- Publicidade -

O pick de Zac jungle estava sumido durante um bom tempo. O campeão foi bastante utilizado na Season 3 tanto na jungle como também na top lane. Hoje a popularidade de Zac volta a subir novamente. Nos últimos dois patchs, Zac teve sua popularidade aumentando de 5 para 10%.

Zac é um Tank. O campeão aguenta receber muito dano e é muito chato de matar ele. Outro detalhe interessante é as habilidades de Zac causam um dano base alto. Com isso, ele consegue causar uma boa quantidade de dano mesmo construindo itens de Vida, Armadura e Resistência mágica. 3

Habilidades do Zac

 Divisão Celular (Passiva)
Esta passiva te dois efeitos. O primeiro é que Zac se “divide” em quatro pedaços quando morre, ela tem um tempo de recarga de 5 minutos (bem alto). O outro efeito da passiva é que Zac se cura sempre que ele recupera uma parte das gosmas que ele vai deixando ao usar uma habilidade.
O primeiro efeito citado faz com que Zac possa ter uma postura mais agressiva. Caso você morra com passiva no meio de uma Team Fight, enquanto o time inimigo está destruindo os seus pedaços, o seu time não irá parar de bater neles.
Porém, não fique tão confiante nesta passiva, ela pode ser simplesmente “smitada” pelo jungler inimigo, como também pode ser aniquilada rapidamente caso você morra em uma situação de 1v1 ou até mesmo 2v2.

Fora isso, a passiva que “cura” o Zac ao recolher as gosmas ajuda bastante em qualquer tipo de troca, tente sempre ir recuperando vida com ela tanto em lutas de grupo, lutas pequenas e também quando for limpar um campo da Selva.

 Esticada (Q)
O slow que o Zac consegue aplicar com este “soco” é bem importante para continuar a perseguição em inimigos. Lembrando que quanto maior o nível da habilidade, maior é o slow começando em 20% no nível 1 e ficando em 40% no nível 5.

 Matéria Instável (W)
Essa habilidade é a maior fonte de dano do Zac. Como a habilidade causa dano baseado em porcentagem de vida máxima do alvo, Zac consegue causar bastante dano mesmo sem construir itens de poder de habilidade.

 Estilingue Elástico (E)
Este pulo do Zac tem um alcance enorme. Um detalhe super importante é que o alcance aumenta com o nível da habilidade, logo esta será a habilidade que você irá priorizar para que ela chegue no nível 5 o mais rápido possível. Você consegue gankar a Mid Lane das aquaminas, gankar o Bot/Top Lane da tribush e coisas assim.
Vocês verão no gameplay mais para frente no artigo como você pode explorar isto.

 Vamos Pular (R)
Mais um controle de grupo do Zac. Como é explicado no vídeo de gameplay, o ultimate do Zac não é um “knock-up” e sim um “displascement“. Tome cuidado para não afastar o alvo do seu time, e sempre tentar trazer ele mais para perto. Você pode utilizar para afastar alguns alvos indesejáveis e dar “peel” para um carry.

TODAS as habilidades de Zac escalam com AP. Porém, na maioria dos casos, a construção de itens tank ficará melhor para ele.

Runas – Zac Jungle

Zac jungle

Temos apenas um detalhe super importante para comentar nas runas: a penetração mágica. Como eu falei antes, o Zac tem um dano base alto. Logo, você não precisa construir tantos itens de poder de habilidade para causar bastante dano.
Essas runas de penetração mágica farão com que o seu dano seja ainda maior, principalmente para penetrar a resistência mágica pequena de alvos squichs.
Diferente da maioria dos Junglers, para o Zac jungle você pode jogar sem runas de velocidade de ataque. Ele consegue se sair bem durante a primeira rotação da selva graças a sua passiva.

Talentos – Zac Jungle

Talentos Zac Jungle

Força das eras será o nosso principal talento. Aumentar o HP de Zac, é sem dúvida umas das coisas mais importantes para o seu crescimento no jogo, literalmente.
Outro ponto muito interessante também é a utilização Perseverança em vez Perspicácia, pois com a masterie, Zac terá um regen de vira muito alto que comba bastante com os 5 pontos em Armadura Rúnica.

Build do Zac Jungle

build zac jungle

Escolhendo a Bota

Vamos falar primeiro das botas, temos 4 opções que são viáveis dependendo de seu papel no jogo e do time inimigo!

Quando usa Tabi Ninja:

Caso o time inimigo tenha vários campeões AD que causem dano com ataques básicos, a Ninja Tabi é a melhor escola. Em um jogo, o time inimigo veio em uma composição com Fiora Top e Zed Mid, a Ninja Tabi me ajudou bastante!

Quando usar Passos de Mercúrio

Caso o time inimigo tenha controles de grupos chatos que podem ter você como alvo é interessante a tenacidade para o Zac. O item ajuda bastante ele e será a melhor escolha em vários casos. Veja contra qual suporte você está jogando, Bardo, Morgana, Nami e outros irão te atrapalhar bastante a continuar a perseguição no ADC inimigo. Com isso, a Passos de Mercúrio se torna a melhor opção!

Quando usar Botas Ionianas da Lucidez

A bota de CDR (diminuição de tempo de recarga) é ótima para fazer com que Zac utilize mais vezes suas habilidades. Principalmente seu W e seu E. Caso nenhuma das botas acima seja extremamente necessário, você pode se arriscar mais com esta bota.

Quando usar Sapatos do Feiticeiro

Esta é de longe a bota mais arriscada. Antigamente, o item era CORE para o Zac, hoje nem tanto. Como ele tem um dano base alto, a penetração mágica é sempre um atributo forte para a amoeba ambulante.

Itens defensivos/Ofensivos

Eu recomendo que você utilize no mínimo 4 itens defensivos em sua build. O Zac até pode funcionar como um campeão AP que irá explodir alguém, mas a chance de você não conseguir tal feito e acabar morrendo é sempre existente e bem grande.

Os itens que aumentam a vida de Zac são super importante para sua passiva funcionar ainda melhor. Então, Pressagio de Randuin, Couraça do Defunto e outros tem uma sinergia muito boa com ele. Eu recomendo que você sempre faça a Titã Ardente, como seu encantamento.

Outro item super importante que tem uma ótima sinergia no Zac é o Semblante Espiritual. Ela aumenta suas curas e potencializa a sua passiva. A única razão para este item não ser o seu segundo ou terceiro é caso não tenha campeões de dano mágico no time adversário.

De todos os itens ofensivos, Tormento de Liandry e Cetro de Cristal de Rilay são os que tem maior sinergia com Zac. Além de aumentar sua vida e aumentar mais o dano do campeão, elas tem outros atributos interessantes. O Tormento de Liandry traz mais penetração mágica, que como já falamos, é algo muito forte no Zac.

Gameplay Zac Jungle

Se inscreva no canal do Mais e-Sports: