A Riot Games lançou um novo modo de jogo há quase duas semanas, intitulado Odisseia, que marca o lançamento de uma nova linha de skins no jogo, inicialmente para os personagens: Yasuo, Jinx, Ziggs, Sona, Malphite e Kayn. O novo modo traz várias missões para serem completadas e que dão diversas recompensas temáticas do evento, sendo elas ícones, emotes, orbes, gemas, emblemas (que podem ser transformados) entre outras coisas. As missões vão desde o nível iniciante até o modo Chacina, que é o mais difícil do jogo e consequentemente tráz os melhores prémios.

O Mais e-Sports preparou um guia completo para você conseguir completar as missões no modo mais dificil e não ficar sem os prêmios do evento. Confira algumas dicas:

Jogue com amigos 

Por mais que não seja obrigatório, jogar em um grupo fechado de amigos é uma dica essencial para conseguir fazer as missões da Chacina, além de tornar a experiência mais divertida! Tentar jogar sozinho com jogadores desconhecidos pode tornar o trabalho de completar as missões muito mais difíceis, lembre-se que nem todos os jogadores da sala terão as mesmas missões que você para completar, o que pode gerar “conflito de interesses”. Outra vantagem de fazer o modo com amigos é o fator comunicação, tornando os objetivos e tomadas de decisões bem mais fáceis quando você pode se comunicar com os outros quatro jogadores enquanto joga.

Libere muitos aprimoramentos e espaços para colocá-los 

É muito importante que os jogadores tenham quase todos ou todos os aprimoramentos e espaços liberados para completar várias das missões do modo Chacina. As infinitas combinações de aprimoramentos e composições fazem com que várias estratégias possam ser criadas para conseguir vencer no modo.

Cada campeão tem um total de 15 aprimoramentos e cinco espaços para fazer as combinações.

Pode-se conseguir aprimoramentos e espaços completando missões e também destruindo a Bolha Relicária, que aparece aleatoriamente em algumas partidas.

Conheça os mapas

Provavelmente você vai ter que jogar muitas vezes para ficar bom no modo e completar a missão, então tente conhecer os mapas e seus padrões de monstros para tornar os objetivos mais fáceis. Lembre-se que para passar de fase, temos que coletar Ora até que a barra superior fique cheia. As Oras podem ser conseguidas matando os monstros ou destruindo Plantas Oras e Bolhas Oras. Alguns exemplos “padrões” nos mapas podem ser notados nas fases dois e três.

Na fase dois o jogo pode começar de duas formas diferentes. Em uma delas teremos plantas jogando bolhas logo no inicio e algumas Plantas Ora espalhadas pelo mapa, então desvie das bolhas e rodem o mapa destruindo as plantas para tornar a coleta de Ora mais rápida. Na segunda forma, uma Bolha Ora gigante surgirá bem no meio do mapa logo no inicio e destruir essa bolha dará uma recompensa muito grande de Oras, porém sejam rápidos porque monstros surgirão por todo o mapa durante esse tempo. Apesar de não atacar, essa bolha tem muita vida e se movimenta muito rápido, então geralmente as equipes perdem muito tempo tentando matar, o que dá tempo para que vários monstros surgirem e assim tornar o objetivo mais difícil.  Não hesite em usar ultimates ou skills de controle de grupo para parar essa bolha e destruí-la rapidamente.

Lembre-se de ficarem sempre juntos para que possam matar os monstros mais rápidos, e caso um aliado morra, poderá ser ressuscitado por algum amigo. Um dos grandes erros dessa fase é que os integrantes se separaram para fazer diferentes objetivos e devido a quantidade de monstros, acabam morrendo isolados em diferentes partes do mapa. Essa fase “sumona” muitos Kog maw’s (Biqueirosos e Acuâminas) e Vel’koz (Geolula e Lula Dentada), então não demorem para matar os monstros porque as bolhas dos Vel’koz tem alcance global.

A terceira fase tem duas variações, onde em uma delas explosões no terreno começam a acontecer no começo da fase, forçando os jogadores a se movimentarem pra frente o mais rápido possível, e na segunda, tempestades ficam por todo o caminho. Muitos Vel’koz surgem logo no final do mapa e de lá ficam jogando várias bolhas que percorrem toda a fase. É muito importante que os jogadores avancem para o final deste mapa o mais rápido possível, para que possam destruir as plantas Oras que lá ficam e também matar os Vel’koz. Em algumas ocasiões chega a ter mais de 10 plantas Oras no final do mapa, que totalizam mais de 60% da Ora necessária para completar essa etapa.

Quanto mais demorado for para chegar no final do mapa, mais monstros vão nascer e mais difícil ficará sua jornada. Essa fase também tem alguns Vel’koz que soltam um laser vermelho, então fique atento nos reflexos para poder desviar.

Composições e Aprimoramentos

Uma das partes mais importantes para o sucesso neste modo são as diferentes composições e combinações de aprimoramentos que são possíveis para a vitória. Claro que podem existir várias combinações diferentes de ambos, porém vamos citar algumas que costumam ter mais efetividade.

Composições para cinco, quatro e três aprimoramentos:

5 Yasuos
5 Jinx
4 Yasuos e 1 Malphite
3 Yasuos e 2 Malphites
3 Yasuos, 1 Malphite e 1 Jinx

Composições para dois aprimoramentos:

5 Yasuos
5 Jinx
4 Yasuos e 1 Malphite

Aprimoramentos de cada campeão na ordem de importância:

Yasuo: Tempestade / Errante / Infinito / Corta-vento / Cintilação

Malphite (Tank): Chacina / Implacavel / Concussiva /  Golias / Intimidador

Malphite (Velocidade de ataque): Chacina /Implacavel / Concussiva / Investida / Transmutar

Jinx: Cometa / Arsenal / Ta quente / Plano A / Barragem

Sona: Concerto / Cascata / Aperto / Benção / Oásis

Ziggs: Cinza nuclear / Excesso / Hexcura / Espalhado / Adiado

Ziggs (velocidade de ataque): Cinza nuclear / Excesso / Curtissimo / Ressalto / Distribuidor

A combinação de cinco Yasuos é bem efetiva e tem uma limpeza de monstros muito facil quando todos combam suas ultimates juntos. Os campeões têm uma boa movimentação e conseguem transitar bem pelo mapa. Os aprimoramentos Tempestade e Errante fazem com que muitos tornados sejam criados ao ultar (quanto mais inimigos atingidos, mais tornados são criados), o que pode ser bem efetivo para limpar muitos monstros de uma vez, porém essa composição exige um pouco mais de mecânica com o campeão.

A composição de cinco Jinx’s irá utilizar o máximo possível do poder de suas ults. Ao usar os aprimoramentos Arsenal e Comenta, cada personagem poderá ultar três vezes, e suas ultimates deixarão um rastro de fogo pelo mapa que causará dano nos inimigos que permanecerem em cima (mesmo efeito da ultimate do Rumble). A estratégia basicamente será ultar sem parar por todo o mapa e construir itens que deem redução de tempo de recarga, para que suas ultimates voltem mais rápido. Com cinco Jinx’s teremos um total de pelo menos 15 ultimates que podem ser usadas simultaneamente, o que faz com que elas matem os monstros globalmente pelo mapa de maneira rápida e segura.

As outras combinações são variações das explicadas acima, por exemplo, Yasuos e Malphite. O Malphite terá o trabalho de apenas atrair os monstros e ultar para que os Yasuos possam combar sua ultimate. O aprimoramento Chacina fará com que o tempo de recarga da ultimate do pedregulho seja reduzido de acordo com a quantidade de monstros que ele acertar, então calibre sua mira! Mais uma vez a primeira dica é bem importante principalmente em composições como essa, porque é mais fácil um grupo de amigos coordenar a hora certa do Malphite ou Yasuo ultar para que os outros possam ultar junto, do que tentar adivinhar a hora que algum desconhecido irá ultar.

Na missão de dois aprimoramentos (a mais difícil), as composições mais usadas são: Cinco Yasuos ou cinco Jinx’s. Os cinco Yasuos usam Tempestade e Errante como aprimoramentos (pode-se trocar o Errante por Infinito para mais sustain), e o objetivo é conseguir o maior número de combos possíveis para limpar os monstros rapidamente, lembrando que o combo é conseguir ultar muitos monstros de uma vez (de preferência os cinco Yasuos ultando juntos). Já na composição com cinco Jinx, a ideia é abusar do uso das ultimates para limpar os monstros a longo alcance, e ficar rodando o mapa. Nessa composição geralmente se faz itens para alcançar os 40% de redução de tempo de recarga.

Algumas variações trazem uma das Jinx’s com Pownífero e Quente no lugar de Arsenal e Cometa, e essa faz uma build de velocidade de ataque com dano baseado na vida máxima dos monstros, onde o Pownífero reduzirá as defesas dos mesmos e o Tá Quente sempre deixará seu “Flash” disponível quando sua passiva for ativada.

Builds recomendadas

Yasuo: Dançarina Fantasma / Espada do Rei Destruído / Gume do Infinito / Limite da Razão/ Sedenta por sangue / Convergência de Zeke

Malphite (Tank): Juramento do Cavaleiro / Convergência de Zeke / Semblante Espiritual / Aamadura de Espinhos / Couraça do Defunto / Elmo Adaptativo

Malphite (Velocidade de ataque):Espada do Rei Destruído / Guinso / Limite da Razão / Hidra Titânica / A escolha

Jinx (Redução de tempo de Recarga): Dança da Morte / Cutelo Negro / Youmuu / Tormento de Liandry

Jinx (Velocidade de ataque): Espada do Rei Destruído / Guinso / Limite da Razão / Cutelo Negro

Sona: Abraço de Seraph / Bastão das Eras / Tormento de Liandry / Graal Profano / Semblante Espiritual / A escolha

Ziggs (AP): Abraço de Seraph ou Eco de Luden / Tormento de Liandry / Perdição de Lich / Prisão de Feitiços

Ziggs (velocidade de ataque): Espada do Rei Destruído / Guinso / FAca de Statikk / Limite da Razão / Dente de Na’Shor

*A ordem pode ser alterada a gosto do jogador.

A grande parte dos monstros neste modo tem uma vida alta, o que faz com que itens que tenham seu dano baseado na vida máxima sejam bem efetivos. No caso do Yasuo, você também pode escolher variações com muito sustain como Sedenta e Rei Destruído na mesma build. Uma escolha interessante e a Convergência de Zeke, que faz com que a passiva do ítem ative constantemente com as ultimates dos Yasuos.

A build de redução de tempo de recarga para a Jinx reforça a ideia de que o uso de sua ultimate junto aos aprimoramentos será o truque de mestre para completar as missões. Mesmo para a atiradora, o Tormento de Liandry é muito importante pois ficará dando um dano constante nos monstros, que ficarão em cima tanto das habilidades da atiradora.

Apesar de parecer “troll“, o Ziggs com itens de velocidade de ataque funciona muito bem, talvez até melhor que a própria Jinx, pois seus aprimoramentos de Curtíssimo, Ressalto e Distribuídor fazem com que sua passiva tenha tempo de recarga de apenas 2 segundos e “pule” em quatro inimigos próximos, além de converter parte de sua Velocidade de Ataque para Poder de Habilidade.

Mecânicas

Apesar de parecer idiotas para algumas pessoas, algumas mecânicas especiais desse modo são cruciais para facilitar sua jornada. Guarde as habilidades como Mordidinhas Flamejantes (E da Jinx), Carga Concentrada (W do Ziggs) e o Furacão do Yasuo para cancelar os ataques simultâneos dos Kog Maw’s e Vel’koz. Lembre-se que que esses monstros têm um indicador em baixo de sua barra de vida, que começa a “carregar” os ataques, então aproveite enquanto esse indicador carrega para atacar, e assim que os ataques forem começar, use alguma das habilidades citadas para cancelar. A Espada Ágil (E do Yasuo) tem o tempo de recarga diminuída em alvos únicos nesse modo, então abuse bastante para se movimentar no mapa e “driblar” algumas skills e lasers do mapa, e não esqueça de usar sua barreira contra os Vel’koz.

Todos os campeões disponíveis no modo tem ultimates que tem efeito em área, então é recomendado guarda-las para conseguir acertar o máximo de monstros possíveis. Caso esteja de Ziggs com aprimoramento Hexcura, jogue as bombas em seus pés para se curar, ou então, mire em um amigo para curar ele pois agora suas bombas não servem apenas para dar dano. O aprimoramento Cinza Nuclear faz com que o campeão ganhe 80% de redução de dano, então caso esteja encurralado por monstros, pode começar a ultar e depois usar o dash para sair de perto do que sobrou.

Uma mecânica interessante do Yasuo é, após ultar, usar o “flash” para levar os tornados que vão voltar para outros monstros, assim você aproveita esses tornados para limpar monstros em outra parte do mapa.

Gif retirado do vídeo “EVENTO ODISSEIA: COMO GANHAR NO MODO CHACINA?” do streamer Daniels

Falando em Flash, não use o feitiço apenas para “andar” pelo mapa, pois ele pode fazer falta para fugir ou desviar das skills dos monstros. Caso um amigo esteja morto e seu tempo para voltar a vida seja menos de 15 segundos, não use seu feitiço de reviver pois o tempo de recarga é muito alto, então compensa dar aquela segurada nos monstros até ele voltar e guardar o feitiço para uma situação de emergência (a não ser que seja caso de vida ou morte).

Dicas para o Kayn

Assim como nos mapas, também é possível perceber alguns padrões no grande chefão do modo. Enquanto ele estiver puxando varias “almas” para carregar seu ataque especial, tente dar o máximo de dano possível enquanto ele conjura, e depois usem o Flash para se afastarem. Esse ataque especial pode ser de dois tipos: Ele começa a liberar varias esferas em toda sua volta ou começa a fazer varias explosões aleatórias no chão. No caso do primeiro, caso estejam com Yasuos, podem usar a barreira para bloquear as esferas e correr para longe (quanto mais perto do kayn, mais difícil é desviar). Caso sejam os ataques no chão, é possível desviar apenas andando.

Não se esqueçam de se separarem quando o Kayn ultar em todos

É muito importante que se destrua todos os arbustos e monstros que aparecem pelo mapa, porque em caso de algum ataque em área do chefão, você pode não conseguir correr justamente por ser bloqueado pelos monstros ou pelos arbustos. Quando o Kayn começar usar o “dash” em sua direção, tente desviar sem usar o flash sempre, porque a quantidade de dashs é maior do que a sua quantidade de Flash’s disponíveis (no máximo três).

Não é recomendado que os jogadores usem todos os controles de grupo de uma vez (como por exemplo todas as Mordidinhas Flamejantes juntas), pois quanto mais tempo ele ficar parado nos controles, mais dano é possível causar, então mais uma vez a experiência de fazer as missões com amigos é melhor e mais fácil, assim é possível controlar o tempo em que cada um usará o controle de grupo no chefão.

Bônus: Missão dos cinco Ziggs ou Sona

Existe uma missão onde você tem que completar uma partida no modo Chacina apenas usando Ziggs ou Sona (ou os dois misturados). Apesar de parecer fácil, essa missão vem dando dor de cabeça em muita gente, então aqui vai uma dica de estratégia super fácil para passar esta fase:

Composição: Quatro sonas e um Ziggs com items de velocidade de ataque.

Aprimoramentos da Sona: Cadência / Turbulento / Ritmo / Cascata / Concerto
Aprimoramentos do Ziggs: Cinza nuclear / Excesso / Curtissimo / Ressalto / Distribuidor

Itens da Sona: Abraço de Seraph / Bastão das Eras / Tormento de Liandry / Graal Profano / Semblante Espiritual / A escolha

Itens do Ziggs (velocidade de ataque): Espada do Rei Destruído / Guinso / FAca de Statikk / Limite da Razão / Dente de Na’Shor

A estratégia é bem simples, bastando todos os 5 andarem sempre juntos, onde as Sonas vão se encaminhar de curar e limpar os monstros nas quatro fases, abusando de sua ultimate com longo alcance e curto tempo de recarga, e no chefão final, o Ziggs se encarregará apenas de ficar batendo sem parar no Kayn enquanto as Sonas lhe curam. A estratégia é tão forte que não é preciso nem desviar das skills do chefão final, pois a cura das quatro Sonas é amplificada com o Semblante Espiritual, então os jogadores apenas devem ficar 100% do tempo juntos, e quando o Kayn ultar, se separarem e depois reagruparem.

Dano do Ziggs com velocidade de ataque no modo Chacina

Lembrando que essas são apenas algumas dicas para conseguir completar as missões, já que as combinações de estratégias são infinitas. Tem alguma outra dica que não colocamos? Deixe ai nos comentários!