Gragas está a surgir lentamente como um confiável jungler. A maior parte disso também tem a ver com os primeiros Buffs de armadura no 7.2, dando-lhe um time mais fácil na selva. Ele ainda é um dos primeiros junglers que ajudam a controlar o fluxo de teamfights com suas habilidades de controle de grupo no jogo, tanto early, mid ou late game.

Runas

(Vermelho) Attack Speed, (Amarelo) Armor, (Azul) +1.35 de Resistência Mágica, (Quintessências) Poder de Habilidade

Velocidade de ataque irá ajudá-lo a limpar a selva muito mais rápido, e armadura mantém você com mais vida para os estágios iniciais da selva, claro. Além disso, ele ajuda contra invasões de junglers mais agressivos que são normalmente mais focados em AD (Lee-Sin, Kha’Zix e etc).

Assim como a grande maioria dos campeões, as Runas são focadas para o seu início de jogo. Deixando Gragas com uma velocidade maior ao limpar os campos da selva.

Talentos

Os doze pontos em Ferocidade é algo bem comum para a grande maioria dos Junglers. Aumentando o dano de Gragas e deixando os seus ganks mais poderosos.

Dezoito em Determinação ajuda com a capacidade de Gragas para ficar em uma luta por períodos prolongados. A Coragem do Colosso faz Gragas ser mais tank e a tomar menos dano, já que ele geralmente inicia as teamfights. A Armadura Rúnica ajuda muito bem com a regeneração da passiva e o escudo dado pela Coragem do Colosso. Pele Rígida também ajudará a tomar menos dano.

Ordem das Habilidades

Primeiros seis níveis: QWEEER ou EQWEER

Maximiar o E é melhor para Gragas simplesmente porque você da mais dano. Além disso, o cooldown fica reduzido substancialmente enquanto seus custos de mana permanecem sustentáveis. Você também não perde o dano em sua selva porque o dano reduzido de Q a minions faz com que ele só cause 5% a mais que o dano básico, o que significa que o dano do E é realmente mais do que o Q carregado.

Maximizar o W depois do é melhor por duas razões. Em primeiro lugar, você obtém maior aumento de danos por nível. Em segundo lugar, o acesso constante aos danos percentuais de vida do W é ótimo para a matar monstros maiores e objetivos neutros. O cooldown para W é reduzido por nível também, dando-lhe acesso à danos e danos rapidamente e muitas vezes. No Nível 5, você terá acesso a 2,5 segundos de redução de dano a cada quatro segundos.

Ordem dos Itens

Gragas tem uma jogabilidade muito diversificada, em alguns momentos pode-se fazer full tank, como também pode-se fazer AP-Tank. Estes variam de acordo com o decorrer do jogo.

Gragas, com sua passiva de recuperar 4% de sua vida máxima ao usar uma skill a cada 8s, recebe um ótimo sustain na selva. Seu dano base é grande, sua Barrigada diminui 3s de cooldown ao colidir com alguém.

  • Ao saber disso, as botas Ionianas da Lucidez (Botas de CDR) são ótimas para início de jogo, afinal os ganks seriam mais efetivos e com o decorrer do jogo iria ajudar bastante com objetivos.
  • Mas, como já dito, o decorrer do jogo pode mudar muito as coisas, se o time inimigo tiver muitos campeões AD, a Tabi Ninja (Bota de Armadura) é a única a ser feita, imagine um Talon Mid, Irelia Top e um Graves JG, bom a Tabi Ninja é a única opção viável.
  • As botas Passos de Mercúrio também é uma opção que sempre deverá ser observada. Se o time inimigo tiver muito controle de grupo e suportes chatos como Morgana, Bardo e Nami, esta opção é de grande importância, afinal um Gragas terá que colidor com os inimigos e estes Suportes magos sempre tentarão o impedir.

Indico a você que tenha de 3 a 4 itens defensivos em sua build. Gragas pode até ser um bom campeão AP, mas você tem uma grande chance de morrer tentando chegar num campeão Squish. Para utilizar bem o Gragas AP necessita de bastante maestria e conhecimento do campeão.

Nos itens defensivos a Manopla dos Glacinatas, é a que eu aconselho sempre fazer, afinal te da um dano extra após cada skill usada. Devemos observar também que ela dá lentidão em área por 2 segundos. Isso comba com o Smite Azul e com o Ativo do Presságio de Randuin.

O Semblante Espiritual é um ótimo item pelo simples fato da passiva dar um upgrade na passiva do Gragas.

Nos itens ofensivos, vemos já de cara o Bastão das Eras, afinal as duas passivas do item o dará vida e mana, isso o torna mais tank. O Protocinturão-01 Hextec, o dará CDR, vida e seu ativo é bastante útil também. O Cristal de Rylai também é um bom item, já que dará lentidão ao inimigo após ser utilizada uma Skill no mesmo.

Estilo de jogo

Jogar adiantado é a melhor maneira que você tem para afetar o jungler inimigo, pois você gankará mais e não deixará o farm de lado. Embora você tenha menos dano do que você faria se tivesse escolhido um Rengar ou Graves. Sua habilidade de gank é mais efetiva e acontece muito mais cedo. No nível 3, você tem acesso, idealmente, a um buff vermelho que dará lentidão, um atordoamento de um segundo e uma lentidão de 40% que te ajudará com toda certeza a tirar o flash de alguém. Seus counterganks também são potentes, capazes de perseguir com um E-Q ou E-flash para desmoronar em inimigos desavisados de muito mais longe. No nível 6 as coisas se tornam difíceis para os campeões sem escapes, supondo que você deslocou um inimigo para perto de sua equipe com a sua ult é Kill na certa.

O Mid game para Gragas é tudo sobre controle. Sua presença e ameaça são amplificados com a sua ultimate disponível. Suas habilidades nas teamfights são muito boas, e os jogadores com um Gragas no time vão querer estar constantemente ativos, tendo prioridades nas lanes e apenas esperando um gank ou iniciação de teamfights, afinal esse é o mais comum do trabalho de um Gragas, iniciar lutas, tankar para sua equipe e parar os carregadores inimigos. Gragas irá interromper o inimigo constantemente em longas lutas, e bloquear ameaças para o seu carregador continuar dando dano.

Late game é a vez do Gragas tankar tudo. Fique com sua equipe e garanta que você é o único a tomar danos e controle de grupo direcionado para a sua equipe (caso seja o único tank). Uma vez que a luta começa, olhe para a linha de frente inimiga e os carregadores querendo avançar nos seus aliados de dano principal. Em tempo de inatividade, tente manter o controle de visão e usar sua grande quantidade de vida para perambular para obter informações.