mundo. Inclusive em mim que poderia em vez de falar para pegar outro top, só pegar a Camille, pois foi o que treinamos.

Acredita que o Draft foi muito impactante na série?
Não, não acho que foi o Draft. Acho que o segundo jogo era totalmente ganhável, mas não executamos muito bem a composição. Tomamos mais pressão que imaginávamos que iríamos tomar no earlygame. Eles pegaram uma vantagem e praticamente as duas composições eram parecidas para o splitpush, e se você ficar atrás de splitpush não tem como voltar no jogo. Eles tinham uma Team Fight melhor com Sejuani e Zoe. Se a gente não pegasse vantagem no início a gente ia praticamente só perder o jogo.

A situação preocupa? Como está o mindset do time?
Bom, eu não sei falar por todos da equipe mas o meu sempre vai ser padrão. Não sinto pressão por estar perdendo, nem leve se eu estiver ganhando. Já passei por muitas coisas assim, já ganhei em alguns momentos, já perdi em alguns momentos. Então, eu não me sinto pressionado com o resultado do jogo, sempre penso em dar o meu melhor cada semana. Vou continuar com esse mindset e não tenho medo de jogar porque perdemos 3 partidas.

Vocês haviam falado que a RED tinha dificuldade de refletir o que foi treinado para o stage. Esse problema continua? 
Acredito que sim. Essa semana foi muito boa nos treinos. Se o problema fosse dentro de jogo seria fácil de resolver. Pois se a gente estivesse perdendo os treinos, a gente saberia o que melhorar. Mas nos treinos a gente vai bem, mas no CBLOL a gente não joga igual nos treinos. Não sei se é o medo de ter perdido, e dentro de jogo isso transmite esse medo de realizar jogadas. Ou as vezes a gente se planejar 100% para uma situação, mas nesse meta é praticamente impossível você se planejar 100%. Acho que o que está ganhando são realmente as estratégias, antigamente o jogo era mais focado em laning phase. A gente sabia todos os picks de todas as lanes e agora é mais complexo. No segundo jogo a gente não soube executar nossa estratégia e foi meio que uma adaptação do que havíamos treinado.

O que a RED precisa fazer para melhorar?
Acho que todos estão dando seu 100%. Acredito que vamos continuar focando nisso, pois sabemos que estamos melhorando semana após semana. Uma hora eu tenho certeza que o resultado vai vir, espero que não seja tarde. Pois a gente realmente precisa desse resultado agora, principalmente contra a IDM, se perdermos, a situação vai ficar muito difícil para a gente na tabela. Então acredito que todos os jogadores, os reservas também, estão dando o máximo. E independente se o time continue o mesmo ou se tiver alguma mudança, talvez um reserva ou outro possa aparecer. Mas com certeza se esse reserva entrar vai ser pelo time, pois estamos todos dando seus 100%, os 10 jogadores da casa.

Qual reserva poderia entrar tão?
Eu acho que o nosso melhor reserva é o Guigo. Ele é da minha posição, então não sei se eu gostaria que ele entrasse. Mas se for pelo bem do time, eu não me importaria. Ele também pode aparecer no bot, estamos vendo a maioria dos times lá de fora também, usando alguns top laners no bot. Acho que se ele vir aparecer no time principal, pode ser tanto no top quanto no bot. Tenho certeza que se ele entrar no meu lugar ele vai dar o melhor e eu confio muito nele também.

A utilização de reservas pode ser o que trará a RED de volta?
Talvez sim, não tenho certeza. Mas nós vimos isso acontecendo na CNB quando o Rakin estava muito saturado. O Robo entrou no lugar dele e o Rakin ficou umas semanas só assistindo. Acredito que o Rakin melhorou muito nessas semanas que ele só assistiu, e quando ele voltou, ele estava dando o máximo dele, estava detonando. Isso pode acontecer também, eu não sei. Pode ser uma opção para nós testarmos mas realmente não sei. Temos que sentar e conversar e ver se isso é uma opção viável, se for ajudar a RED, não tem porque não fazer.

Aposte nos jogos do CBLOL através da Betway Esports

Legenda

1 – blind: Quando o jogador escolhe um campeão antes de seu adversário de lane ter escolhido.