Se você assistiu o CBLOL no último fim de semana provavelmente a Flâmula do Comando foi um item que chamou a sua atenção.

Se inscreva no canal do Mais e-Sports e não perca os próximos vídeos:

Para entender toda a força do item e o porquê dele ter aparecido apenas agora no patch 8.4 vamos ter que dar relembradas nas mudanças.

As mudanças no Barão

  • Foi dado uns buffs nos atributos que o Barão concede, principalmente no AP. Para vocês terem noção, o AP do Buff inicião saiu de 24 para 40 e no final de 40 para 80. 
    • Esse inicial e final é baseado no tempo em que o Barão foi derrotado. Antigamente, o Barão tinha seu AD e AP aumentados aos 27 minutos e meio, agora ele tem um aumento bem mais significativo aos 40:00.
  • Foi corrigido um bug em que o AD adicional não estava afetando as tropas de cerco. Por exemplo, os 50 do Barão + os 100 da Flâmula de Comando.
  • Fora isso, teve um buff em que a tropa fortalecida recebem 50% menos dano de campeões.
  • Para finalizar, foi corrigido um bug onde não era reduzido corretamente o dano do Furacão de Runaan.

Teve mudanças no item?

Não. O item em si não recebeu nenhuma mudança. Apenas as mudanças no Barão foram suficientes para deixar ele forte.

Mesmo assim, vamos dar uma olhada no item!

  • 2200 de ouro
  • 60 de Armadura
  • 30 de Resistência Mágica
  • +125% de Regeneração de Vida Base
  • +10% de CDR
  • Ativa – Promover
    • Promove um minion e aumenta drasticamente o seu poder.
  • Passiva – Corredor
    • Quando você estiver perto de torres, você vai ter sua velocidade de movimento aumentada em até 20% durante 2 segundos com a torre quebrada ou não.

Ou seja, o item é barato, te dá ótimos atributos (Armadura, Resistência Mágica, CDR) e comba extremamente bem com o Barão.

Como o item está sendo utilizado no competitivo?

No competitivo o item tem sua eficiência quando a equipe consegue o buff do Barão. Pois o minion de cerco, a famosa catapulta consegue causar dano na torre fora do alcance dela. Quando você aumenta o poder desse minion com a Flâmula ele sozinho derruba uma torre com 8 ataques.

AI fica extremamente fácil utilizar as estratégias de cerco.

Basta o time ficar do lado do canhão e protege-lo. Lembrando que quando o minion está fortalecido pela flâmula ele não recebe dano mágico, apenas dano físico. Ou seja… É muito difícil você causar dano nele! Apenas um ADC consegue derrubá-lo rapidamente mas é muito arriscado para o ADC entrar no alcance de seu ataque básico.

Por causa disso, o Barão ganhou uma importância maior ainda dentro do jogo e um buff cedo, por volta dos 20 a 25 minutos, pode simplesmente garantir um inibidor quebrado devido a força do combo.

Para piorar, você pode fazer estratégias em volta desse combo como a Splyce que utilizou o Ivern para esconder o Canhão dentro da moita durante o cerco.

Opinião

Antes de tudo, eu (Eric) gostei das mudanças que a Riot Games fez no Barão e no Dragão Ancião. Elas de fato vieram para acelerar o jogo e foram ótimas para não ocorrer mais partidas de 60, 70 minutos.

O combo com a Flâmula é algo bem complicado para o cenário competitivo. Na sua soloQ o item não irá fazer tanto estrago e tanta diferença pois vocês não terão a organização necessária para proteger o canhão de fato, porém, como nós vemos… No competitivo é outra história e os times sempre irão utilizar a maneira mais segura de vencer partidas. 

Existe algo mais seguro que isso?<

Por isso, espero realmente que a Riot Games realize um Hotfix no patch pois o item simplesmente se tornou algo necessário para você criar a bola de neve após o Barão. Não é a primeira vez que acontece algo assim com itens. Tivemos uma situação semelhante com a Espada do Rei quando o item foi criado, com o Cutelo Negro quando o item tomou um Remake (isso foi Season 2 ou 3 não me lembro).<

Em outros casos tivemos campeões extremamente desbalanceados como o Mordekaiser ADC em 2015, o Alistar de Trinity Force do mundial de 2014 e etc. Porém, um combo Item + Barão não tem como você banir. Se o time inimigo fez o Barão, você simplesmente só aceita.