800px-LeadWinRateGroupStages-alt

 

Primeiros dados, Win rate após algum objetivo/snowball.
Interessante ver ai os 100% do first inhibitor e 100% após um gold lead com 15 min de jogo. Após os 15 min, entrando no midgame, o jogo muda bastante, e geralmente o time que consegue uma movimentação melhor e uma visão melhor do mapa vence. Mesmo após um earlygame ruim, o mid game tem mostrado ser o ponto chave de muitos jogos.
Os maiores comebacks até agora foram da SKT1 vs Lemondogs e SSOzone vs Vulcun.

800px-HorizontalObjectiveWinRate-alt

Nesse outro gráfico você pode ver alguns objetivos juntos. O First blood pode ser considerado o menos relevante. Mas quando eessa kill demora bastante, ele pode chegar junto com um objetivo. Principalmente aos 10 ~ 15 min, onde o Jungler não ganka apenas pela kill e sim pela Kill + Objetivo, Kill + Torre, Kill + Dragon. Ambas as porcentagens são maiores de 80%.. e os 3 objetivos 90%. O controle desse midgame está definindo bastante jogos. Em várias situações um time leva a torre do top e o outro dragon. Mas quando um time consegue os 2, 80% de chance de vitória.

800px-GoldWinRateGroupStages-alt

Esse gráfico mostra como a vantagem no earlygame não é tão importante quanto no midgame. Vários times jogando fazendo uma vantagem grande nos primeiros 15 min, como Gambit e OMG. Mas até quando vale a pena você pegar picks e forçar um earlygame sendo que seu time pode cair drasticamente no mid game? Os jogos tem sido definidos por volta dos 20 min de jogo. Lemondogs vs OMG tivemos um jogo pau a pau o gold empatado, eem um momento OMG abriu 7k de vantagem aos 30 min, isso levou a vitória para eles. Quanto mais tempo passa, mais importantes ficam os objetivos também. Aos 25 min, uma morte de um jogador mal posicionado pode ser resultar em um Baron, diferente de uma morte aos 3 min no top. SKT1 é um time que masterizou isso, a tática fundamental deles é deixar o faker forte, para que o Mid laner comece a perseguir pessoas fora de posição no mapa.

800px-LeadWinRateGroupStages-alt 800px-ObjectiveWinRateMinGG-alt

 

Um gráfico mais específico, mostrando novamente, Mineski e GG.eu vieram para passear. Ambos os times são sempre stompados. A parte mais interessante é o First Tower, 42% sem as estatísticas dos 2 times, mostrando que na maioria das vezes o time que leva a primeira torre tem perdido. Isso pode ser resultado de em mal posicionamento, principalmente, um gank do jungle na top lane, resultando em um Dragon do time adversário, mas levando a torre na top lane.
O jogo tem girado bem mais em torno do Dragon do que da primeira Torre.

grafico

Esses dados aqui são bastante interessante, estatísticamente, KT1 é um time tão inferior a TSM e Lemondogs, mas tem se mostrado um dos favoritos ao campeonato. O Time coreano não tem um earlygame muito forte, eles crescem no midgame, junto com Faker, e junto com seu controle de mapa.

Já OMG é o oposto, o time é agressivo no early game, conseguindo Objetivos e usando essa vantagem no mid game.

Bem , é isso ai gente.

Hoje tem mais!

🙂