A fase regular do primeiro split da LCK 2018 ainda não chegou ao fim mas já temos o primeiro finalista da competição definido. Na manhã desta quinta-feira (15), a KING-ZONE DragonX (antiga Longzhu Gaming) atropelou a KT Rolster, que era sua concorrente direta a liderança da competição, e assim garantiu matematicamente a liderança da competição mesmo antes do fim da fase regular, e assim a vaga direta na final.

A equipe venceu a KT por 2-0 na série com direito a um placar de abates de 14-1 na segunda partida. A série totalmente dominante para a equipe foi um reflexo de toda sua campanha neste split da LCK, e até o momento acumula 14 vitórias e apenas 2 derrotas. É o segundo split seguido que a equipe chega na final da competição por terminar a fase regular na liderança, vale lembrar que no segundo split de 2017 quando ainda se chamava Longzhu Gaming, o time conseguiu desbancar a SK Telecom T1 em uma final de LCK, fato histórico na competição já que a equipe tri-campeã mundial nunca tinha perdido nenhuma final de LCK que tinha disputado.

Critérios de desempate

O primeiro critério de desempate da LCK são os pontos corridos onde cada equipe recebe 1 ponto por partida única vencida e perde 1 ponto por derrotas únicas. Caso os pontos corridos não sejam suficiente para o desempate, é usado o segundo critério que é o confronto direto entre as equipes empatadas. Caso ainda continuem empatadas temos um jogo de desempate entre as equipes.

A Afreeca Freecs, que no momento ocupa a segunda colocação da competição, poderia no máximo empatar ao numero de vitórias considerando um cenário onde venceriam suas próximas três séries restantes enquanto que a KING-ZONE perderia suas próximas duas séries na próxima semana. Considerando esse cenário na pior das hipóteses (Afreeca vencer suas três séries por 2-0 e a KING-ZONE perder suas próximas séries por 2-0), a equipe de Peanut ficaria com 29 vitórias e 10 derrotas, somando 19 pontos na competição, enquanto que a Afreeca ficaria com 30 vitórias e 11 derrotas, se igualando aos 19 pontos. Partindo para o segundo critério de desempate que seria o confronto direto, a KING-ZONE acumula duas vitórias em séries na fase regular em cima da Afreeca.

É a quinta final de LCK seguida que Peanut consegue a classificação.                                                    Foto: Kenzi – Fomos

Playoffs da LCK 2018

Além da KING-ZONE DragonX, a Afreeca Freecs e a KT Rolster também já tem vagas garantidas nos playoffs da competição mas suas posições na tabela ainda não estão definidas. Já as duas últimas vagas ainda será decididas nas próximas séries e podem ter como candidatas os times da KSV, SK Telecom T1, Rox Tigers, MVP e Jin Air Green Wings.

Você pode acompanhar a cobertura completa da LCK 2018 com os replays das séries de hoje aqui no Mais e-Sports.