Após o sucesso do Fortnite Summer Skirmish e subsequentemente o Fall Skirmish, com média de 200 mil visualizações simultâneas na Twitch, a Epic Games anunciou pelo seu portal de noticias oficial um novo torneio, dessa vez com o mesmo estilo dos torneios online, simulando filas ranqueadas no servidor.

O torneio não terá divisão de times, para se qualificar basta clicar na aba torneio na tela do menu principal do jogo quando ele for liberado e jogar. Apesar de ser um torneio exclusivamente para os servidores NA e EU, a equipe de comunicação da Epic Games disse que é apenas um torneio teste para que os próximos sejam em escala global, e também para começar a selecionar os jogadores que irão se qualificar para a copa do mundo de Fortnite, em 2019.

O torneio Winter Royale, no entanto, começará em novembro e com ele os jogadores terão de passar por duas etapas: As Qualificatórias Winter Royale e a Final Winter Royale, totalizando um montante de US$1 milhão em prêmios.

Durante as qualificatórias, qualquer jogador que entrar no modo torneio dentro do Fortnite já estará participando, cabe a ele obter o maior número de pontos até o final do dia. Com as qualificatórias terminadas, os jogadores mais bem pontuados no ranking serão selecionados para a final regional do Winter Royale, no NA sendo dia 25 de Novembro e o EU sendo no dia 11 de dezembro.

Com esse campeonato, o Fortnite termina o ano de 2018 tendo produzido 3 competições, 2 com números de visualizações assombrosos para um primeiro ano de competitivo. Tornando um ano de sucesso para o desenvolvimento do cenário de eSports do jogo. A Epic Games já anunciou que pretende ampliar isso para 2019 e principalmente focando a copa do mundo do jogo.