A Liga Universitária Rio Esport (LURE) anunciou na tarde do último sábado (9) na Red Bull House Rio um novo torneio de esporte eletrônico para o Rio de Janeiro voltado ao público universitário. O campeonato reunirá atléticas de diversas universidades do estado e contará com uma final presencial durante a DreamHack Rio.

Evento de lançamento do LURE aconteceu no último sábado (9). Foto: Mais Esports/Bruno Martins

As modalidades divulgadas pela organizadora são: League of Legends, Counter-Strike: Global Offensive, FIFA 19, Hearthstone e Clash Royale. Estes três últimos terão premiação em dinheiro, enquanto CS:GO e LoL terão uma premiação especial, segundo o diretor de comunicação e marketing da LURE, Rennan Costa.

A primeira fase do torneio será online e vai ser realizado através da plataforma Battlefy. Segundo a LURE, o formato da fase inicial não foi definida devido a não confirmação da quantidade de equipes participantes. A fase final dos torneios serão disputadas na DreamHack Rio que acontecerá entre os dias 19 e 21 de abril, no Parque Olímpico.

Sobre a possibilidade de uma liga feminina, a organização apontou que a divisão de gêneros não será feita. “A gente não pretende separar essa questão do sexo, masculino e feminino, porque nossos times já tem meninas inseridas em times mistos. Não é a nossa pretensão no momento.”, afirmou Marianna Mota, diretora de eventos da LURE.

Técnico da equipe de LoL da UFRJ disse que é muito diferente ter um torneio focado no cenário universitário. Foto: Mais Esports/Bruno Martins

Gabriel “LAGEGA” Lage, técnico de League of Legends da Minerva eSports UFRJ, falou sobre a oportunidade de competir em um grande evento com uma boa infraestrutura: “É completamente diferente, não tem nada parecido, ainda mais no cenário universitário. […] Ter uma coisa certa, um campeonato de verdade, feito pra gente e não improvisado é completamente diferente.”

As inscrições para o campeonato começarão a ser realizadas nesta segunda-feira (11).