Segundo a ESPN norte-americana, a League of Legends Championship Series Europe (LCS EU) terá novo formato a partir do ano que vem. O modelo atual, que conta com 10 times, será dividido em 4 novas regiõesLondres, Paris, Berlim e Barcelona – que contarão com 6 times cada, totalizando 24 times.

Nesse novo formato, os times receberam licenças da RIOT para jogar nas ligas, porém ainda não se tem notícias de quais seriam os times participantes. Isso significa que os times não precisarão se preocupar com um eventual relegation, seguindo o estilo das famosas franquias NBA, NFL etc.

Os dois primeiros times de cada liga competirão, segundo as fontes, em um campeonato maior que acontecerá ao mesmo tempo em que as ligas regionais, num estilo que lembra a Champions League, campeonato que reúne os campeões das principais ligas de futebol do mundo.

Também segundo a ESPN, os terceiros e quarto lugares dos grupos competirão entre si para disputar mais uma vaga na “Champions LCS”, seguido dos 5º e 6º lugares que jogarão um campeonato à parte para definir as últimas vagas. No total, a Champions contará com 16 times, divididos em grupos e com jogos eliminatórios.

Os representantes do mundial serão decididos através dessa liga maior e também do atual sistema de Championship Points.

Ocelote, dono da G2, já se inscreveu para particiár das franquias norte-americanas.

A notícia também sugere que os 10 times atuais da LCS EU poderão escolher em qual das 4 ligas jogarão enquanto a RIOT segue com as negociações para parcerias com os 14 times faltantes. O formato surge em meio as tentativas da RIOT de resolver os questionamentos dos principais times da Europa sobre a longevidade da liga. Vale lembrar que dos 10 times atuais, 04 deles já se inscreveram para o sistema de franquias que entrará em vigor na LCS NA: Splyce, Fnatic, Misfits e a atual campeã, G2.