Cinco ícones que seriam dos Jogos de Verão, evento realizado em 2016 durante as últimas semanas das Olimpíadas, foram encontrados pelo redditor RichardGryffon nos arquivos da última atualização do PTR.

Os ícones são esteticamente iguais aos que foram lançados no evento de Jogos de Verão de 2016. Na época, 17 países — Austrália, Brasil, China, Egito, França, Alemanha, Grécia, Japão, México, Nepal, Numbani (este sendo criação da Blizzard), Rússia, Coréia do Sul, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos — receberam ícones no jogo. Na edição de 2017, Nova Zelândia, Antártica, Espanha, Índia e Iraque são os países que tiveram ícones encontrados pelo dataminer.

Nos Jogos de Verão de 2016, 112 itens entre visuais, emotes, poses de vitória, falas, sprays, animações de destaque e ícones foram lançados. Além dos cosméticos, uma contenda temática foi adicionada ao jogo durante o evento: Lúciobol, realizado no Estádio das Rãs, no Rio de Janeiro.

O diretor de Overwatch, Jeff Kaplan respondeu ao feedback dos jogadores no fórum norte-americano ano passado que os Jogos de Verão são anuais no Overwatch e que se bem recebido no primeiro ano, retornaria no ano dois com talvez novos conteúdos.

“Nós queríamos testar algo novo com este evento. Como mencionamos no Developer Update, estamos aprendendo e experimentando com esse evento; e se ele for bem recebido (minha impressão até agora é de que está sendo bem recebido uma vez que você remove o debate sobre os itens não serem disponíveis por créditos), nós o repetiremos no próximo ano. Nossos Jogos de Verão estão em um cronograma anual — não em um cronograma de 4 anos. Nosso plano seria ter os itens disponíveis novamente quando o evento retornasse. Talvez também adicionaríamos novos conteúdos a ele? Nós ainda não temos certeza… estamos vendo o que funciona e o que não funciona”, disse Kaplan em um thread no ano passado.

Caso o evento retorne, deve acontecer entre 21 de junho e 23 e setembro — período de verão no hemisfério norte. A última edição dos Jogos de Verão aconteceu de 2 a 22 de agosto.