Começa nessa terça-feira (04), a Intel Extreme Masters Chicago, evento que rola nos Estados Unidos e conta com 16 times disputando a premiação de 250 mil dólares. A IEM Chicago é a sucessora da IEM Oakland, torneio que teve edições em 2016 e 2017, onde a Ninjas in Pyjamas foi a campeã em ambas as oportunidades. O campeonato acontece entre 6 e 11 de novembro na Wintrust Arena, e conta com 2 equipes brasileiras, o MIBR e a Luminosity Gaming.

A 16 equipes serão divididas em 2 grupos de 8, e o formato do torneio será de eliminação dupla, com as primeiras partidas de cada time sendo disputadas em MD1 e todas as outras em MD3. Três equipes de cada grupo avançam para os playoffs, onde o primeiro colocado (vencedor do Winners Bracket) avança automaticamente para as semifinais, enquanto o segundo colocado (a equipe que perdeu a final do Winners Bracket) enfrentará o time que for vencedor do Lower Bracket de sua respectiva chave pelas quartas de final. A final acontece no domingo (11) em uma MD5.

Grupo A:

  • Astralis
  • FaZe Clan
  • MIBR
  • NRG
  • North
  • Renegades
  • Team LDLC
  • MVP PK

Grupo B

  • Natus Vincere
  • Team Liquid
  • mousesports
  • BIG
  • Fnatic
  • AVANGAR
  • Luminosty Gaming
  • eUnited

Confira o Power Ranking das equipes da competição:

16- MVP PK

Line up: solo, glow, zeff, xigN e minixeta

A MVP PK é a equipe representante da Ásia na IEM Chicago. O time sul coreano venceu o qualificatório asiático em uma final MD5 contra a Flash Gaming, e é o quinteto mais fraco da competição. Recentemente foi campeã da Zowie eXTREMESLAND, evento que aconteceu na China, e faturou 40 mil dólares.

15- eUnited

Line up: FNS, Relyks, dazzle, dapr e moose

A equipe da eUnited, vencedora do qualificatório NA vem de uma mudança importante em sua line up, já que os norte-americanos decidiram substituir o estadunidense “Ace” Winn pelo canadense Pujan “FNS” Mehta, jogador que estava sem time desde sua rápida passagem pela Cloud 9. O quinteto vem disputando as duas principais ligas online da América do norte, a ESL Pro League Season 8 NA e a ECS Season 6 NA, e vem apresentando resultados mistos em ambas. Como a mudança na line up foi recente, é difícil ver o time indo longe na competição.

14- Luminosity Gaming

Line up: HEN1, LUCAS1, steel, NEKIZ e yeL

Os brasileiros da Luminosity Gaming não vêm tendo bons desempenhos recentes. A equipe se classificou para Chicago pelo qualificatório sul americano vencendo a atual INTZ (na época, ainda sem organização), e vem tendo resultados ruins nas principais ligas online, estando na penúltima posição e na zona de rebaixamento tanto na ESL Pro League Season 8 NA, como na ECS Season 6 NA. Para completar, o time não passou da primeira fase nos últimos 2 qualificatórios online norte-americanos, que dariam vaga para a DreamHack Open Atlanta e para a DreamHack Open Winter. Com essa realidade, e o recente retrospecto desfavorável, a situação será complicada para os brasileiros.

13- Team LDLC

Line up: to1nou, ALEX, AmaNEk, devoduvek e LOGAN

A Team LDLC chega a Chicago como uma grande surpresa. O mix europeu surpreendeu quando venceu a GG.BET Shuffle, torneio que deu sua vaga na competição, vencendo equipes como a G2 Esports, Heroic e OpTic Gaming. A LDLC atualmente joga a ECS Season 6 EU, e vem apresentado resultados mistos no qualificatório online, estando na frente da tabela de times como Ninjas in Pyjamas e G2. Os europeus são uma equipe para ficar de olho, podendo ser uma das surpresas do evento.

12- Renegades

Line up: jks, AZR, jkaem, Gratisfication e liazz

A Renegades é o primeiro time da lista que recebeu um invite direto para Chicago. Os australianos recentemente mudaram sua line up, substituindo USTILO e o americano Nifty, a (ex) estrela do time, por Gratisfication e liazz, um australiano e um neozelandês. As trocas deram um bom resultado, e a equipe vem apresentando um ótimo desempenho nas ligas online, já estando matematicamente classificada para as finais da ESL Pro League Season 8 em Odense, Dinamarca e estando atualmente na segunda colocação da ECS Sesason 6 NA, bem próxima também de carimbar sua ida para as finais em Arlington, Texas. A Renegades pode ser outra agradável surpresa na competição, pois vem dado bastante trabalho para os melhores times norte-americanos.

11- AVANGAR

Line up: Fitch, buster, KrizzeN, qikert e Jame

A AVANGAR é mais uma grande surpresa em Chicago. Os cazaques venceram o fortíssimo qualificatório europeu e chegam aos Estado Unidos com méritos após surpreender a todos na EPICENTER 2018, torneio onde a equipe chegou nas semifinais de maneira inesperada, e embolsou 20 mil dólares de premiação. A AVANGAR vem demonstrado que é um time que pode bater de frente com adversários considerados mais fortes, e promete surpreender nessa edição da IEM Chicago, assim como fez na Russia e no qualificatório online.

10- Fnatic

Line up: Xizt, JW, twist, KRIMZ e Brollan

2018 vem sendo uma montanha russa para a Fnatic. Os suecos começaram o ano de maneira excelente, sendo campeões do IEM Katowice 2018, vencendo na final a melhor equipe do mundo na época, FaZe Clan, e parecia que iria engrenar, mas não foi o que aconteceu. A equipe decidiu mudar a line up algumas vezes durante o ano e até agora não conseguiu encontrar o sucesso esperado, e vive um momento ruim, estando na zona de rebaixamento na ESL Pro League Season 8 EU e sem expectativas de classificação na ECS Season 6 EU. Recentemente decidiram adicionar o prodígio de 16 anos Brollan e o veterano twist ao time principal, e esse será o primeiro grande torneio do novo quinteto da organização, que busca um bom desempenho em Chicago, algo que não acontece há meses.

9- North

Line up: cadiaN, aizy, Kjaerbye, gade e valde

A North chega a Chicago para tentar se firmar no cenário como um time top 10 do mundo. Após serem campeões da DreamHack Masters Stockholm 2018, as expectativas estavam altas para o FACEIT Major: London 2018, mas os dinamarqueses desapontaram, e saíram do mundial antes mesmo da fase de grupos. A decepção com o resultado desencadeou em duas mudanças na line up, e o ingame leader MSL saiu para a entrada de cadiaN, enquanto o rifler niko deu espaço para gade. As mudanças vêm dado efeito, e a North está na zona de classificação de ambas as ligas online, ESL Pro League Season 8 EU e ECS Season 6 EU, essa última já estando matematicamente classificada para as finais em Arlington Texas. Chicago será o primeiro grande torneio do novo quinteto dinamarquês, e será uma boa prova para ver como está o nível do time.

8- NRG

Line up: dpas, FugLy, Brehze, nathE e ceRq

A NRG vem em uma nítida crescente durante 2018. A equipe norte-americana iniciou o ano na 26ª colocação do ranking da HLTV e hoje é de forma sólida um time top 10 do mundo, atualmente estando na posição e com potencial para crescer ainda mais. Liderados pela estrela do time, o búlgaro ceRq, a NRG vem tendo excelentes resultados recentes, tanto nas ligas online (lidera a ECS Season 6 NA, já estando matematicamente classificada para as finais presenciais, e está na zona de classificação na ESL Pro League Season 8 NA), quanto nos torneios presenciais, onde recentemente terminou no top 4 na ESL One New York 2018 e venceu a cs_summit 3. A NRG vai dar trabalho e tem tudo para fazer uma grande competição em Chicago.

7- BIG

Line up: gob b, tabseN, tiziaN, nex e smooya

Desde a entrada do inglês smooya na organização alemã, a BIG vem tendo um crescimento impressionante, e chega a Chicago na tentativa de levantar um troféu ainda esse ano. A equipe atualmente está na terceira posição da tabela da ESL Pro League Season 8 EU e tem uma vaga bem encaminhada para as finais presenciais que acontecem em Odense na Dinamarca, além de apresentar resultados mistos em torneios em LAN, tendo recentemente ficado em 3 no cs_summit 3, e entre 5-8 no Major, adquirindo status de Legends. A BIG tentará novamente fazer uma campanha parecida com a que protagonizou na ESL One Cologne 2018, quando foi vice-campeã do torneio.

6- mousesports

Line up: oskar, chrisJ, sunNy, STYKO e ropz

Após recolocar o eslovaco STYKO na line up da equipe, e bancar o polonês Snax, a mousesports tenta reencontrar sucesso que teve em algumas oportunidades durante o ano. A organização alemã vem fazendo boas campanhas online, estando na zona de classificação tanto da ESL Pro League Season 8 EU, quanto da ECS Season 6 EU, ao mesmo tempo que recentemente foi a grande campeã da ESL One New York 2018. O desempenho desastroso no FACEIT Major: London 2018, onde a equipe foi eliminada sem vencer nenhuma partida, parece ter ficado para trás, e a mousesports tentará repetir a campanha excelente que teve em Nova York em Chicago, buscando levantar mais um troféu no ano.

5- MIBR

Line up: FalleN, coldzera, fer, Stewie2K e tarik

Os brasileiros chegam a Chicago após o resultado desastroso na BLAST Pro Series Copenhagen 2018, de onde saíram sem vencer nenhum jogo na competição (terminando com 0 vitórias e 5 derrotas), buscando retomar o caminho das vitórias que vinha tendo antes deste evento. O MIBR estava em clara evolução, indo muito bem nas ligas online (lidera a ESL Pro League Season 8 NA, já estando matematicamente classificada para as finais presenciais e está em situação confortável na ECS Season 6 NA) e vinha apresentando uma clara melhoria nas LANs internacionais, onde terminou no top 4 do Major e ficou em segundo na BLAST Pro Series Istambul 2018, evento que não foi vencido por detalhes. Os brasileiros têm como missão em Chicago tentar levantar a primeira taça de grande importância no ano, coisa que não acontece desde dezembro de 2017 quando venceram a ESL Pro League Season 6 Finals, ainda com o quinteto totalmente nacional. Resta saber se o evento ruim em Copenhagem foi só um ponto fora da curva e se a equipe finalmente irá engrenar.

4- FaZe Clan

Line up: olofmeister, rain, NiKo, GuardiaN e karrigan

A FaZe Clan chega a Chicago com o objetivo de levantar mais uma taça importante em menos de um mês, e tentar confirmar que aquele time que dominou o cenário no início de 2018 está de volta. A vitória na EPICENTER 2018 marcou a conquista do primeiro troféu do quinteto desde a volta do sueco olofmeister a line up, jogador que havia se afastado por problemas pessoais. A equipe vive alguns problemas internos em relação ao ingame leader karrigan, que não sabe se continuará no mix europeu após os resultados ruins que a FaZe havia apresentando antes de vencer a EPICENTER, e tentará provar que pode voltar a dominância que apresentou no inicio do ano, quando venceu a IEM Sydney 2018 e a ESL One Belo Horizonte 2018, além do vice no ELEAGUE Major Boston 2018.

3- Team Liquid

Line up: NAF, nitr0, TACO, EliGE e Twistzz

A Team Liquid chega a Chicago tentando vencer seu primeiro campeonato no ano. A melhor equipe norte americana do mundo bateu na trave em quatro oportunidades diferentes em 2018 (ECS Season 5 Finals, ESL Pro League Season 7 Finals, ELEAGUE Premier 2018 e ESL One New York 2018), e tentará levantar o troféu na frente da sua torcida, buscando coroar o bom ano da organização. A Liquid vem apresentando bons resultados também nas ligas online, e está na zona de classificação em ambos os qualificatórios (ESL Pro League Season 8 NA e ECS Season 6 NA), em posições confortáveis para garantir uma vaga nas finais presenciais. A Team Liquid é uma das favoritas para vencer a IEM Chicago 2018 e vai ser um dos times a ser batido.

2- Natus Vincere

Line up: s1mple, electronic, Zeus, Edward e flamie

A Natus Vincere chega como uma das principais equipes na IEM Chicago 2018, e com moral pra levantar a taça do torneio. A NaVi foi a grande campeã da BLAST Pro Series Copenhagen 2018, e tentará vencer seu segundo grande evento seguido no ano, visando aumentar a prateleira de troféus de 2018, que já conta com os títulos da ESL One Cologne 2018, da StarSeries Season 5 e da CS:GO Asia Championship, além dos 4 vices do ano (FACEIT Major: London 2018, DreamHack Masters Marseille 2018, EPICENTER 2018 e StarSeries Season 4). O quinteto liderado pelo atual melhor do mundo, s1mple, também vem muito bem na única liga online que participa, já estando classificada matematicamente para as finais presencias da ESL Pro League Season 8, em Odense na Dinamarca.

1- Astralis

Lineu up: Xyp9x, dupreeh, gla1ve, dev1ce e Magisk

Não é surpresa alguma que o time mais forte da IEM Chicago é a atual melhor equipe do mundo, Astralis. Tendo levantado 6 troféus da melhor categoria no ano de 2018, incluindo o FACEIT Major: London 2018, a Astralis chega aos Estados Unidos como a grande favorita para levantar o troféu de campeã do torneio. Além dos incríveis resultados na LAN, a Astralis também lidera com folga as ligas online que participa, já estando matematicamente classificado para a ESL Pro League Season 8 Finals e para a ECS Season 6 Finals. Mesmo sendo os favoritos, os dinamarqueses não são invencíveis, e nos últimos dois torneios que participaram, BLAST Pro Series Copenhagen e BLAST Pro Series Istambul, apresentaram dificuldades, sendo eliminada no primeiro na fase de grupos e quase perdendo o título para o MIBR no segundo na grande final.

A IEM Chicago 2018 tem inicio nessa terça feira (06) e vai até o próximo domingo (11). o MIBR estreia contra a Renegades, enquanto a Luminosity enfrenta a Team Liquid, com os horários ainda não definidos.