ESL One Belo Horizonte ainda não começou, mas já desagrada muitas pessoas. Após o término dos qualificatórios europeu e norte-americano, a comunidade brasileira iniciou uma discussão sobre a qualidade do evento, que contará com apenas quatro equipes que estão entre as dez melhores do mundo.

Isso se deve ao fato de que a lista da competição contém Space SoldiersBIG e Torqued, equipes consideradas tier 2 de suas respectivas regiões. Assim, a comunidade, ou uma parte dela, está insatisfeita com os times participantes e arrependida pelo investimento que fará para ir até Belo Horizonte prestigiar o evento.

Torcedor da equipe dinamarquesa Astralis, Gustavo Luck, morador de São Paulo, ficou decepcionado com a lista de times do evento, que só foi totalmente preenchida após ele comprar ingresso e garantir estadia em um hotel da capital mineira: “Fiquei decepcionado com a lista de times que vieram dos classificatórios. Esperava a participação de times maiores e, consequentemente, a classificação de equipes mais fortes para o evento principal”.

Porém, esse fator não pode ser tão relevante para contribuir com o descontentamento da comunidade com o campeonato. Devemos valorizá-lo e entender sua importância para o cenário brasileiro.

Visibilidade

Desde que o Counter-Strike: Global Offensive foi lançado, em agosto de 2012, essa será apenas a segunda vez que o Brasil recebe um torneio tão grande quanto a ESL One Belo Horizonte. Na primeira ocasião, o ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, sediou as finais da quarta temporada da ESL Pro League.

CEO da ESL Brasil, Leo De Biase ressalta a imagem positiva que o país passa após sediar um evento tão importante: “Quando um evento desse tamanho dá certo, nós passamos a imagem de que nosso país, assim como nossa estrutura, tem capacidade de receber esses torneios mais vezes, independente da modalidade em questão”.

Ele ainda comenta sobre sucesso do último evento realizado. “A ESL Pro League 2016 foi um sucesso e é um exemplo disso. Recebemos mais de seis mil fãs em cada um dos principais dias do evento, que lotou o ginásio do Ibirapuera”.

Economia

Assim como qualquer outro grande evento, os campeonatos de e-sport movimentam as cidades que os recebem, gerando lucro principalmente para o comércio ao redor das arenas. Vanessa Quintão, gerente do Hotel Minas Pampulha, que fica a aproximadamente 2 quilômetros do ginásio do Mineirinho, diz que o hotel já está totalmente reservado no período do campeonato: “Entre os dias 14 e 18 de junho, o hotel está completamente cheio. Todos os quartos já estão reservados há um bom tempo”, relata.

Além disso, o cenário belo-horizontino ficará mais movimentado após o torneio. “Um campeonato do tamanho da ESL One Belo Horizonte 2018 traz muitos benefícios para a cidade-sede. Belo Horizonte está prestes a receber as maiores equipes do mundo de e-sports. Com isso, todo o cenário que acompanha os campeonatos se mobiliza para a cidade, fazendo aquecer o mercado de times e competições em Belo Horizonte”, comenta De Biase.

Também podemos destacar a importância de um evento tão grande para o investimento futuro no cenário brasileiro. “Todos os patrocinadores, tanto nacionais como internacionais, estarão de olho no que acontece no evento, gerando novas oportunidades de patrocínio e apoio para todas as organizações participantes do torneio. Esse networking que acontece nos torneios faz as marcas que estão começando a entender o nosso mercado a investir mais nos times e nas cidades que recebem um torneio desse tamanho”, afirma Leo.

Participantes

Será que realmente podemos contestar os times participantes e a qualidade das partidas que o público irá assistir na arena? Além dos times citados acima, a lista das equipes da ESL One Belo Horizonte ainda conta com SK GamingFaZeMousesportsLiquidNão Tem Como. Este último que, mesmo não figurando entre os melhores do mundo, merece muito respeito por conta dos seus integrantes.

Ou seja, existe uma grande possibilidade de os playoffs serem compostos apenas por equipes presentes no topo do ranking mundial. Entretanto, caso aconteça algum upset, o que não seria nada anormal, visto que os outros três participantes (Space Soldiers, BIG, Torqued) também são muito qualificados, com certeza o alto nível dos confrontos não se alteraria consideravelmente.

BPL

Além disso, a grande final da Brazil Premier League acontecerá durante o evento, o que agitará ainda mais o público, que terá a chance de ver de perto dois dos melhores times do Brasil em ação.

Sendo assim, mesmo não agradando a todos, a ESL One Belo Horizonte 2018 tem uma importância enorme para o desenvolvimento do nosso cenário, que ainda engatinha.