Guia voltado para jogar de Wukong jungle season 5. 

Apesar de Wukong não ser um campeão recorrente no competitivo durante os primeiros meses de 2015, de forma alguma é um jungler fraco, Wukong é um excelente emboscador, com alto potencial de dano, mobilidade descente e naturalmente resistente devido à sua passiva, que lhe concede armadura e resistência mágica para cada campeão inimigo que estiver próximo.

Runas e Talentos

Runas Wukong

Duas quintessencias de velocidade de ataque e uma de dano físico.

Nove marcas de dano físico, ou oito de dano físico e uma de chance de crítico.

Nove glifos de resistência mágica – ou CDR se não houver muito dano mágico no time inimigo.

Nove selos de armadura.

talentos wukong

 

Rota da Jungle

Wukong Rota

A rota mais segura para Wukong no inicio da partida é sair a partir do lado da jungle que está sua bot lane, aproveitando-se assim melhor do leash aplicado pelo suporte e adc. No lado azul começa pelos Krugues, e no lado vermelho começa pelo Gromp. Se receber ajuda adequadamente, Wukong pode completar a jungle com vida suficiente para dar uma passada no mid ou buscar um abate no top. Mas se precisar ir base logo cedo, não se preocupe, Wukong não necessita impactar tanto a partida no early, vez que sua real força está na iniciação de Team Fights.

Por não ser tão dependente de mana nessa primeira rotação, seu incio pelo lado do red não trás preocupações. Junglers mais experientes podem gankar a rota do meio com ele level 2, de posse do red antes mesmo do mid adversário atingir level 3. A primeira habilidade a ser upada na jungle é o resplendor das nuvens, seu E, pois além de causar dano em 3 monstros ao mesmo tempo, ganha velocidade de ataque que se esvai depois de alguns segundos.

Após o primeiro campo pegue o golpe destruidor, Q. Essa habilidade de baixo cooldown aplica hiteffects, combando perfeitamente com o feitíço da lamina ou passíva da Hydra/Tiamat, além de alcançar um range maior que os ataques básicos de Wukong. No level 3 upando o chamariz, W, Wukong pode usar sua cópia para tankar pouco do dano causado pelos monstros, bem como causar um mínimo dano em área.

Gankando/Emboscando

 Guia - Wukong

Wukong é um bom emboscador de early game, obviamente não se compara à Jarvan, Rek-Sai, Lee sin e Evelyn, mas apesar de sua aproximação ser inferior à desses campeões citados,  o dano que pode causar é muito maior. Wukong se aproveita muito bem de seu chamariz, mesmo enfrentando lanes wardadas, pois o inimigo verá Wukong parado na moita, sendo que na verdade ele já está na lane esperando para atacar seu Q na face dazinimiga.

Dessa forma sentinelas simples não são problemas para o macaco. Se o inimigo for cauteloso, recuará ao ver você parado no matinho, o que já serve para tirar a pressão de uma lane  que vem sofrendo dificuldades.

Wukong tem um ótimo gank no mid em razão da pequena distancia existente entre a moita e o meio da lane. Também pode se aventurar antes do level seis no top. Ganks no bot são indicados após o level seis, devido ao elevado dano que pode receber se for focado por dois campeões logo no inicio do jogo.

 Itemização/Build

No upagrade da machete do caçador, Wukong se dá bem com três dos quatro itens disponíveis dependendo das suas necessidades. Roxo Para limpeza rápida de campos, Azul para fortalecer o Controle de Grupo aplicado nos ganks e Vermelho para receber menos e causar mais dano, isso se seu time já estiver com um Controle de Grupo razoável.

A melhoria para guerreiro é a mais indicada para Wukong, uma vez que lhe concede dano e redução do tempo de recarga, contudo se preferir pode optar pela resistência e tenacidade do Colosso para ficar livre para escolher outra bota ou focar em itens agressivos. Wukong tem alto potencial de dano, dessa forma itens de Dano de ataque e penetração de armadura são excelentes para que Wukong seja sempre uma ameaça para Adcs desavisados. Cutelo Negro, Hidra Raivosa São bons itens de inicio de partida.

Priorize o dano em área da hidra se quiser limpar waves ou campos rapidamente, ou o cutelo se precisar gankar muitos oponentes “parrudos”. Triforce e Ultimo sussurro lhe caem bem em estágios mais avançados do game caso esteja se saindo bem. Após isso, é imprescindível se construir alguma resistência com base em qual campeão no time inimigo está causando mais dano. Véu de Banshee é o item core de resistência mágica para o macaco.

Randuim acrescenta uma quantidade descente de vida e armadura sendo que sua passiva comba perfeitamente com o kit de Wukong. Warmog, Semblante Espiritual e Coração congelados são itens situacionais, dependendo de qual adversário está causando problemas.

Wukong adora calçar botas amarelas para chegar rápido nos inimigos que tem de matar, mas também faz bom uso de passos de mercúrio contra oponentes com controle de grupo. Tab ninja é aconselhável apenas se estiver com medinho do possível Jax, Fiora, Riven ou Irelia que estiver no top inimigo.

Lutas de Equipe

Wukong tem excelente sinergia com composições de Engage, team figth e pick off. Usando seu chamariz, pode aproximar-se o suficiente para usar o seu E em algum alvo frágil, acertando o com o seu Q na sequência, antes de fazer todos pularem com seu ultimate. Ressalte-se aqui que Wukong causa 120% do seu dano de ataque a cada segundo enquanto ulta. Se Wukong estiver enrascado, o correto uso do chamariz confunde os inimigos deixando Wukong livre para voltar à base e comprar umas bananas. Utilize-se de moitas, e assim que entrar use o seu W para otimizar o tempo em segurança.

Lembre-se sempre de dar o seu Q no alvo mais frágil nas TFs.

Wukong precisa de defesas para que faça um ótimo uso de seu ult, ao invés de simplesmente aparecer e ser kitado até a morte.
 
Bom junto de: Sivir, Oriana, Yassuo, Rumble, Lissandra.
 
Fraco contra: Nocturne, Lee sin, graves.