O e-sport cresceu muito recentemente, com empresas como Samsung e Coca Cola reconhecendo a importância do mesmo e investindo pesado na área.Uma pesquisa feita por Christopher Hana foi divulgada recentemente  relacionando a participação e o alcance das principais equipes europeias nas mídias sociais  e relacionando elas com o esporte mais popular do mundo: o Futebol.fnatic

Como a tabela demonstra,  a Fnatic possui números maiores em suas redes sociais que equipe de grande tradição do futebol alemão, como o Bayern Leverkusen e o Werder Bremen. Mas o futebol alemão pode não ser o melhor  exemplo, então quem sabe utilizamos dados do Brasil? A Fnatic ainda bate  em número de curtidas no Facebook equipes brasileiras  tradicionais como o Fluminense e o Botafogo que possuem por volta de 1 milhão de curtidas!

foot

O Caso Brasileiro

As quatro maiores equipes do cenário brasileiro em curtidas no facebook são a Paingaming (379 mil curtidas )  Keyd Team (251 mil curtidas )  CNB (198 Mil Curtidas ) Kabum (165 mil curtidas ). A equipe da Pain, por exemplo ,  possuí uma visibilidade maior no facebook que páginas oficiais de equipes da serie A do  futebol brasileiro como Goias (252 mil curtidas )  enquanto a Keyd possui mais visibilidade que páginas de equipes como Figueirense (217 mil curtidas ) Criciuma (162 mil curtidas ) Coritiba (228 mil curtidas) e Vitória (197 mil curtidas).

Reportagem da Globo sobre League Of Legends.

 

 E os jogadores individualmente?

Quando comparamos a exposição de estrelas do cenário brasileiro nas mídias eletrônicas com as páginas oficiais de atletas famosos os números impressionam ainda mais, como por exemplo o mid laner da Pain ,Kami, com 317.000 curtidas em sua página oficial do facebook, número maior que jogadores  de futebol famosos do brasil como Dalessandro (316.000), Hernán Barcos (220.000) e Marcelo Moreno (175.000).

O que isso significa?

xEMsdgf

 

A expansão das páginas oficiais das equipes de e-sport e de seus atletas demonstram o crescente aumento da visibilidade que é oferecida as equipes, que se destacaram inclusive em reportagens de grandes mídias no ano de 2014. Em 2015 existe a previsão de grande aumento do cenário competitivo e da visibilidade das equipes que poderão conseguir mais patrocínios e apoios conforme se firmam como empresas sérias  que oferecem uma plataforma de divulgação de qualidade e atingem um grande público!