Eae galera !! k3nyon aqui e hoje quero começar uma série Estudando a Role onde vou trazer e aprofundar conhecimentos de determinada role.  E nada mais justo do que começar pela minha role favorita ADC. Então vamos lá !!

estudando-a-role-3

 

Os adc’s são divididos em 4 categorias: Hypercarry, Caster, Burst e TC (Team Comp).

*Alguns ADC’s podem pertencer a mais de uma categoria*


Hypercarry- Os hypercarrys são aqueles que tem como principal fonte de dano o ataque básico e seu kit geralmente é voltado para potencializar o hit básico e mobilidade. É o caso de vayne, tristana, caitlyn, draven, twitch, entre outros.

Caster- São aqueles que possui uma mecânica mais voltada para a mesclagem de hit básico e skill ou seja são adc que para conseguir extrair o total potencial de dano precisam combar o hit básico com suas skills. Como é o caso do lucian, corki, kog’maw entre outros.

Burst- São aqueles que dão uma “explosão” de dano em um curto período de tempo e consequentemente vão ser fortes no early game. Como por exemplo é o caso da Miss Fortune e do Graves.

Team Comp- São adc’s que em seu kit são mais utéis em team plays por conter CC (Crowd Control) ou algo que auxilie o time. Como é o caso da ashe, varus e sivir.

Pronto agora você já entende melhor as divisões dos ADC’s. Agora vou ensinar as Runas, Masteries e Builds mais adequadas para cada um.

RUNAS:

As runas para adc são bem específicas e variam com o estilo de cada jogador. Por exemplo um jogador mais agressivo geralmente vai querer manter um domínio na lane phase e deve optar por uma combinação de runas mais early game, com AD/AS (Atack Speed), Vida/Armor Flat. Então vou passar de início uma coisa que vai servir de base depois vocês adequam com seu estilo de jogo.

Marcas:

Flat AD – É a opção básica. Vai te da um bom farm e vai dá um early game forte para ADC’s hypercarry e burst.

aPen –  Vai ser mais difícil pra farm.  Escala melhor que AD Flat no mid e late game. É uma boa opção para ADC Caster.

Atack Speed- São boas para farma embaixo da torre. Vai comba muito bem com hyperrcarry e “hypercarrys stacks” que são aqueles que stackam alguma coisa em seu kit, como é o caso da vayne, twitch e varus.

A melhor opção de uma pagina de runa base nesse meta atual é mixar AD Flat com AS nas marcas. Vai funcionar bem na maioria dos ADC’s.

Selos:

Flat HP: Defende bem contra AD, AP e Dano verdadeiro. É o mais efetivo no early game do que qualquer outra runa de selo. Vai ser ineficaz contra uma matchup de poke no bot.

Armor Flat: Tem uma boa sinergia com todas as formas de recuperação do hp (poção, life steal, hp regen). Segunda melhor opção para as runas de selos. É mais efetiva contra poke do que Flat HP. E também a melhor runa para realizar trocas.

Armor Escalonável: Ineficaz no early game. É a melhor opção para quem tem um estilo de jogo mais defensivo já que escalona muito bem para o mid/late game.

A melhor opção para uma página de runa base vai ser mixar Flat Hp com Armor Flat porque vai te da um bom early game bem consistente e vai possibilitar você fazer melhores trocas.

Glifos:

Flat MR – É a melhor opção pra lane contra suportes com forte dano ap como lulu, morgana, nami e zilean.

MR Escalonável: Melhor opção para mid/late game para segurar um pouco mais danos ap em geral do outro time. Vai ser melhor que MR Flat a partir do lv 8.

Quintessências:

AD Flat- São as mais comuns e assim como as marcas vão te dar um forte early game, bom farm e uma boa troca.

Armor Flat- Runas menos comuns mas vão te da um bom sustain na lane fazendo com que matchups mais chatas de se jogar contra você consiga se manter mais tempo na lane.

AS- Tem um forte potencial no early game principalmente com ADC’s hypercarry. E assim como nas marcas vão te ajudar tambem a farmar na torre.

Life Steal- Melhor opção pra sustain no early game. Vai combar muito bem com o cetro vampírico e com a espada de doran fazendo com que você adquira vantagem ficando mais tempo na lane.

A melhor opção nas quintessências nesse meta vai ser 2 AD Flat com 1 AS.

estudando-a-role

Lembrando que expliquei a base e o mais recomendado no meta atual. Existem outras variações específicas que funcionam muito bem clique aqui para ver. Runas como mana regen, critico e outras eu considero que mudanças que variam com o champ e o estilo de jogo.

Masteries:

Masteries pra adc é comum pra todos mas mesmo assim vamos dividir em 2 tipos. Masteries para adc caster e masterie para adc em geral.

estudando-a-role-2 estudando-a-role-1

Assim como as runas nós podemos fazer variações específicas de acordo com o champ e o estilo do jogador.

BUILD:

Aqui vou mostrar as melhores builds para cada adc e suas variações. Lembrando que vou passar a base da build e que cada jogo é um jogo, a build vai sempre variar conforme o estilo do jogador e a situação do game.

VAYNE: Primeiro item a se fazer pra ela é sem dúvida um rei destruído porque vai proporcionar um bom sustain early game e o AS do item junto com a ativa vão combar muito bem com seu estilo “Hypercarry stack”. Após isso podemos ir para 2 caminhos. Primeiro caminho seria continuar essa build com dançarina fantasma que dependendo do momento do jogo que você fechar ela já vai te da uma vantagem absurda e também moldar ela pro late game, depois vai depender de como esta o jogo se está na vantagem já faça logo um gume do infinito. Se estiver perdendo ou empatado faz ultimo susurro porque como já vimos nas runas a penetração de armadura comba muito bem no mid/late game que vai ser a fase do jogo que você estará fechando esse item.  O segundo caminho seria fazer youmuu de segundo item o que é muito bom também porque é um item barato em relação aos outros e a ativa comba muito bem com a característica “hypercarry stack” da vayne. Após isso dá pra fazer um gume ou uma dançarina que fica bem legal pra qualquer condição de jogo.

LUCIAN: O lucian é um adc bem versátil tem como fazer varias variações dependendo do estilo do jogador for jogar com ele vou passar pra vocês a build que eu mais gosto de utilizar. Primeiro eu começo com gume do infinito que da um dano bem legal nos hits basicos e nas skills também, como vimos acima ele é um exemplo de adc caster o que é muito bom pra ele. Depois eu faço youmuu que também comba muito bem com seu kit e vai ajudar principalmente na sua ult, acertar metade da ult com youmuu já vai tirar uma vida considerável do adversário. Logo em seguida eu opto pelo rei destruido que vai me da um sustain e aumentar ainda mais a potencia da ult. Depois eu faço ultimo sussuro que vai escalona muito bem pro momento que eu estiver fazendo ela de 4° item. Lembre-se a build varia de acordo com o jogo, principalmente o lucian que é um campeão muito versátil.

Na parte 2 desse artigo eu continuo explicando a build dos outros adcs. Agora vou tirar dúvidas comums de builds de adcs que a galera sempre pergunta.

DANÇARINA FANTASMA VS FACA DE STATIKK

Os 2 são excelentes items e você deve fazer eles de acordo com o champ que você ta usando, com a situação do jogo e com seu estilo. A faca de statikk ela vai ser melhor que a dançarina matematicamente até os 32 minutos de jogo após isso compensa mais fazer a dançarina. Então se você tem um campeão mais voltado para o late game como é o caso da vayne, tristana, twitch.. se você não tem intenção de começar com a statikk é melhor já fazer a dançarina. A faca de statikk é melhor também quando você precisa puxar a lane como por exemplo você está jogando contra uma jinx que puxa a lane muito rápido e ela ta te botando sempre embaixo da torre, fazer uma faca de statikk vai ser bom porque vai te salvar alguns minions. Serve também pra quando você quiser manter a pressão e manter o inimigo embaixo da torre. A faca de statikk vai ser boa com personagens que possuem em seu kit esteróide de AS como é o caso da tristana e do twitch que vai potencializar ainda mais o dano causado com essa build.

O QUE VOCÊ ACHA SOBRE O COLHEDOR DE ESSÊNCIAS

O colhedor de essências podemos dizer que é um item um tanto quanto novo e ele vai se encaixar melhor nos Caster já que eles mesclam hit básico com skill e tem a tendência de ficar sem mana antes dos outros adcs. Mas eu não acho um item que se deva fazer ainda por que ele é muito caro pros stats que ele apresenta. Talvez se um pro player mostrar uma build legal que ela se encaixe ou até se talvez a riot diminuir o custo dela quem sabe não poderemos ver ela com mais frequencia.

ITENS DE DEFESA

Itens de defesa para adc’s devem ser feitos como 4°-5° item pois nessa hora que tfs são mais constantes e você vai precisar permanecer o máximo de tempo possível para fazer uma boa atuação. Ou quando alguém do time inimigo está fidado muito cedo no jogo. Vejo muita gente optando por fazer anjo guardião por simplesmente te trazer a vida depois que morre, sinto muito informar mas não é a melhor escolha. Anjo guardião você só deve fazer se estiver sendo o primeiro a morrer nas tfs sendo sempre focado ai sim vai ser um bom item, fora isso tem outros melhores. A banshee geralmente vai ser a melhor opção como item de defesa porque vai te proporcionar uma boa quantidade de vida e um escudo que retem uma skill e isso é muito bom. Mesmo com o nerf que aumentaram o tempo pro escudo voltar (antes de 25 segundos agora 40 se não me falha a memória) ainda continua sendo a melhor opção como item de defesa. Outro item interessante seria o malho congelado, vai te da um pouco mais de ad, um bocado de vida e ainda vai te ajudar tanto a kite como a micrar. Vejo muita gente fazendo uma coisa extremamente errada, por exemplo o time inimigo inteiro de dano AD e o adc fazendo armadura de espinhos isso é muito errado. Não se deve fazer armadura de espinho pra adc porque ele é papel, a armadura de espinhos é um item complemento para tanks ou seja para a armadura de espinhos ser efetiva o campeão precisa ter vida para aguentar o dano e devolver. Você não vai devolver dano nenhum se você tem pouca vida e em 3 hits você morre. Mas k3nyon o que eu faço então de item de defesa para um time full ad do outro lado. Coração congelado é a melhor opção, ele vai se encaixar muito bem com ad caster mas funciona bastante com todo tipo de ad, pois vai te da 100  de armor, mana e cdr.

Barreira VS Curar

Não tem muito haver com itens mas vi em um grupo do face alguém perguntando isso e achei interessante acrescentar isso nesse artigo, então vamos lá. Barreira tem um valor de defesa maior tanto no nível inicial quanto no final (115-445) em relação ao curar (90-345) e tem um cd menor também de 3 minutos e meio já o curar é de 4 minutos. Já o curar cura outro jogador e pode salvar seu suporte por exemplo de morrer pro inimigo ou ajudar seu jungler que veio ganka sem vida. Também vai te da move speed e isso é bem legal pra engage ou desengage simples pra você não gastar o flash. Os 2 tem prós e contras.

 

Vou estar deixando um artigo onde complementa esse que explico sobre as 3 principais características de um bom adc.

www.maisesports.com.br/3-principais-caracteristicas-de-um-bom-adc-2/

Na parte 2 desse artigo estarei abordando as builds de mais adcs e explicando cada matchup possível no bot.

Então é isso pessoal espero que tenham gostado e aprendido bastante com esse artigo. Tentei passar bastante conhecimento, espero não ter decepcionado 🙂

Vou deixar abaixo meu contatos pra você que quiser acompanhar todo meu trabalho, quiser trocar uma ideia ou até mesmo tirar uma dúvida =)

www.facebook.com/k3nyonlol
www.youtube.com/k3nyonlol
www.twitch.com/k3nyon

 

Então mais uma vez obrigado a todos e um forte abraço do k3nyon xDD